Exagerar na comida traz sentimento de culpa, sensação de estufamento e até mesmo ganho de peso
Redação Publicado em 28/07/2022, às 12h00
Saiu para comemorar o aniversário de um amigo e comeu pizza demais? Foi ao churrasco do sogro e não economizou na carne, pão e cerveja? No domingo, sua mãe caprichou na macarronada e nas polpetas, e de sobremesa aquele bolo de chocolate com calda. Você não ia desapontá-la comendo pouco, não é mesmo? Depois, vem o sentimento de culpa, a sensação de estufamento e até mesmo um mal-estar.
Veja a seguir 12 dicas para não se sentir mal depois e não repetir mais esse erro.
Não se martirize. Uma refeição exagerada não arruinará sua saúde. Além disso, muita culpa sobre os hábitos alimentares pode levá-lo a negar a si mesmo. Isso pode fazer você se sentir privado do que gosta e, em seguida, fazer com que coma novamente em um ciclo insalubre. Em vez disso, decida o que fará diferente no futuro, especialmente nos dias seguintes.
Um passeio rápido ajudará a estimular sua digestão e equilibrar seus níveis de açúcar no sangue. Ou faça um passeio de bicicleta em vez disso. Mas não exagere. Um treino real pode enviar o sangue para as pernas em vez de para o estômago, o que pode retardar a digestão.
Beba água, mas sem exageros. Basta tomar um copo após uma grande refeição. Isto pode ajudar seu corpo a se livrar do excesso de sal que você provavelmente ganhou de sua refeição. Água também pode evitar que você fique constipado. Continue a beber água durante o resto do dia para se manter hidratado.
Isso significa que não há cochilos (a menos que possa fazer isso em pé). Primeiro, você perde a chance de queimar algumas dessas calorias que acabou de ganhar, digamos, lavando a louça ou caminhando. Além disso, quando se deita com o estômago cheio, a comida pode voltar para cima. Isso pode retardar a digestão e piorar o refluxo ácido. O sofá terá que esperar até que sua comida tenha tempo de se acomodar.
Se você já exagerou, bebidas carbonatadas podem não ser uma boa ideia. Quando você as bebe, engole gás que pode encher seu sistema digestivo. Isso fará com que se sinta ainda mais inchado. Você arrota um pouco, e o resto se move pelo seu sistema digestivo até que seja eliminado pelo reto.
Se ainda tiver comida depois de uma grande refeição, isso pode fazer você pensar que comeu uma quantidade saudável, mesmo que tenha comido demais. Algumas pesquisas sugerem que essa situação pode fazer você comer mais e se exercitar menos depois. Se guardar as sobras, pode ser útil dividi-las em porções individuais para não exagerar na próxima vez. Não mantenha bombas de calorias, como a torta de nozes da vovó na cozinha, se você sabe que não pode resistir.
Depois de algum tempo, tente suar de verdade: correr, levantar pesos, jogar basquete ou futebol. É melhor esperar pelo menos três a quatro horas após uma grande refeição. Exercícios vão queimar algumas dessas calorias extras. Também pode ajudar a impulsionar seu metabolismo e prevenir a constipação. E o exercício regular parece ajudar a controlar o humor e a fome, então é menos provável que você coma demais no futuro.
Você não pode “descomer” aquela terceira fatia de cheesecake de chocolate da festa de aniversário do seu irmão. Mas você pode se programar para não exagerar amanhã e depois. Escolha receitas de baixa caloria e planeje suas refeições para a semana. Reserve um tempo para o maior número possível de refeições com antecedência. Aplicativos de celular e computador podem ajudá-lo a planejar tudo até a última caloria.
Tente encarar a alimentação como uma espécie de meditação. Preste atenção ao sabor, sensação e cor dela. Pense na refeição: onde o alimento foi cultivado ou criado? Como o cozinheiro fez isso? Tente dar pequenas mordidas e mastigar bem. Pare de vez em quando e pergunte a si mesmo se já se sente satisfeito. Isso pode ajudá-lo a comer menos e se sentir mais satisfeito.
Pode levar cerca de 20 minutos para o seu estômago dizer ao seu cérebro que está cheio. Se você já comeu demais nos primeiros dez minutos, você não deu ao seu cérebro a chance de entender. Meia hora depois, você certamente se sentirá desconfortável com muita comida. Desacelere e descobrirá que não apenas come menos calorias, mas também se sente mais satisfeito.
Você pode comer mais alimentos com menos calorias se trocar itens como carne gordurosa, pão branco e batatas fritas por escolhas mais saudáveis. Pense em vegetais, como brócolis, abóbora amarela, aspargos e saladas verdes. Grãos integrais são melhores do que arroz branco ou macarrão porque têm mais proteínas e fibras. Isso ajudará a mantê-lo satisfeito por mais tempo, para que coma menos.
Se você costuma comer até ficar muito cheio ou até mesmo doente, pode ter o que é chamado de transtorno da compulsão alimentar periódica. Você pode esconder isso dos outros, se sentir envergonhado ou enojado depois de comer demais. Parece que você não pode parar mesmo se quiser. Com o tempo, isso pode causar sérios danos ao seu corpo e à sua saúde mental. Um tratamento pode ajudar, então converse com um médico se estiver preocupado.
Via: WebMD
Veja também:
Atividade física e alimentação saudável: qual é a mais importante?
Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta
Descubra por que você não consegue perder a barriguinha
Por que comemos mesmo quando não temos fome?