Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

12 dicas simples para ser mais feliz

Lembre-se: relacionamentos significativos não acontecem apenas com outros humanos - iStock
Lembre-se: relacionamentos significativos não acontecem apenas com outros humanos - iStock

Cercar-se de pessoas queridas, estabelecer metas significativas e estar na natureza pode ajudá-lo a se sentir mais feliz. Mas tudo começa com a definição de felicidade para si mesmo. “Como posso ser mais feliz?”: esta é uma das questões mais importantes sobre a humanidade que filósofos e psicólogos de todo o mundo têm ponderado desde o início dos tempos.

Graças a algumas novas pesquisas, podemos entender melhor o que torna as pessoas mais felizes. Você pode adotar essas práticas para que também possa viver o mais feliz possível. A seguir, algumas ações fáceis para começar.

Ajuste seu ambiente

Muitas vezes, os ambientes em que nos encontramos podem nos deixar estressados ou infelizes. Ao fazer ajustes pequenos, mas significativos, em seu ambiente, você pode aumentar sua felicidade.

1-Passe um tempo na natureza: uma pesquisa constatou que passar um tempo na natureza é positivo para o bem-estar geral. Uma revisão recente concluiu que as pessoas que passaram mais tempo na natureza relataram melhores resultados de saúde mental; eles também eram mais propensos a experimentar outros benefícios para a saúde, como melhor sono, melhor funcionamento cognitivo, redução dos níveis de cortisol e muito mais. Se você não consegue estar na natureza regularmente, encontre maneiras de trazer a natureza para você. Encha seu quarto com vasos de plantas ou coloque sua mesa ao lado de uma janela.

2-Elimine as tralhas: passar tempo em ambientes desordenados pode aumentar o estresse e diminuir a saúde mental. De acordo com um estudo de 2023, a desordem pode afetar negativamente sua qualidade de vida e reduzir os processos cognitivos, como a tomada de decisões. Para se sentir mais feliz, tente organizar sua casa e seu espaço de trabalho. Concentre-se em uma coisa de cada vez e guarde as coisas em um depósito ou doe-as de vez. Se você não tiver tempo, até mesmo remover a desordem do seu campo de visão diário pode ser útil.

Crie um espaço reconfortante

Terapeutas de saúde mental geralmente projetam seus consultórios para serem confortáveis para os clientes. Eles podem pensar em detalhes como iluminação, assentos, cores, temperatura e muito mais. Eles entendem que alguns ambientes podem parecer estimulantes para alguns clientes, enquanto seguros para outros – e ajustam o ambiente de acordo. Da mesma forma, você pode criar um espaço físico para si mesmo que seja confortável e seguro.

3-Você pode se perguntar: quais cores me fazem sentir feliz? Quais são alguns itens que melhoram meu humor? Que sons são calmantes para mim? Por exemplo, algumas pessoas podem gostar de música alta e alegre, enquanto outras podem se sentir mais felizes com uma máquina de ruído branco. Tome seu tempo observando o que o ajuda a se sentir mais confortável e relaxado. O ambiente que você projeta para si mesmo parecerá diferente dos outros, e tudo bem.

Cuide da sua saúde mental

Felicidade e saúde mental estão ligadas de maneiras intrínsecas. Certificar-se de que sua saúde mental está em sua melhor forma é uma das melhores maneiras de se sentir mais feliz diariamente.

4-Exercícios: pode parecer contraintuitivo, mas mover o corpo todos os dias é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental. Em um estudo controlado randomizado de 2018, o exercício aeróbico diário foi tão eficaz quanto a terapia cognitivo-comportamental baseada na Internet no tratamento da depressão. Uma revisão de 2017 descobriu que apenas uma sessão de exercício pode melhorar o humor, tornando o exercício talvez uma das maneiras mais rápidas de se tornar uma pessoa mais feliz.

5-Procure um terapeuta: assim como você procuraria um preparador físico ou um médico para cuidar de sua saúde física, você pode falar com um terapeuta para cuidar de sua saúde mental. O estigma contra procurar um profissional de saúde mental está vivo e passa bem, mas você não precisa deixar que esse estigma o impeça de cuidar de si mesmo de todas as maneiras possíveis. Não há vergonha em falar com um terapeuta e você não precisa esperar que uma crise de saúde mental aconteça para ver uma. Trabalhar com um terapeuta é uma ótima maneira de descobrir o que o deixaria mais feliz e tomar medidas para chegar lá.

6-Observe seus sintomas: também é importante estar ciente de quando você precisa de suporte extra para sua saúde mental. Considere praticar a autorreflexão e observe seus sintomas com atenção. Tente fazer um check-in de saúde mental consigo mesmo regularmente. Quais são os sinais de que sua saúde mental precisa de um impulso? Por exemplo, talvez você perceba que está ficando mais irritado ou com dificuldade para dormir. Acompanhe seus sintomas de saúde mental e busque apoio quando necessário.

Adote relacionamentos saudáveis

Uma pesquisa descobriu repetidas vezes que um forte apoio social é uma das coisas que define algumas das pessoas mais felizes do mundo.

7-Trabalhe suas habilidades de comunicação: um dos aspectos mais importantes da construção de relacionamentos saudáveis é trabalhar em habilidades de comunicação saudáveis. Tente aprender sobre escuta ativa e assertividade, que são estilos de comunicação que podem ajudá-lo a entender e ter empatia pela outra pessoa, além de se expressar de maneira honesta.

8-Esteja presente para pessoas queridas: relacionamentos não florescem por conta própria; você precisa investir tempo neles, sejam eles românticos ou não. Considere agendar um tempo para ficar sozinho com as pessoas com as quais você se sente conectado. Encontre-as regularmente e crie oportunidades para compartilhar experiências especiais.

9-Apadrinhe ou adote um animal de estimação: relacionamentos significativos não acontecem apenas com outros humanos – para muitos de nós, os relacionamentos mais significativos são com nossos animais de estimação. Se for possível para você, considere adotar ou apadrinhar um animal de estimação para liberar toda a felicidade que os animais podem trazer para sua vida.

Siga seu coração

Por fim, as pessoas felizes seguem seus corações sem medo de serem julgadas pelos outros. Eles trilham seu próprio caminho e vivem fiéis a si mesmos.

10-Defina metas significativas: tente definir metas que estejam alinhadas com seus valores de vida. Dê uma olhada em como você está levando sua vida. Como passa a maior parte do seu tempo? Quais são seus objetivos para sua vida? Compare essas respostas com seus valores. Em seguida, tente se concentrar no que é mais importante para você. Como você pode definir intenções para sua vida que estejam alinhadas com esses valores? Por exemplo, se valoriza a liberdade e a aventura acima de tudo, pode não fazer sentido estabelecer uma meta para subir na hierarquia corporativa.

11-Redefina o sucesso: da mesma forma, pode redefinir o que o sucesso significa para você. Sua versão de sucesso não precisa ser igual à de qualquer outra pessoa. O sucesso é atingir seus objetivos e ter uma vida alinhada com seus próprios valores – independentemente de os outros o considerarem bem-sucedido ou não.

12-Seja criativo: considere seguir seu coração para buscar a criatividade; pesquisas mostram que isso é bom para você. Estudo de 2021 descobriu que as pessoas que se descrevem como criativas também têm maior probabilidade de relatar maior bem-estar subjetivo. Simplificando, ser criativo deixa você mais feliz. Encontre maneiras de trazer a criatividade para o seu dia a dia. Por exemplo, você pode criar algo, cantar junto com a música que está ouvindo ou iniciar um clube de artes e ofícios com seus amigos.

Fonte: Psych Central

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua