5 razões para ler um livro antes de dormir

A prática favorece o relaxamento e diminui a sensação de estresse

Redação Publicado em 22/09/2021, às 16h00

Segundo um estudo da Universidade de Sussex, ler reduz em até 68% os níveis de estresse - iStock

Ter um sono de qualidade é o desejo de grande parte das pessoas e um aspecto importante para quem busca manter uma vida saudável. Porém, nem sempre isso é uma tarefa fácil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono, como a insônia.

Nesse contexto, ler um livro antes de dormir pode ser uma estratégia para quem deseja adormecer com mais facilidade e ter uma longa – e tranquila – noite de sono. Conheça algumas razões que podem explicar esse fato:

1. Pausa do tempo de tela 

Muitos estudos já mostraram que existe uma ligação entre sono ruim e o tempo de tela, seja  televisores, tablets, computadores ou celulares. Isso porque, olhar telas por até uma hora e meia antes de dormir reduz o nível natural de melatonina (conhecida como hormônio do sono) produzido pelo corpo. Além disso, esses dispositivos podem, muitas vezes, ser estimulantes, interferindo no relaxamento. 

Em contrapartida, os livros podem ser uma fuga muito necessária da tecnologia. Olhar para algo que não emite luz permite ao corpo liberar naturalmente a tensão e relaxar melhor durante o sono. 

2. Alívio do estresse 

Ler é uma atividade capaz de diminuir o estresse. Uma pesquisa feita em 2009 pela Universidade de Sussex (Reino Unido) revelou que o hábito da leitura por apenas seis minutos já ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. 

Muitas pessoas também comentam sobre a capacidade de um livro transportá-las para uma “outra realidade”, sendo uma explicação significativa para as suas propriedades relaxantes. 

Vale lembrar que, se o objetivo é relaxar e desestressar antes de dormir, o ideal é escolher um livro que também seja relaxante. Romances sobre temas que você goste, livros de bem-estar ou, até mesmo, aqueles que falam sobre um hobby, podem ser ótimas opções para essa ocasião. 

Confira:

3. Melhor qualidade do sono 

A leitura é uma atividade que faz o cérebro trabalhar sem estimulação física ativa, já que uma pessoa pode ler sentada ou deitada. Dessa forma, o livro relaxa o corpo e a mente de forma gradual para dormir, permitindo envolvimento com outra realidade. 

Esse mecanismo é capaz de melhorar a qualidade do sono porque relaxa lentamente em vez de tentar entrar de maneira forçada em um estado de repouso, contribuindo para que a pessoa sinta-se mais descansada ao acordar. 

Além disso, muitos indivíduos apresentam dificuldades para dormir devido ao estresse e à ansiedade. Do ponto de vista fisiológico, o corpo é estimulado pelos hormônios que são liberados por esses sentimentos e, dessa forma, é mais provável que exista uma maior dificuldade para pegar no sono enquanto a influência desses hormônios estiver presente. Assim, ler acaba ajudando a quebrar esse ciclo.   

4. Benefícios para a cognição 

Um estudo realizado em 2013 sobre os efeitos da leitura no cérebro descobriu que ela traz benefícios em curto prazo e melhora a “conectividade” cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro de entender histórias e refletir sobre elas de forma crítica.

Dessa forma, a leitura expõe uma pessoa a novas formas de pensar, permite observar diferentes perspectivas e desafia a entender conceitos. Em geral, o hábito de ler força o indivíduo a usar a criatividade e a agilidade mental. 

5. Investimento em curto prazo 

A recomendação é de que adultos leiam por, pelo menos, vinte minutos todas as noites para alcançar os benefícios da leitura. Se compararmos com outras formas de relaxamento, ler requer um investimento de tempo menor. Além disso, não há um treinamento especial, equipamento ou uma preparação necessária.  

Veja também:

sono insônia livros ler

Leia também

Quais são os sinais que o corpo dá quando está cansado?


“Bookishness”: o fetiche dos livros na era digital


Como ensinar as crianças a gostarem de ler? Veja cinco dicas


Ler por lazer ajuda a desenvolver habilidades verbais, diz estudo