Depois da água, essas são as duas bebidas mais consumidas no mundo
Redação Publicado em 05/05/2022, às 12h00
Além da água pura, o café e o chá são as bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo. Ambas as bebidas têm propriedades que podem beneficiar a saúde, além de serem uma gostosa desculpa para se reunir com um amigo - e isso pode ser bom para você também.
Confira a seguir algumas curiosidades e uma lista de benefícios que essas duas bebidas trazem à nossa saúde:
Os grãos crescem em árvores floridas encontradas em mais de 50 países ao redor do planeta, incluindo aqui no Brasil, o maior produtor do mundo. Primeiro vem a seleção de sementes, depois da colheita, elas passam pela secagem, torra e moagem, e o pó é mandado direto para a embalagem. Depois, vão para as gôndolas do supermercado ou para cafeterias.
Mais de dois terços das pessoas do mundo bebem esta bebida, que é feita da folha de um arbusto chamado Camellia sinensis. Você normalmente mergulha as folhas em água fervente por alguns minutos e depois serve o chá quente ou com gelo.
Os fabricantes de chá secam e esmagam as folhas para extrair seus óleos, depois podem expô-las ao ar por um tempo, dependendo do tipo que desejam fazer. Isso é chamado de “fermentação” – é uma reação química que afeta o sabor das folhas e as deixa marrons. Quanto mais tempo eles estão expostos, mais cafeína eles têm. O chá verde usa folhas que não foram fermentadas, e é por isso que tem bem menos cafeína. Oolong usa folhas que foram fermentadas por algum tempo, enquanto as folhas de chá preto são fermentadas por mais tempo.
Eles podem danificar suas células e levar a doenças e enfermidades. Seu corpo produz radicais livres quando transforma certos alimentos em energia e quando a luz do sol atinge sua pele. Você também pode produzi-los a partir do que come e bebe. Chá e café ajudam seu corpo a combater os radicais livres com substâncias químicas que são chamadas antioxidantes.
Tanto o chá quanto o café estão ligados a uma menor chance de contrair essa condição, o que afeta como seu corpo usa o açúcar no sangue (glicose) como combustível. O café tem muitos antioxidantes que ajudam a manter o açúcar no sangue mais baixo e mais estável – o principal desafio do diabetes. E os antioxidantes do chá podem ajudar seu corpo a processar o açúcar no sangue. Mas vale esclarecer que consumir bebidas açucaradas não faz bem à saúde.
Café e chá podem ajudar a lidar com os sintomas desta doença grave, que ataca as células nervosas do cérebro e dificulta a movimentação. Alguns estudos sugerem que a cafeína pode aliviar os primeiros sintomas de Parkinson, enquanto outros mostram que beber café e chá pode ajudar a proteger seu cérebro da condição.
Os médicos já pensaram que as pessoas com esse problema deveriam reduzir o consumo de chá e café, por causa da cafeína, mas agora parece que eles podem protegê-lo disso. Em um estudo, as pessoas que bebiam de 3 a 5 xícaras de café por dia eram menos propensas a ter um acúmulo de cálcio nos vasos que levam sangue ao músculo cardíaco. Isso pode significar uma menor chance de doença cardíaca. Mas se você sofre de alguma doença crônica, consulte seu médico antes de mudar seus hábitos relacionados à cafeína.
O fígado é outro órgão que provavelmente se beneficia de sua xícara de café matinal. Beber 3 ou mais xícaras da bebida por dia pode diminuir suas chances de ter doença hepática crônica, cirrose e câncer de fígado – e pode ser uma alternativa para pessoas que têm esses problemas. O café tem mais de 100 compostos químicos diferentes, e os cientistas estão tentando descobrir o que eles fazem e como eles podem trabalhar juntos para ajudar seu fígado.
Esse termo é usado popularmente para se referir aos acidentes vasculares cerebrais (AVC) que interrompem o fluxo de sangue em determinada área do cérebro. E uma xícara de café ou chá por dia pode diminuir suas chances de ter um, segundo estudos. Isso pode ser porque o café pode aliviar a inflamação e ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. O consumo de chá preto também já foi associado a menor risco de pressão alta, o que pode diminuir a probabilidade de você ter um derrame.
Café e chá verde podem ajudar a prevenir câncer de mama e próstata, enquanto todos os tipos de chá podem proteger contra os tipos de câncer que afetam os ovários e o estômago. Os pesquisadores pensam que os antioxidantes do chá, incluindo os chamados polifenóis, são os grandes responsáveis por isso.
Esse distúrbio ataca as células nervosas do cérebro (neurônios) - causa perda de memória e mudanças nos padrões de pensamento e comportamento. O café tem antioxidantes que podem ajudar a proteger os neurônios, e o chá verde tem alguns que podem ajudar a prevenir os aglomerados de proteínas associados à doença.
São depósitos duros como cristais de rocha que se formam dentro da vesícula biliar – um pequeno órgão em forma de pera perto da barriga e que ajuda na digestão. Às vezes, eles podem causar dores e problemas de saúde graves se não forem tratados. Mas o café pode diminuir suas chances de desenvolvê-los porque ajuda a mover o fluido através da vesícula biliar e torna o colesterol menos propenso a se cristalizar em cálculos biliares.
Se você tomar bebidas de baixa caloria, como café e chá, em vez daquelas açucaradas, poderá achar mais fácil perder peso. Eles podem dar-lhe um estímulo satisfatório com quase nenhuma caloria. Claro, isso não funciona se você adicionar um monte de açúcar e creme - então fique com a bebida básica.
Apesar dos benefícios para a saúde do café e do chá, muita cafeína pode deixá-lo ansioso ou irritado e dificultar o sono. Também pode torná-lo menos capaz de reter o cálcio, o que pode levar a fraturas ósseas (o cálcio mantém os ossos fortes). Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre quanto é demais para você.
Veja também:
5 chás de ervas que trazem vários benefícios para a saúde
Beber café traz benefícios e prejuízos para a saúde; veja quais são
Conheça os benefícios do chá de camomila
Tomar café antes de se exercitar pode ajudar na perda de calorias