Você pode melhorar a si mesmo e sua vida concentrando-se em coisas que são boas para você, incluindo desafiar o diálogo interno negativo, praticar o respeito próprio, controlar o estresse e resolver conflitos em seus relacionamentos. Se deseja melhorar seu humor e o gerenciamento do tempo, desenvolver hábitos pessoais saudáveis ou focar no autocrescimento, o autoaperfeiçoamento é a chave para melhorar sua qualidade de vida.
Mesmo que pareça um desafio no momento, ou que você sinta que já tentou e não conseguiu, é possível se sentir melhor consigo mesmo e alcançar seus sonhos e objetivos. E você não precisa de uma revisão completa para melhorar sua qualidade de vida. Apenas alguns passos podem ajudar a aumentar o seu bem-estar e tornar os seus dias mais significativos.
Você é o(a) dono(a) da sua vida. John Duffy, psicólogo clínico e autor do livro “The Available Parent: Radical Optimism for Raising Teens ans Tweens” (Pais disponíveis: otimismo radical para criar adolescentes e pré-adolescentes - em tradução livre), declarou à Psych Central que para melhorar nossa vida é preciso considerar o que gostaríamos de realizar hoje e a vibração que desejamos transmitir.
Como qualquer escritor, você pode ter alguns enredos para escolher. Duffy sugere que tente identificar qual é a melhor história para você e vá em frente. “A melhor história pode ser acordar mais cedo em vez de dormir até tarde ou estender a mão para ajudar alguém em vez de ignorar passivamente a necessidade do outro”, acrescenta.
Como melhorar sua vida pode ser uma questão de identificar as coisas que atrapalham essa melhoria. Existem certos eventos ou pessoas em sua vida que você acha que se tornaram obstáculos ao seu desenvolvimento? Sentir-se preso pode parecer diferente para cada pessoa. Você pode sentir vontade, independentemente das circunstâncias da vida, ou pode ter relacionamentos ou tarefas específicas que exigem energia e foco.
Você pode querer começar a explorar o que “sentir-se preso” significa, se é que significa alguma coisa. Talvez se sinta vazio ou solitário, ou procrastinador. “Essa abordagem faz com que você seja reflexivo e ativo, [que são] duas etapas necessárias para a mudança”, diz Deborah Serani, psicóloga clínica à Psych Central. Ela também recomenda considerar estas três etapas:
-Parar: “Muitas vezes é um ponto cego que você não consegue ver, então reservar um tempo para refletir sobre as coisas ajuda você a ver com mais clareza”, diz Deborah. “É uma decisão que você tem medo de tomar? Certas pessoas estão te deixando para baixo? Você está em um ciclo de pensamento negativo?”
-Olhar em volta: Ela recomenda que você considere como esse ponto cego está afetando sua vida. “É só em casa? Ou apenas no trabalho [ou] na escola?” - ela acrescenta.
-Escute a si mesmo: o que seu coração e sua mente estão lhe dizendo sobre o que você precisa fazer? “Aprender a refletir sobre seus pensamentos e sentimentos íntimos o ajudará a confiar em colocá-los em ação”, diz a psicóloga.
-Considere explorar estas áreas da sua vida: conflito interpessoal e atrito; objetivos de carreira e oportunidades de emprego; regulação emocional e como isso afeta seu humor; saúde física e hábitos de vida que a impactam.
Você está excessivamente preocupado com os erros do passado ou com o que acontecerá amanhã? Concentrar-se no autocrescimento e na melhoria de vida pode exigir que você viva o momento presente. De acordo com a psicoterapeuta Alison Thayer, focar no agora pode ser um desafio, especialmente no mundo de hoje. “A tecnologia atual e a expectativa de estar sempre conectado ou disponível para trabalhar é um dos desafios mais importantes que as pessoas enfrentam quando tentam estar presentes aqui e agora”, diz ela. Então, como você pode se concentrar mais no presente? Considere estas dicas:
-Praticar mindfulness
-Aceitar as coisas que você não pode controlar
-Viver mais intencionalmente
-Alcançar a paz de espírito
-Abandonar apegos prejudiciais
-Perdoar a si mesmo
-Praticar exercícios de aterramento (técnica que envolve realizar atividades que reconectam à terra)
Entre as coisas que você pode fazer para melhorar sua vida agora, administrar o tempo com eficiência pode ser fundamental. O gerenciamento do tempo ajuda você a realizar mais, melhorar o foco, manter-se motivado e evitar a sensação de que está perdendo tempo. A própria sensação de produtividade pode melhorar seu humor e seu bem-estar mental. Você pode melhorar o gerenciamento do tempo:
-bloqueando um horário em sua agenda para tarefas obrigatórias e honrando esse tempo
-acumulando hábitos ou fazendo algumas coisas ao mesmo tempo, por exemplo, revisando sua agenda enquanto toma café da manhã.
-começando com as tarefas mais desafiadoras no início da manhã ou quando sentir que tem mais energia
-encontrando um sistema organizacional ou de rastreamento que funcione para você e dê uma ideia do que realizou ao longo do dia
-programando pausas periódicas durante o dia para redefinir mente e corpo
-recompensando-se quando completa uma tarefa
As melhores coisas para o autoaperfeiçoamento não são necessariamente as mais complexas e difíceis de obter. Muitas vezes, melhorar sua vida é cuidar dos detalhes. “Estabelecer metas é um passo fundamental para as realizações”, diz Alison. “No entanto, objetivos elevados podem nem sequer ser realistas", completa.
