Redação Publicado em 20/09/2021, às 10h00
Sim, você pode aprender muito observando seus animais de estimação, especialmente cães e gatos. Já reparou como seu gato se alonga todo ao se levantar? Como seu cachorro procura água e um lugar à sombra em dias muito quentes? Como eles gostam de tirar umas sonecas a qualquer hora? E como eles te perdoam quando você se esquece de dar a ração ou depois daquela tremenda bronca que receberam?
Abaixo, uma lista de 20 comportamentos que podemos aprender apenas olhando para eles. Confira:
Quando os cães têm um trabalho a fazer, eles prestam atenção total. E as pessoas provavelmente deveriam fazer o mesmo. Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) descobriram que a atenção e a memória naqueles que fazem malabarismo com trabalho, e-mail e navegação na web falham mais, em comparação com aqueles que se concentram em uma tarefa de cada vez. Outros estudos sugerem que trabalhadores realmente perdem tempo quando fazem muitas coisas ao mesmo tempo.
Você não vai pegar seu animal de estimação indo do amanhecer ao anoitecer sem dar uma dormidinha, especialmente se for um gato. Há boas evidências de que os humanos podem se beneficiar de uma soneca também. Um estudo envolvendo cerca de 24.000 pessoas indica que aquelas que dão cochiladas regulares têm 37% menos chances de morrer de doença cardíaca do que pessoas que fazem isso apenas ocasionalmente. Cochilos curtos também podem aumentar o estado de alerta e o desempenho do trabalho.
Não importa se você tem quatro patas ou duas pernas, caminhar é uma das maneiras mais seguras e fáceis de queimar calorias e aumentar a saúde do coração. Fazer caminhadas regulares também pode ajudá-lo a:
Pessoas são animais sociais e amizades trazem benefícios mensuráveis para a saúde. Pesquisadores na Austrália acompanharam 1.500 idosos durante dez anos. Aqueles com mais amigos tinham 22% de chances de viver mais do que aqueles com poucas amizades.
Viver o momento pode ser uma das lições mais importantes que podemos aprender com nossos animais de estimação. Em um estudo chamado “Uma mente errante é uma mente infeliz”, os psicólogos da Universidade de Harvard (EUA) concluíram que as pessoas são mais felizes ao fazer atividades que mantenham a mente focada, como sexo ou exercício. Planejar, relembrar ou pensar em qualquer outra coisa que não seja a atividade do momento pode minar a felicidade.
Parte de viver o momento é deixar o passado para trás. Abandone velhos rancores e você literalmente respirará mais facilmente. A raiva crônica tem sido associada a um declínio na função pulmonar, enquanto o perdão contribui para reduzir a pressão arterial e a ansiedade. Pessoas que perdoam também tendem a ter maior autoestima.
Certo, você não tem uma cauda. Mas você pode sorrir ou colocar uma “mola” em seu passo quando você está se sentindo grato. Pesquisadores encontraram uma forte conexão entre gratidão e bem-estar geral. Em um estudo, pessoas que mantinham gestos diários de gratidão tinham atitudes melhores, se exercitavam mais e apresentavam menos queixas físicas.
De acordo com um ditado popular, a curiosidade matou o gato. Mas isso não vale para os humanos. Pesquisadores descobriram que pessoas mais curiosas tendem a ter um maior senso de sentido na vida. Outros estudos associaram a curiosidade ao bem-estar psicológico e à expansão de conhecimentos e habilidades.
Ceder a um pouco de tolice pode trazer muitos benefícios para a saúde. Cardiologistas do Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA) encontraram um senso de humor mais forte em pessoas com corações saudáveis do que naqueles que sofreram um ataque cardíaco. Eles concluem que “o riso é o melhor remédio” – especialmente quando se trata de proteger seu coração.
O Instituto de Pesquisa do Toque da Faculdade de Medicina Miller, da Universidade de Miami (EUA), descobriu que uma massagem pode aliviar a dor, dar um impulso ao sistema imunológico e ajudar a gerenciar condições crônicas como asma e diabetes. O toque de um ente querido pode ser ainda mais poderoso. Em um estudo, mulheres casadas sentiram menos ansiedade sobre a ameaça de um choque elétrico quando seguravam as mãos de seus maridos.
