Andar é algo simples e que pode ajudar na melhora do bem-estar físico e mental
Redação Publicado em 02/05/2022, às 16h00
Ao acordar pela manhã, praticar alguma atividade física pode não ser uma prioridade. Porém, começar o dia com uma caminhada pode oferecer uma série de benefícios para a sua saúde. Conheça sete pontos positivos de adotar esse hábito:
Começar o dia com uma caminhada pode oferecer mais energia ao longo do dia, pois o exercício estimula a produção das mitocôndrias das células musculares, organelas responsáveis pela produção de energia celular a partir da glicose dos alimentos e do oxigênio.
O exercício também aumenta a circulação de oxigênio. Isso não só suporta a produção de energia das mitocôndrias como permite que o corpo funcione melhor e use a sua energia de forma mais eficiente.
A caminhada pode ajudar no alívio do estresse, da ansiedade, da depressão e da raiva. Sabe aquela “sensação boa” que sentimos logo depois de fazer algum exercício físico?
A maioria das pessoas percebe que se sente melhor à medida que a atividade física se torna uma parte importante e frequente de suas vidas. O exercício físico é uma das maneiras de intensificar os efeitos da endorfina, também conhecida como hormônio do prazer, no organismo.
Caminhar de manhã pode auxiliar na perda de peso. Fazer caminhadas em um ritmo moderado por 30 minutos pode queimar até 150 calorias. Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta aos adultos atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividades físicas intensas semanalmente caso não haja nenhuma contraindicação.
Confira:
Caminhar também pode aumentar a sua imunidade, bem como prevenir doenças cardiovasculares e câncer. Estudos mostram que caminhar meia hora por dia pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 19%. Em caso de diabéticos, fazer caminhadas também pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue.
Caminhar pode ajudar a fortalecer os músculos das pernas. Para obter melhores resultados, caminhe em um ritmo moderado a rápido e tente subir escadas ou caminhar em uma inclinação na esteira.
Além disso, é importante realizar exercícios de fortalecimento das pernas, como agachamentos, durante a semana para aumentar ainda mais o tônus muscular.
Algumas pesquisas mostram que a caminhada matinal pode ajudar na capacidade de concentração ao longo do dia. Além disso, caminhar auxilia a pensar de forma mais criativa porque abre um fluxo livre de ideias, o que pode ajudar a resolver problemas.
Depois de caminhar, você pode se sentir mais energizado e menos privado de sono. Quando a energia cai ou você está cansado, por exemplo, existe uma probabilidade maior de buscar lanches mais calóricos. Assim, caminhar pela manhã pode criar a inspiração de escolher um almoço ou lanche mais saudáveis.
Veja também:
Qual a quantidade ideal de atividade física para as crianças?
5 desculpas comuns para não treinar (e como superá-las)
Fazer atividade física em jejum queima mais calorias?
Cérebro e exercícios físicos: conheça 8 benefícios