Redação Publicado em 03/07/2021, às 10h00
Com a chegada da pandemia, as pessoas passaram a ficar mais em casa e muitas se queixam de ganho de peso - algo diretamente relacionado à falta de atividades físicas regulares e dieta inadequada.
Também devido à ansiedade vivida durante o distanciamento social, muitas pessoas passaram a beber mais durante esse período - e vale lembrar que o álcool também tem muitas calorias...
As bebidas alcoólicas com açúcar, como energéticos e drinks, por exemplo, podem causar um ganho de peso maior. Porém, o álcool, mesmo sem nenhum tipo de adoçante, também engorda, afinal, possui sete calorias por grama.
Assim, uma dose de bebida destilada de 40 ml, por exemplo, pode ter até 100 calorias - o que é mais ou menos equivalente a uma barra de chocolate ou a um pão francês. Ou seja, quando alguém entra na dieta e corta doces, por exemplo, mas mantém o consumo de bebidas, está colocando calorias no organismo da mesma forma.
Continuar a beber em excesso e cortar todos os outros tipos de alimentos pode aumentar o risco de um transtorno chamado “drunkorexia”, um transtorno alimentar em que há uma preocupação exagerada com a imagem corporal e que leva a dietas absurdas sem deixar de consumir bebidas alcoólicas. É comum, nesses casos, que a pessoa beba para controlar a ansiedade e todas as questões com relação à aparência física.
Confira:
Se existe um planejamento para perder peso, é importante considerar também uma redução do consumo de bebidas alcoólicas, já que o álcool é uma substância calórica e são calorias vazias, isto é, sem nutrientes.
Outro ponto a ser enfatizado é que, muitas vezes, para não parar de beber, as pessoas seguem dietas extremamente restritivas e que podem trazer riscos de transtornos alimentares. Então, é fundamental prestar bastante atenção e pensar no consumo de álcool quando se quer perder peso.
Vale lembrar ainda que a perda de peso deve ser acompanhada por especialistas em nutrição para que seja planejada a melhor estratégia, capaz de levar a caminhos saudáveis - e não restritivos.