Cães não tomam bebidas energéticas quando estão jogando pesado – e a maioria das pessoas também não precisa disso. Durante um exercício típico, beber água é a melhor maneira de se manter hidratado. A água fornece fluidos essenciais aos músculos e tecidos sem aumentar a contagem de calorias. Certifique-se de beber mais do que o normal em dias quentes ou quando você está suando muito.
A maioria dos gatos trocaria a ração por uma lata de atum qualquer dia. Felizmente, você pode optar por fazer do peixe uma parte regular da sua dieta. Salmão, atum, truta e outros peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos ômega-3, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas, pressão alta e artrite. Além disso, pesquisadores da Rush University, em Chicago (EUA), descobriram que pessoas que comem peixe pelo menos uma vez por semana têm 60% menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer.
Cachorros não se fazem de difícil – quando te amam, eles te mostram. É uma boa abordagem para as pessoas que buscam fortalecer seus relacionamentos. Um estudo publicado na revista Personal Relationships sugere que pequenos gestos atenciosos podem ter um grande impacto sobre o quão conectado e satisfeito um casal se sente.
Brincadeira não é só para crianças e gatinhos. No livro Play, o médico Stuart Brown escreveu que brincar é uma necessidade humana básica, juntamente com dormir e comer. Brincar aumenta a inteligência, criatividade, resolução de problemas e habilidades sociais. Então, pegue uma dica do seu animal de estimação e dedique-se a uma atividade que não tem outro propósito além de pura diversão.
Uma caminhada em uma floresta ou parque pode ser a ideia de felicidade para um cão, mas também traz muitos benefícios para a mente e o corpo humano. Passar um tempo ao ar livre pode melhorar o condicionamento físico, aumentar os níveis de vitamina D e reduzir o estresse. Nas crianças, brincar em ambientes naturais também tem sido associado a uma melhor visão a distância, menos sintomas de TDAH e melhor desempenho na escola.
Além dos benefícios óbvios de tomar banho e escovar os dentes para a saúde, limpar-se pode ter uma série de efeitos positivos em sua vida. Uma boa higiene pessoal é vital para a autoestima. Uma aparência arrumada também pode ajudá-lo a conseguir e manter um emprego.
Cães são excelentes em ler a intenção um do outro a partir da linguagem corporal. Humanos, nem tanto. Enquanto a maioria de nós revela nossas emoções por meio de postura, padrões de fala e contato visual, outras pessoas geralmente não são muito boas em ler essas pistas. As pessoas melhoram na decodificação da linguagem corporal à medida que envelhecem.
Aprenda com seu gato: o alongamento vai mantê-lo mais flexível, mas os benefícios não param por aí. Em um estudo de dez semanas, voluntários que não fizeram nenhum exercício além de alongamento experimentaram mudanças físicas surpreendentes. Além de melhorar a flexibilidade, eles aumentaram a força muscular, força e resistência. Embora o estudo tenha sido pequeno, os resultados sugerem que o alongamento pode ser uma boa alternativa para pessoas que têm alguma condição que exclua o treinamento tradicional de força.
Quando você estiver no parque, e seu cachorro estiver pronto para uma pausa, ele provavelmente encontrará um bom lugar sombreado para relaxar. Os dermatologistas recomendam que você siga o exemplo, especialmente entre 10 e 16 horas. É quando você absorveria a maioria dos raios UV, especialmente durante o final da primavera e início do verão. Mas tenha em mente que, mesmo que você esteja protegido à sombra, é uma boa ideia usar um protetor solar de amplo espectro.
Animais de estimação gostam da consistência da rotina – eles não conseguem distinguir um sábado de uma segunda-feira. O mesmo vale para o relógio do corpo humano. As pessoas dormem melhor se forem para a cama e se levantarem na mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana. Manter um cronograma consistente para tomar banho, vestir e comer também pode melhorar a qualidade do sono.
Veja também: