12 alimentos com alto teor de antioxidantes para investir

Antioxidantes inibem um processo chamado oxidação, que gera radicais livres que levam a danos celulares

Redação Publicado em 11/07/2024, às 18h00

Ao contrário de alguns outros vegetais, as alcachofras fornecem mais antioxidantes depois de cozidas - iStock

Antioxidantes são compostos que reduzem ou inibem o dano celular por meio da capacidade de neutralizar moléculas chamadas radicais livres, moléculas que possuem um ou mais elétrons desemparelhados em sua órbita externa, tornando-os instáveis e altamente reativos. O corpo os cria por meio de processos metabólicos endógenos normais, incluindo a produção de energia.

O corpo também os produz em resposta a fatores ambientais e de estilo de vida, como exposição ao sol, tabagismo, consumo de álcool, entre outros. Os antioxidantes inibem um processo chamado oxidação, que gera radicais livres que levam a danos celulares. Os antioxidantes interagem com segurança com os radicais livres, neutralizando-os antes que possam causar danos às proteínas, lipídios e DNA.

Muitos desses nutrientes ocorrem naturalmente nos alimentos. Frutas, legumes, especiarias e nozes contêm milhares de compostos diferentes com essa função. Por exemplo: uvas, maçãs, peras, cerejas e frutas vermelhas contêm um grupo de substâncias químicas vegetais chamadas 'antioxidantes de polifenóis'. Existem mais de 8.000 deles na natureza. Frutas e vegetais de cores vivas também contêm altas concentrações de carotenoides, outra classe de antioxidantes.

Confira a seguir12 alimentos com alto teor de antioxidantes

 

1-Alcachofras

O Departamento de Agricultura dos EUA classifica as alcachofras em 7º lugar em sua lista de alimentos ricos em antioxidantes. Ao contrário de alguns outros vegetais, as alcachofras fornecem mais antioxidantes depois de cozidas. Experimente cozinhá-los inteiros no vapor ou assá-los no forno.

2-Alho

Quando se trata de poder antioxidante, o alho cru é excelente. A alicina, o carro-chefe antioxidante do alho, precisa de alguns minutos para começar a fazer efeito depois de esmagar ou picar o tempero. Deixe o alho picado descansar antes de adicioná-lo a um prato. Se você planeja cozinhá-lo, mantenha a temperatura abaixo de 60ºC ou espere até estar quase pronto para colocá-lo na panela. Não exagere! Muito alho pode azedar o estômago, o hálito e o odor corporal.

3-Batata-doce

A tonalidade laranja da batata doce torna-a uma grande fonte de betacaroteno, um antioxidante que ajuda a prevenir doenças. Mantenha suas porções razoáveis, pois batatas repletas com carboidratos podem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Asse ou leve ao micro-ondas com a casca para desbloquear seu poder de combater os radicais livres.

4-Café

Aquela xícara de café matinal faz mais do que apenas acordar. Os antioxidantes internos podem ajudar a evitar danos às células. Não carregue no creme ou açúcar, que adicionam calorias. Para evitar a sobrecarga de cafeína, limite-se a três a quatro xícaras de 240 ml por dia.

5-Chocolate amargo

Amantes de chocolate, alegrem-se. Seu doce favorito fornece antioxidantes. O segredo é comer chocolate com alto teor de cacau. Escolha tipos escuros em vez de leite ou chocolate branco. Aproveite com moderação, no entanto. O doce de chocolate é rico em gordura e açúcar. Para uma solução sem açúcar, polvilhe cacau em pó sem açúcar em sua aveia ou smoothie.

6-Couve

Esta folha verde fornece betacaroteno, vitamina E e vitamina C, todos antioxidantes. Misture couve em saladas ou em smoothies para obter sua dose diária. Você também pode servir em sopas e ensopados ou assá-lo em “batatas fritas” crocantes. Mas saiba que o calor diminui ligeiramente o seu poder antioxidante.

7-Fígado

O fígado de vaca, frango e outros animais é rico em vitamina A, um poderoso antioxidante que ajuda na saúde óssea e na visão e aumenta as defesas do corpo contra doenças. Se achar o sabor muito forte, mergulhe-o em leite antes de cozinhar ou misture pequenos pedaços na carne moída para fazer chili ou tacos. Mas vá com calma se estiver grávida ou monitorando seu colesterol. Muita vitamina A não é boa para bebês em crescimento. E o fígado é rico em colesterol.

8-Frutas vermelhas e roxas

Diga o nome de uma baga e provavelmente é uma boa fonte de antioxidantes. Mirtilos, cranberries, morangos, amoras, framboesas e até goji berries estão no topo da lista de frutas ricas em antioxidantes. As frutas vermelhas têm poucas calorias e são ricas em fibras. Uma xícara de frutas frescas ou congeladas por dia vai te fazer bem.

9-Nozes

Em comparação com a maioria das outras castanhas comuns, as nozes têm mais polifenóis, um tipo de antioxidante. Você só precisa comer cerca de sete para obter os benefícios à saúde. Cru é melhor. A torrefação pode impedir que os antioxidantes funcionem bem.

10-Pimentão vermelho

Os pimentões são boas fontes de antioxidantes, mas os pimentões vermelhos levam o prêmio. Eles estão cheios de carotenóides que podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer. Eles são doces o suficiente para serem consumidos crus, e é assim que fornecem melhor seus antioxidantes.

11-Tomates

Os tomates estão repletos de licopeno, que é um tipo de grupo de antioxidantes chamados carotenóides. Você obterá uma boa quantidade comendo tomates crus. Mas pode aumentar sua ingestão cozinhando-os em molho ou consumindo-os com um pouco de azeite.

12-Vinho

Uma substância do vinho tinto chamada resveratrol pode ajudar a proteger o coração, evitando danos aos vasos sanguíneos. Você pode obter o mesmo benefício sem álcool comendo uvas vermelhas. Mas se um copo de merlot todas as noites faz parte da sua rotina, é bom saber que pode lhe dar um impulso antioxidante. Mas atenção: limite-se a uma taça, se você for mulher, ou duas, se for homem.

Fonte: WebMD

dieta saúde alimentação antioxidantes

Leia também

10 benefícios comprovados dos mirtilos para a saúde


7 benefícios comprovados do chocolate amargo


Antioxidantes: o que são e qual o melhor modo de consumi-los


Alimentos roxos: conheça os benefícios que eles trazem à saúde