Redação Publicado em 17/12/2021, às 10h00
Afinal, o ditado “você é o que come” pode ter alguma verdade. Pesquisas mostram que os alimentos têm o poder de melhorar ou prejudicar sua pele. Desde o azeite de oliva que protege contra os danos do sol até lanches salgados que provocam o inchaço, nossa dieta realmente afeta a aparência de nossa pele. Quer conhecer alguns deles? Confira a seguir.
Azeite: mais um motivo para amar o alimento básico da dieta mediterrânea, carregado de gorduras saudáveis para o coração. Seus antioxidantes neutralizam reações químicas prejudiciais no corpo que podem envelhecer a pele.
Mirtilos: as doces frutas roxinhas contêm vitaminas essenciais que iluminam a pele e combatem os danos dos radicais livres que podem levar a sinais de envelhecimento.
Romãs: as sementes brilhantes da fruta são embaladas com um tipo de antioxidante chamado antocianina, bem como ácido elágico, que pode reduzir a degradação do colágeno da pele e combater os danos ultravioleta do sol.
Lagosta: vá em frente e faça alarde. O crustáceo é rico em zinco, que possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar a acne.
Açúcar: consumir açúcar pode causar glicação, um processo que mexe com o colágeno – a proteína que nos mantém com uma aparência jovem – na pele. Não há nada de doce nisso.
Álcool: lembre-se de que, da próxima vez que for beber, que o álcool pode danificar o fígado, órgão que ajuda a filtrar as toxinas do corpo. Se o fígado não for capaz de fazer seu trabalho, essas toxinas podem se acumular. E isso pode causar rubor facial, vasos sanguíneos inchados e até amarelecimento da pele devido à icterícia.
Sal: alimentos enlatados geralmente vêm com um teor de sódio muito alto, o que pode fazer com que o corpo retenha água, fazendo você parecer inchado.
Carnes processadas: alimentos como frios e embutidos, salsichas, salames e bacon, são ricos em nitritos, um conservante que pode causar inflamação. A campanha “Segunda-feira sem carne” nunca pareceu tão boa.
Fonte: Health
Veja também: