Esse tipo de relação que nasce logo após a pessoa ter terminado com outra
Redação Publicado em 10/02/2024, às 10h00
Relacionamento rebote é aquele iniciado antes de a pessoa se curar emocionalmente de um rompimento recente. Alguns indivíduos podem usar os rebotes para reprimir suas emoções, se vingar do ex ou evitar se sentirem sozinhos. Os sinais podem ser difíceis de reconhecer, mas as pessoas emocionalmente indisponíveis muitas vezes se concentram em seus parceiros anteriores e temem compromisso.
Este tipo de relação normalmente se desenvolve quando uma pessoa permanece hiperfocada em seu parceiro anterior, impedindo-se de estar totalmente presente ou de investir em sua nova parceria. Alguém pode nutrir sentimentos antigos por um ex, sejam eles positivos ou negativos. Entrar em outro relacionamento antes de se curar emocionalmente do anterior pode fazer com que o novo parceiro se sinta sozinho, invalidado e subestimado.
Uma pessoa que termina um relacionamento não está necessariamente pronta para começar a namorar novamente. Talvez eles tenham terminado ou ainda amem o ex, mas de qualquer forma, procure medo de compromisso, sentimentos de ressentimento e menções frequentes a um ex se você suspeitar que você está sendo o rebote de alguém após um rompimento.
O tempo necessário para a recuperação de um rompimento depende de muitos fatores, como investimento emocional e conexão. As pessoas que lutam contra um rompimento recente muitas vezes procuram maneiras de preencher o vazio de um ex-parceiro. Portanto, você pode ser o rebote caso seu parceiro tenha encerrado um relacionamento nos últimos meses.
Seu parceiro pode estar se recuperando se o relacionamento estiver progredindo mais rápido do que o normal. As pessoas em relacionamentos rebote muitas vezes querem convencer a si mesmas (e aos outros) de que a nova relação é genuína. Eles podem pressioná-lo a fazer sexo, definir o relacionamento ou até mesmo ir morar com a outra pessoamais cedo do que o esperado.
Outro sinal de alerta de um relacionamento rebote são as comparações constantes com um ex. Um parceiro em recuperação vê suas ações, aparência e personalidade através de lentes específicas, esperando que você se comporte e tenha a mesma aparência do ex.
Embora os problemas de compromisso nem sempre indiquem um relacionamento rebote, eles podem mostrar que a pessoa não está pronta para seguir em frente com você. E você pode ter dificuldades com isso, especialmente se estiver disposto a se comprometer com essa pessoa.
Você pode estar em um relacionamento rebote se seu parceiro estiver interessado apenas em sexo. Preste atenção se vocês só se reúnem para sexo ou evitam fazer atividades juntos fora do quarto.
Seu parceiro pode ver você como uma forma de se vingar do ex se vocês “coincidentemente” encontrá-lo com frequência. Seu parceiro pode monitorar as redes sociais do ex para manter o controle sobre sua localização, para que possa topar com ele “acidentalmente”. Nesse caso, você é a isca usada para criar ciúme.
Um grande sinal de alerta é quando seu novo parceiro não se interessa por informações importantes, como seu aniversário, curso de faculdade ou nome do cachorro. Ele pode não estar interessado em conhecer quem você é de verdade, vendo você apenas como um substituto do ex.
Muitas pessoas em relacionamentos rebotes querem que seus ex-namorados vejam o quão “felizes” eles estão com seus novos parceiros. Por exemplo, eles podem postar excessivamente vídeos e fotos de seu relacionamento com você. Esse comportamento ocorre por ciúme e despeito, e não por amor genuíno.
Um grande sinal de que alguém não superou o relacionamento anterior é ter amargura ou raiva não resolvida em relação a um ex. Falar mal ou amargamente sobre um ex costuma ser um sinal do relacionamento rebote. Eles não estão prontos – ou capazes – de seguir em frente com você.
Nosso instinto geralmente nos diz quando algo não está certo. Você não consegue definir o que é, mas o relacionamento simplesmente não está funcionando. Talvez você sinta que a pessoa está sendo desonesta ou mentirosa sobre a relação anterior. Confie em seu instinto.
Estar em um relacionamento rebote pode ser desanimador, e saber que a pessoa de quem você gosta está te usando pode ser devastador. No entanto, seu parceiro pode estar se recuperando de forma involuntaária e seu relacionamento não está necessariamente condenado. Existem muitos motivos diferentes pelos quais as pessoas procuram relacionamentos rebote. Às vezes, querem melhorar a autoestima ou superar alguém que amam.
-Superar um ex: entrar em um novo relacionamento pode ajudar as pessoas a encontrar uma solução em relação a um ex-parceiro.
-Formar uma conexão emocional: alguém pode procurar um novo relacionamento para a conexão emocional que deseja. Quando feito de maneira próxima, isso pode ser realmente saudável e até curativo.
-Deixar seu ex com ciúmes: pessoas que iniciam novos relacionamentos e exibem o novo parceiro muitas vezes o fazem para deixar seu ex com ciúmes.
-Para preencher um vazio: muitas pessoas com apego ansioso ou baixa autoestima têm dificuldade em ficar sozinhas. Podem encontrar imediatamente um novo parceiro para evitar esta sensação desconfortável.
-Para provar a si mesmos que o rompimento recente não foi culpa deles: uma pessoa pode buscar um relacionamento rebote se se preocupar com o que quem está de fora pode achar. Talvez eles fiquem envergonhados ou preocupados por parecerem mal para amigos e familiares em comum após o rompimento.
A pesquisa sobre a duração desses relacionamentos é mista. A maioria dos médicos de saúde mental alerta contra rebotes devido ao aumento dos riscos de dinâmicas prejudiciais e à possibilidade de um rompimento rápido. No entanto, algumas pesquisas demonstraram que nem todos os relacionamentos rebotes terão vida curta. As motivações da pessoa podem afetar significativamente a duração do seu próximo relacionamento.
Uma pessoa que ainda está presa ao ex muitas vezes não consegue ser um parceiro de sucesso a longo prazo. No entanto, se for franca sobre seus sentimentos e honesta sobre o desejo de seguir em frente, um relacionamento rebote poderá ser saudável e duradouro.
Alguns são automaticamente prejudiciais. Por exemplo, usar um novo parceiro para deixar um ex com ciúmes mostra imaturidade e desonestidade. No entanto, as pessoas podem ter relacionamentos íntimos saudáveis sem definir papéis. Aqueles que desejam se divertir sem se comprometer podem iniciar relacionamentos “sem compromisso” com pessoas que ainda estão se recuperando de rompimentos recentes e vice-versa.
Se você está em um relacionamento rebote, respire fundo. Você pode se culpar pela situação, mas provavelmente não poderia ter evitado ou mudado o relacionamento. Você não pode forçar alguém a estar pronto para um compromisso e não merece um parceiro que não o ame.
-Confie em si mesmo: você conhece o verdadeiro amor e carinho quando o sente. Não deixe um parceiro em recuperação convencê-lo do contrário.
-Concentre-se no que você pode ou não mudar: lembre-se de que ser um rebote não é culpa sua. Você não pode mudar a pessoa, então concentre-se em seguir em frente e encontrar um parceiro que valorize você (se estiver pronto).
-Pratique o autocuidado: concentre-se em suas necessidades. O que o ajudará a se recuperar dessa situação? Recorra a atividades que lhe tragam alegria e prazer.
-Termine o relacionamento: considere terminar com seu parceiro se ele não estiver atendendo às suas necessidades. Uma situação pode ser aceitável, mas somente se você estiver confortável com os limites do relacionamento.
-Procure sua rede de apoio: busque o apoio de amigos e entes queridos. Eles podem fornecer a orientação necessária em tempos difíceis.
-Não desista: não deixe que essa experiência ruim o afaste do namoro. Muitas pessoas boas estão esperando por aí – apenas tome cuidado com os rebotes!
Muitas pessoas experimentarão relacionamentos rebote ao longo da vida e algumas podem precisar de apoio para lidar com as repercussões. A terapia pode ajudar se você estiver lutando para lidar com isso. Encontre um terapeuta que possa ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e a se curar.
Para profissionais de saúde mental, um relacionamento com um parceiro que não retribui o amor é desafiador e pode afetar seriamente a autoestima e a confiança. Para muitos que passaram por traumas de infância, especialmente aqueles que lutaram pela atenção ou pelo amor dos cuidadores, esta experiência pode ser devastadora. Encontrar um parceiro incapaz de retribuir amor pode reavivar os sentimentos de abandono da infância. Trabalhar a autoestima e aprender sobre padrões de relacionamento saudáveis pode ajudar a capacitar as pessoas durante esse período.
Fonte: Kaytee Gillis - psicoterapeuta, escritora e consultora / Choosing Therapy
Sentindo-se sozinho e triste? Psiquiatra dá 10 dicas para mudar isso
Você sabe o que é TOC de relacionamento?
Como homens lidam com o fim do relacionamento? Pesquisa dá pistas
Como sair de um relacionamento com dependência emocional?