Redação Publicado em 04/01/2022, às 16h30
“Doutor, meu filho de 15 anos está dormindo 16 horas por dia. Isso pode fazer mal?”
Realmente, é muito tempo dormindo. Em geral, os adolescentes dormem mais em comparação aos adultos – em média, de 9 a 10 horas por dia – mas, 16 horas são dois terços do dia dormindo.
Ao ter um sono tão longo, o jovem acaba não comendo direito, não realiza outras atividades e não se exercita, por exemplo, e tudo isso, a longo prazo, pode trazer aspectos negativos para a sua saúde.
Esse excesso de sono pode sinalizar um transtorno emocional, como a depressão, ansiedade ou, até mesmo, uma questão física. Além disso, com a pandemia, muitos adolescentes tiveram suas rotinas totalmente desorganizadas, passando mais tempo na cama – não necessariamente dormindo, muitas vezes conectados o tempo todo, o que também prejudica a qualidade do sono.
De qualquer forma, se o jovem não conseguir mudar esse hábito sozinho, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde para uma avaliação.
@jairobouer “16 HORAS POR DIA DORMINDO?” 😴 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Confira:
Provavelmente, você já ouviu dizer que a quantidade ideal de sono por noite é de oito horas, no entanto, será que isso se aplica a todo mundo?
Na verdade, não existe uma abordagem única para o sono. Uma pesquisa publicada recentemente no Sleep Health Journal sugere que, para jovens adultos saudáveis e adultos com sono normal, dormir de sete a nove horas por noite é uma quantidade adequada.
No entanto, isso também varia de acordo com as fases da vida. Entenda:
Veja também: