Praticar atividade física não anula os prejuízos de se consumir bebidas açucaradas. Um novo estudo mostra que apenas duas doses desse tipo de bebida por semana já são suficientes para aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
As bebidas açucaradas podem causar alterações nas comunidades bacterianas naturais do nosso intestino, a microbiota. Também pode levar ao aumento das placas de aterosclerose nas principais artérias do corpo, como as coronárias ou as artérias cerebrais.
Os refrigerantes e sucos industrializados têm alto teor de açúcar adicionado, o que pode causar cáries, estimular o crescimento bacteriano e aumentar o risco de diabetes tipo 2, o que pode contribuir, também, para aumento das doenças cardiovasculares.
A alta ingestão de açúcar ainda pode levar ao aumento dos triglicérides, um tipo de gordura que circula no sangue e promove o endurecimento das artérias com o tempo.
O consumo excessivo de açúcar nas bebidas também pode sobrecarregar o fígado, levando a uma saúde metabólica ruim e a um estado de inflamação crônica que coloca o seu coração e os vasos sanguíneos em risco.
Por tudo isso, é importante moderar o consumo!
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr