O encerramento de uma relação significa que você entende melhor a situação e aceita o resultado
Redação Publicado em 31/01/2024, às 10h00
Compreender o que é o encerramento de um relacionamento pode ajudar você e a outra pessoa a seguir em frente. Melhorar o bem-estar mental e promover a cura. Às vezes, os relacionamentos terminam, quer queiramos ou não, e muitas vezes é uma experiência dolorosa. Você pode se sentir confuso sobre os sentimentos e situações complexas da relação, especialmente se ela não tiver um encerramento. No entanto, ao finalizar uma relação, pode liberar emoções negativas e se concentrar no seu restabelecimento e crescimento.
O encerramento de um relacionamento significa que você entende melhor a situação e aceita o resultado, o que lhe dá uma sensação de paz à medida que o processo avança. Estudos mostram que aqueles que adquirem compreensão experimentam menos turbulência interna durante e após o rompimento.
O fechamento pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, o encerramento é, em última análise, uma compreensão e aceitação de que um relacionamento terminou e, muitas vezes, inclui uma justificativa para o motivo do término. O encerramento é aquele sentimento de completude e finalidade que vem com o fim de um relacionamento. Esse final permite compreender melhor o que aconteceu entre você e a outra pessoa. A ausência de perguntas ou dúvidas persistentes pode ajudá-lo a seguir em frente após um rompimento.
Exemplos de encerramento em um relacionamento é quando você:
-obtém respostas às suas perguntas
-entende por que isso aconteceu
-aceita a situação
-é capaz de passar muito tempo sem pensar na outra pessoa
-aprende com a situação e experimenta o autocrescimento
Se não tiver certeza se já o encerrou, pode procurar sinais de que não o fez, por exemplo:
-ser incapaz de parar de pensar nisso
-não entender como ou por que as coisas terminaram
-verificar repetidamente suas redes sociais
-questionar seu valor
-ter problemas para dormir
-sentir raiva ou ressentimento
-sentir que não é realmente o fim do relacionamento
-não ser capaz de completar tarefas
-continuar a ir atrás da pessoa
Se você deseja encerrar o relacionamento após um rompimento, há algumas coisas que pode fazer, como:
1. Pedir para conversar
Entrar em contato com a outra pessoa para discutir o que aconteceu e fazer perguntas pode ajudá-lo a encontrar um encerramento. É melhor evitar estender a mão várias vezes, pois isso pode atrapalhar o processo de cicatrização. Conversar com a outra pessoa não é a única maneira de encontrar um encerramento; portanto, se ela não quiser conversar, você pode se concentrar em métodos diferentes.
2. Aceitar que você pode não obter respostas
A aceitação é libertadora e fortalecedora. Pode ser difícil encontrar um encerramento quando um relacionamento termina e você não obtém as respostas que procura. Se isso aconteceu com você, aceitar que talvez nunca saiba as respostas para algumas de suas perguntas pode ajudar.
3. Considerar a autorreflexão e o crescimento pessoal
Após o fim de um relacionamento, dedicar algum tempo à autorreflexão pode ajudá-lo a compreender a si mesmo e o que aprendeu. A autorreflexão pode levar ao crescimento pessoal e ao autoaperfeiçoamento, desviando ainda mais o seu foco.
4. Praticar a empatia
Não há problema em ficar com raiva, mas praticar a empatia pode fazer a diferença. Uma maneira de fazer isso é considerar os sentimentos e a situação da outra pessoa. Isso pode ajudá-lo a identificar por que as coisas aconteceram daquela maneira, ajudando a se curar e a seguir em frente.
5. Concentrar-se no perdão
Às vezes, é difícil liberar sentimentos negativos sobre o fim do relacionamento. Esses sentimentos podem ser em relação a você ou a outra pessoa. De qualquer forma, isso pode impedir que encontre o encerramento e a paz. Considere perdoar todos os envolvidos para liberar qualquer toxicidade que o impeça de seguir adiante.
6. Recorrer ao seu sistema de apoio
Você não precisa passar por tudo sozinho, e recorrer ao seu sistema de apoio mostra que você é forte o suficiente para seguir em frente. Seus amigos e entes queridos de confiança querem ajudá-lo e você se sentirá melhor quando fizer isso.
7. Conversar com um terapeuta
Embora recorrer a amigos e entes queridos seja benéfico, um terapeuta pode ajudar. Quando você conversa com um profissional, ele pode ajudá-lo a encontrar métodos e técnicas de enfrentamento que incentivem o encerramento.
Fonte: Psych Central
Dicas de como encontrar forças para terminar um relacionamento
Sentindo-se sozinho e triste? Psiquiatra dá 10 dicas para mudar isso
É possível manter um casamento sem sexo?
6 sinais de que seu relacionamento pode estar esgotado