Já ouviu falar em sensibilidade à ansiedade? Entenda melhor

Essa característica pode fazer muita gente evitar a prática de atividade física

Dr. Jairo Bouer Publicado em 07/11/2023, às 12h00

Crises de ansiedade podem provocar sintomas físicos como coração acelerado e sudorese - iStock

Você já ouviu falar em sensibilidade à ansiedade? É o medo que algumas pessoas têm das sensações corporais relacionadas à ansiedade, como coração acelerado, suor ou falta de ar.

Uma nova pesquisa mostra que pessoas com níveis elevados de sensibilidade à ansiedade tendem a se envolver menos em atividades físicas. Quanto mais intensa é a atividade, mais forte é essa ligação, segundo o artigo publicado no periódico Mental Health and Physical Activity.

Muitos estudos já comprovaram que a atividade física é fundamental para melhorar o nosso bem-estar, e até para evitar e aliviar sintomas de diversos transtornos de saúde mental, inclusive a ansiedade.

Mas pessoas com alta sensibilidade à ansiedade tendem a se envolver em comportamentos menos saudáveis, como o uso de substâncias (como álcool e drogas) para tentar aliviar os sintomas. E elas evitam atividades que podem elevar ao aumento dos batimentos cardíacos e do suor, o que inclui exercícios físicos.

É importante levar essa questão em conta ao se indicar a prática de atividade física a pessoas que sofrem desse tipo de ansiedade. É possível que elas se beneficiem com acompanhamento mais próximo durante os exercícios físicos e com aumento mais gradual da intensidade.

 

saúde mental atividade física ansiedade

Leia também

Tudo bem beber um pouco para chegar em alguém na balada?


Corrida pode funcionar como antidepressivo natural?


8 vantagens dos exercícios físicos para o seu cérebro


Falhei na primeira vez e agora temo falhar de novo; o que fazer?