Se você estiver estabelecendo metas altíssimas desde o início, poderá acabar sentindo que não está melhorando em nada. “Prender-nos a metas que não podemos alcançar pode prejudicar nossa autoestima e inibir nosso interesse em tentar alcançar essas metas novamente”, diz Alison. “Ao definir sua mente para alcançar uma meta, pergunte-se: ‘Isso é realista e posso realmente atingir essa meta?’ Se a resposta for não, considere dividir a meta em etapas intermediárias ou modificá-la completamente.”
Todo mundo usa distorções cognitivas comuns para explicar situações cotidianas. Esses são filtros que você inadvertidamente coloca em seus pensamentos e que podem fazer com que veja o mundo de forma mais negativa do que ele realmente é. As distorções cognitivas são a base do pensamento negativo. Uma maneira de desafiar esses pensamentos é focar nas evidências e não no pensamento em si.
Por exemplo, se tende a pensar que ninguém gosta de você no trabalho, pode parar por um minuto e perguntar: “que evidências eu realmente tenho de que isso é um fato?” Então, tente começar a coletar informações. Você pode descobrir que seu pensamento não é preciso ou que não se aplica a todos os cenários. Frequentemente, seu humor pode ser resultado das coisas que você pensa. Se você mudar a maneira como pensa, poderá ver uma mudança na maneira como se sente. Quanto mais desafia o pensamento negativo, mais pode melhorar sua vida.
Alison também sugere adotar uma postura diferente e mais positiva sempre que você disser coisas negativas para si mesmo. “Quando as coisas não estão indo bem, pergunte-se ‘As coisas poderiam estar piores?’ ou ‘Há algo que eu possa tirar disso que será um benefício para mim?’. Na maioria das vezes, há um aspecto positivo nas coisas que acontecem, mesmo naquelas que parecem negativas”, lembra ela.
Se você está pensando em como melhorar sua vida agora, a higiene do sono deve estar no topo da sua lista de coisas a fazer. Dormir bem tem um efeito direto no seu humor, na sua capacidade de pensar e nos seus níveis de energia, que são essenciais para fazer as coisas que você deseja. É fácil roubar tempo do sono ficando acordado ‘só mais um pouco’, seja para terminar a roupa ou um programa de TV. O problema é que a recompensa é imediata, o que torna difícil resistir. Mas o preço será pago amanhã.
Negligenciar o horário de sono, mesmo que por uma noite, pode prejudicar sua capacidade de: resolver problemas, focar nas tarefas e coletar informações para tomar decisões. Também pode fazer você se sentir mais irritado e mal-humorado. Isso fica ainda pior quando várias noites curtas se acumulam.
Tente estabelecer uma rotina de hora de dormir para que você adormeça no mesmo horário todas as noites. Tente resistir ao impulso de navegar nas redes sociais antes de dormir e, em vez disso, participe de atividades relaxantes antes de ir para a cama. Depois de uma noite de sono adequado, poderá notar imediatamente uma melhora no humor e no processo de pensamento. Praticar técnicas de relaxamento também pode ajudá-lo a dormir melhor e a se sentir mentalmente alerta.
Mover o corpo pode melhorar a vida, mental e fisicamente, em questão de dias. O exercício regular é uma parte importante não apenas da saúde física, mas também da saúde mental. É também uma das primeiras coisas a piorar quando estamos ocupados. Tente incorporar exercícios ou movimentos em sua rotina diária, pois não importa o quão ocupado esteja, você sempre encontrará tempo e espaço para fazê-lo. A mudança pode ser:
-dançando pela casa
-dando algumas voltas na piscina
-indo para a academia
-usando as escadas em vez do elevador
-andando pelo bairro ou região preferida
-fazendo yoga
-seguindo um vídeo de treino do YouTube
-andando pelo escritório ou casa por cinco minutos a cada hora
Tente fazer pelo menos 30 a 60 minutos de atividade física todos os dias. Você pode descobrir que se sente mais energia, lucidez e otimismo depois de se exercitar.
Pesquisa mostra que praticar a gratidão melhora a maneira como você se sente em relação à vida e à qualidade geral de sua vida. Você pode se tornar mais grato a cada dia:
-listando mental ou fisicamente todas as coisas que são positivas e saudáveis em sua vida
-reconhecendo as habilidades e qualidades que você desenvolveu em si mesmo
-expressando verbalmente o agradecimento a pessoas importantes em sua vida
-terminando o dia pensando nas coisas positivas que você experimentou hoje
-começando o dia concentrando-se nas oportunidades futuras
Perceba o impacto que os eventos e as pessoas têm em sua vida, pensando sobre como a vida poderia ser agora se você não os tivesse.
Uma das melhores coisas para o autoaperfeiçoamento é definir uma intenção para sua vida, seu dia, sua hora e tudo o que você faz. Uma maneira de definir uma intenção é praticar a visualização e ver-se realizando as coisas que deseja. A visualização positiva aumenta a probabilidade de sucesso. Em grande parte, criamos nossas próprias realidades por meio de nossos pensamentos e intenções, então esclareça-as escrevendo suas metas e objetivos.
Alison sugere reservar um tempo para definir intenções para cada dia. “Faça disso um ritual e parte de sua rotina diária, como no banho, ao dirigir para o trabalho ou ao tomar seu café da manhã”.
Às vezes, é possível que, apesar de suas melhores intenções e esforços, você ainda sinta que não melhorou da maneira que deseja ou precisa. Isso é natural e comum. Considere entrar em contato com um profissional de saúde mental para explorar os possíveis motivos pelos quais você se sente assim e como lidar com isso. Ele pode ajudá-lo a desenvolver um plano de autoaperfeiçoamento que atenda às suas necessidades específicas.
Fonte: Psych Central
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua