10 benefícios para a saúde das folhas de manjericão

A erva contém vitamina A, vitamina K, ferro, manganês, cálcio e óleos essenciais

Redação Publicado em 12/08/2022, às 13h00

Elas contêm vitamina A, vitamina K, ferro, manganês, cálcio, óleos essenciais e muitos antioxidantes - iStock

Desde uma barriga feliz até uma pele bonita, as folhas de manjericão fazem maravilhas para nossa mente e corpo. O manjericão (Ocimum basilicum) é uma erva sagrada e notável, carregada de inúmeros benefícios para a saúde. O termo 'manjericão' vem de basilikhon, uma palavra grega antiga que significa real. Com mais de 60 variedades, incluindo manjericão doce, manjericão sagrado, manjericão limão e manjericão encaracolado, entre outros, agora esta maravilhosa erva é cultivada em todo o mundo.

Muitas pessoas também o plantam em suas hortas para que possam buscar um punhado quando necessário. E a maioria das famílias indianas adora tulsi - como lá o manjericão é chamado - e tem um espaço dedicado a ele perto da entrada de suas casas. Além disso, ele é parte integrante de muitas cozinhas, como indiana, tailandesa e italiana. Desde a imunidade à saúde intestinal ao combate à depressão, esta erva perfumada pode fazer maravilhas.

Alguns dos melhores benefícios do manjericão: contém vitamina A, vitamina K, ferro, manganês, cálcio e óleos essenciais. Além disso, tem muitos antioxidantes, incluindo betacriptoxantina, zeaxantina, luteína e betacaroteno. No entanto, todos esses compostos milagrosos deixam a erva durante o processo de secagem. Portanto, pegue folhas frescas de manjericão sempre que possível para aproveitá-las ao máximo.

A seguir alguns benefícios das folhas de manjericão:

 

1-Reduzem o estresse oxidativo

O manjericão é uma potência de antioxidantes (eliminadores de radicais livres). Esses compostos, como o nome sugere, combatem os radicais livres encontrados em seu corpo. Estudos elaboraram os radicais livres como elementos notórios que causam danos significativos às células e aumentam o risco de muitas complicações de saúde, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e artrite. Além disso, o manjericão tem flavonoides, que estimulam o sistema imunológico, retardam os efeitos do envelhecimento e protegem sua estrutura celular contra danos.

2-Ajudam na prevenção do câncer

Embora o manjericão sagrado seja bem diferente do manjericão doce (o que usamos na maioria de nossas receitas), ele contém fitoquímicos. Estes são compostos bioativos de plantas que protegem você de vários tipos de câncer, como da pele, de pulmão, oral e de fígado. O manjericão também retarda a propagação e a geração de células cancerígenas. O Instituto Americano de Pesquisa do Câncer realizou vários estudos para fortalecer essas alegações.

3-Beneficiam a digestão

O manjericão contém eugenol. Este composto químico possui propriedades anti-inflamatórias que garantem que seu trato digestivo seja saudável. Ele beneficia seus sistemas digestivo e nervoso, garantindo uma digestão ideal e um equilíbrio adequado de pH em seu corpo. O manjericão também alivia a constipação agindo como um laxante formador de massa.

4-Favorecem a beleza da pele

O manjericão contém óleos essenciais poderosos e curativos que limpam a pele profundamente. E, se você tem pele oleosa, é um salvador. O canfeno, um constituinte do manjericão, ajuda a agir como um tônico e, assim, ajuda a remover o excesso de óleo, células mortas e sujeira que bloqueia os folículos. Ele ainda funciona em cravos e espinhas intratáveis.

Também elimina os radicais livres que danificam a pele fazendo com que pareça velha e cansada. Tudo o que você precisa é fazer uma pasta grossa com um punhado de folhas de manjericão, pó de sândalo e água de rosas. Aplique este pacote no rosto e pescoço, aguarde 15 a 20 minutos e lave com água fria. Se você tem um problema de acne, as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do manjericão e do óleo de manjericão também o ajudarão a prevenir o problema, conforme mostrado neste estudo.

5-Ajudam no controle do diabetes

Se você tem diabetes, adicione manjericão à sua dieta com certeza. Ele retarda o processo de liberação de açúcar no sangue, o que é útil no controle da doença. De acordo com muitos estudos em animais e humanos, o manjericão sagrado também pode ajudar a combater outras complicações de saúde associadas ao diabetes, incluindo hiperinsulinemia (alta quantidade de insulina no sangue), excesso de peso corporal etc.

Confira:

 

6-Combatem a inflamação no corpo

O manjericão tem potentes propriedades anti-inflamatórias e óleos essenciais. Foi empiricamente comprovado que óleos como citronelol, linalol e eugenol ajudam a curar uma série de condições de saúde, incluindo as inflamatórias intestinais, doenças cardíacas e artrite reumatoide. Além disso, consumir manjericão também pode ajudar a tratar dores de cabeça, febre, resfriado e tosse, gripe e dor de garganta.

7-Auxiliam a lidar com a depressão

O manjericão é considerado um adaptógeno, ou seja, possui substâncias que melhorar a resistência ao estresse. Pesquisas mostram que a erva ajuda a lidar com a ansiedade e a depressão, enquanto estimula os neurotransmissores que controlam a energia e os hormônios indutores de felicidade. Então, tome uma xícara de chá quente com manjericão sagrado e sálvia preparados com perfeição e veja a diferença.

8-Têm propriedades desintoxicantes

De acordo com estudos, o manjericão protege nosso corpo contra toxinas, aumentando os antioxidantes e a atividade das enzimas que eliminam e neutralizam os radicais livres. A eliminação de radicais livres também ajuda a reduzir o envelhecimento da pele e a manter a textura e a elasticidade da pele. O manjericão ainda é uma erva maravilhosa para o fígado, um dos órgãos mais vitais do corpo. Desintoxica e desempenha um papel crucial na prevenção do acúmulo de gordura nesse órgão. 

9-Previnem doenças do coração

Você já sabe que o manjericão contém eugenol. Vários estudos mostram que este composto químico ajuda a bloquear os canais de cálcio, diminuindo, assim, a pressão arterial. Além disso, os óleos essenciais do manjericão reduzem o nível de triglicerídeos e colesterol em seu corpo. Você também encontrará magnésio nesta erva que melhora a circulação sanguínea e permite que seus vasos sanguíneos e músculos relaxem, evitando cãibras musculares.

10-Defendem o corpo de infecções

Além de toda essa "bondade" que o manjericão possui, suas propriedades antibacterianas estão entre as mais notáveis. A erva ajuda a combater uma série de infecções, incluindo alergias de pele, infecções urinárias, respiratórias e abdominais. Esta pesquisa reforça essas afirmações.

Fonte: HealthifyMe

Veja também:

 

saúde nutrição alimentação ervas

Leia também

Quais são os benefícios das cinco ervas mais comuns e como usá-las


Couve: confira 7 benefícios desta hortaliça para a saúde


5 chás de ervas que trazem vários benefícios para a saúde


Ervas e especiarias podem reduzir a pressão arterial? Estudo responde