Encontrar tempo para se movimentar nem sempre é uma tarefa fácil e os "minitreinos" podem ajudar
Milena Alvarez Publicado em 10/10/2022, às 16h00
Se você está procurando uma forma de encaixar na rotina os exercícios físicos, mas tem pouco tempo, uma boa opção é optar por “minitreinos” ou “treinos rápidos”. Segundo um artigo da Healthline, não é necessário fazer todo o exercício de uma vez só para que ele tenha algum resultado. Mover-se ao longo do dia é igualmente eficaz por meio de treinos curtos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta aos adultos atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos ou intensas de 75 a 150 minutos semanalmente caso não haja nenhuma contraindicação.
Estudos mostram que acumular treinos curtos de, pelo menos, 10 minutos de duração ao longo do dia, é benéfico. Por exemplo, uma revisão de 19 estudos envolvendo 1.080 participantes não encontrou diferenças entre exercício acumulado e contínuo para pressão arterial ou questões cardiorrespiratórias. Além disso, os autores observaram benefícios semelhantes para os níveis de gordura no sangue, insulina e glicose entre os dois grupos.
Normalmente, uma das principais razões para não se exercitar é a falta de tempo. Isso acontece porque a maioria das pessoas pensa no exercício como algo que requer muito esforço e tempo. Assim, os minitreinos ao longo do dia podem ajudar com essa questão.
Comprometer-se com um programa de exercícios ao longo do tempo requer paciência, persistência e motivação. Por isso, muitas pessoas param de malhar antes mesmo de terem a chance de colher os benefícios da atividade física. Mas a boa notícia é que sessões mais curtas ao longo do dia podem facilitar a adesão a uma rotina.
Confira:
Um estudo comparou os efeitos de sessões curtas de exercícios aeróbicos e exercícios contínuos sobre a pressão arterial ambulatorial em um prazo de 24 horas. Os pesquisadores descobriram que fazer três caminhadas de 10 minutos durante o dia (manhã, meio-dia, final da tarde), por exemplo, reduziu a pressão arterial mais do que fazer uma caminhada de 30 minutos em indivíduos pré-hipertensos.
Aumentar a intensidade por muito tempo não é um feito fácil. É por isso que sessões de exercícios mais curtas atraem “fãs de fitness” de todos os níveis. Diminuir o tempo permite que você se exercite em intensidades mais altas, que não são facilmente ou confortavelmente sustentadas por períodos mais longos de tempo.
Veja também:
Paixão, exercício e relacionamento são bênçãos para o cérebro
4 dicas infalíveis para começar a se exercitar mesmo não gostando
Andar de bicicleta é uma boa atividade física?
Atividade física na infância: qual é o ideal?