Altos índices de gordura, açúcar e sal presentes nesses alimentos podem provocar compulsão
Redação Publicado em 16/02/2022, às 13h00
Fast food é conveniente e barato, mas você paga um alto preço em longo prazo. Estar com pressa e optar por este tipo de comida uma vez ou outra, não traz maiores problemas. O que é perigoso é que esses alimentos ultraprocessados se tornem uma rotina, o que pode não ser algo raro, já que os altos índices de gordura, açúcar e sal presentes na composição desses alimentos podem provocar até uma espécie de dependência.
A seguir, você descobre quais os maiores males que este tipo de alimentação podem causar ao seu corpo.
Quantas vezes por semana você consome fast food?
- Nem 1 vez por semana
- 1 ou 2 vezes por semana
- 3 a 6 vezes por semana
- Todo dia
Esses hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e shakes geralmente têm mais gordura, calorias e carboidratos altamente processados do que seu corpo precisa em uma refeição. Isso pode levar rapidamente ao ganho de peso e à obesidade se você comer com frequência.
O sódio melhora o sabor do fast food e evita que ele estrague. Mas apenas um cheeseburger com bacon pode conter seu valor diário recomendado desse ingrediente. Essa é a quantidade de nutrientes que os especialistas sugerem ser atingida todos os dias. O excesso de sódio aumenta a pressão arterial e danifica os vasos sanguíneos. Também aumenta o risco de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e derrame.
Biscoitos, pães e alimentos à milanesa são ricos em carboidratos processados que seu corpo decompõe em açúcar. À medida que os níveis de açúcar no sangue aumentam, seu corpo bombeia insulina para nivelar as coisas. Com o tempo, esses constantes picos podem desgastar seu pâncreas (o órgão que produz insulina). Isso mantém os níveis no sangue altos, desencadeando diabetes tipo 2.
Fast food pode ter um gosto bom, mas você pode não se sentir bem quando atinge seu sistema gastrointestinal. Alimentos com alto teor de sódio (como batata frita, por exemplo) podem desencadear temporariamente o inchaço. Junte isso às baixas quantidades de fibra dietética, e seu trato digestivo fica desprotegido. Isso pode levar à constipação, que o coloca em risco maior de sofrer com hemorroidas, hérnias e diverticulite.
O que você come e bebe pode afetar como você se sente mental e fisicamente. O fast food carece de vitaminas, minerais e outros nutrientes que seu corpo precisa para melhorar seu humor. Pesquisas sugerem que alimentos rápidos e processados que você compra na loja podem estar ligados a um maior risco de depressão.
Quando um monte de carboidratos processados atinge seu corpo, o açúcar no sangue aumenta rapidamente e depois cai com a mesma rapidez. Isso pode fazer você se sentir cansado. Se você pegar um café açucarado para acordar, o ciclo recomeça.
Os ftalatos, produtos químicos sintéticos que dissolvem materiais e tornam os plásticos duráveis, estão em tudo, desde brinquedos a fast food. Estudos recentes associaram os ftalatos a problemas de fertilidade e maiores riscos de aprendizagem e distúrbios comportamentais em crianças.
Por ser altamente processado, o fast food – especialmente alimentos fritos ou cremosos – podem ser difíceis de digerir. Se o seu corpo não consegue decompô-lo, ele cai no cólon e se transforma em ácidos graxos que provocam diarreia.
Os altos níveis de carboidratos e açúcar em nesses alimentos, incluindo refrigerantes, aumentam a quantidade de ácidos na boca. Eles desgastam o esmalte dos dentes e aumentam o risco de cáries e doenças nas gengivas.
O excesso de peso e a obesidade causados pelo fast food colocam uma pressão extra nas articulações, especialmente nos quadris e joelhos. Isso aumenta o risco de problemas nos ossos ao redor das articulações.
Um jantar de frango frito não afetará a maneira como você respira. Mas muito fast food pode levar a um peso extra que aumenta o risco de asma, especialmente em mulheres. Mais pesquisas são necessárias para saber exatamente o porquê, mas estudos iniciais mostram que o tecido adiposo leva à inflamação que pode afetar seus pulmões.
Fast food está cheio de ingredientes que não combinam bem com a sua pele. O açúcar pode diminuir os níveis de colágeno e levar a sinais de envelhecimento precoce, como rugas. O sal drena a umidade da pele, mas ajuda o corpo a reter a água que causa bolsas sob os olhos. Altas quantidades de gorduras saturadas desencadeiam hormônios que desempenham um papel na acne.
Especialistas dizem que as gorduras saturadas e trans dizem ao seu corpo para fazer placas no cérebro. Estas causam demência e aumentam o risco de doença de Alzheimer três vezes mais do que aqueles que não comem fast food.
Fonte: WebMD
Veja também:
13 alimentos probióticos que ajudam a manter peso e saúde em dia
6 hábitos e alimentos que enfraquecem o sistema imunológico
Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta
Reduzir o estresse pode diminuir o consumo de fast-food, diz pesquisa