Redação Publicado em 22/07/2022, às 16h00
O amor próprio é importante para que possamos desenvolver confiança, autoestima, autonomia e para que consigamos aceitar melhor a nós e aos outros. A seguir, conheça sete passos simples que podem te ajudar a conquistar e a cultivar o amor próprio:
Somos socializados para sermos competitivos, então fazer comparações é natural. Mas isso pode ser perigoso. Não há razão para nos compararmos com mais ninguém no planeta porque somos únicos. Em vez disso, concentre-se em sua jornada.
Tente não se preocupar tanto com o que a sociedade espera de você. Não somos capazes de agradar a todos e ficar preso a isso só vai te atrasar no caminho em busca da sua melhor versão.
Provavelmente, você já ouviu que "ninguém é perfeito, todos cometem erros." Mas, quanto mais velho ficamos, mais pressão sentimos para nunca falhar. Porém, cometer erros faz parte da vida, especialmente para que possamos aprender e crescer com eles. Abrace o seu passado, estamos em constante movimento de mudança e de crescimento.
Confira:
Assim como errar, sentir medo é natural e humano. Não rejeite seus medos, entenda-os. Este exercício saudável pode realmente ajudar com a saúde mental. Interrogar e avaliar seus medos ajuda a ganhar clareza e a desmascarar problemas na vida que podem causar ansiedade.
Muitas vezes duvidamos de nós mesmos e da nossa capacidade de fazer o que é certo, quando, na maioria das vezes, sabemos em nossos corações o que é melhor. Lembre-se que seus sentimentos são válidos. Você se conhece melhor do que ninguém.
Tenha o hábito de falar o que pensa. A ousadia é como um músculo: cresce quanto mais você o exercita. Não espere permissão para sentar-se à mesa, junte-se à conversa. Contribua com seus pensamentos e saiba que sua voz é tão importante quanto a de qualquer outra pessoa.
O mundo está cheio de palavras duras e críticas — não aumente essa quantidade com as suas também. Fale gentilmente consigo e celebre a si mesmo. Você chegou até aqui e cresceu tanto desde então.
Veja também: