Médico suspendeu antidepressivo e estou com ereções fracas

Seguidor questiona se o problema pode ter relação com a falta do medicamento

Redação Publicado em 15/03/2023, às 18h00

É importante que mudanças na resposta sexual sejam comunicadas ao médico - Arte/Site Doutor Jairo

O médico suspendeu meu tratamento com antidepressivos há 12 meses, depois de 19 anos tomando remédio. Tenho ereções fracas. Ainda pode ser efeito do medicamento ou a falta dele?

Muitos antidepressivos realmente têm uma interferência na resposta sexual de homens e mulheres. Muitos pacientes que utilizam esses medicamentos contam que sentem menor desejo, ou maior dificuldade de se engajar em uma atividade sexual, ou, muitas vezes, precisam de um tempo maior para conseguir uma ereção ou orgasmo e ejaculação.

É importante que o paciente comunique essas questões para o psiquiatra, para que ele possa fazer um ajuste da dose. Também é possível que o estresse tenha impacto na resposta sexual.

Assim, eu recomendaria que você voltasse ao psiquiatra, descrevesse as dificuldades que você tem enfrentado para que ele entenda se você está bem da depressão, ou se há alguma outra causa que pode estar contribuindo para as dificuldades de ereção.

Vale lembrar que homens mais velhos podem ter uma dificuldade um pouco maior, e, muitas vezes, o médico pode optar por um tratamento por tempo definido ou até por tempo mais prolongado de um medicamento facilitador de ereção. Esse é um recurso que existe hoje em dia. De qualquer forma, tudo isso precisa ser decidido numa boa conversa com seu médico.

 

saúde mental antidepressivo ereção

Leia também

Ereção falha no sexo: se tomar remédio vou ficar dependente?


Dá para tratar a depressão por conta própria?


11 benefícios inesperados que o tratamento de depressão pode trazer


Medicamentos podem causar redução de libido; confira em quais situações