A condição afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil e pode trazer complicações
Redação Publicado em 06/03/2024, às 18h00
A maioria das mulheres já lidou de vez em quando com períodos menstruais intensos, cólicas menstruais às vezes muito fortes e sexo doloroso. Mas para até 10% das mulheres em idade fértil, esses sintomas sinalizam algo mais sério: endometriose.
Nesta condição, o tecido do endométrio – o revestimento interno do útero – migra para fora e adere a partes do corpo próximas, como as trompas de falópio, bexiga ou intestinos. Todos os meses. durante o ciclo menstrual, o tecido endometrial torna-se inflamado e incha. Além dos prejuízos à fertilidade, a condição pode atrapalhar muito a qualidade de vida.
A endometriose muitas vezes é confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como síndrome do intestino irritável, doença inflamatória pélvica ou até TPM (tensão pré-menstrual). E embora muitas mulheres com endometriose apresentem sintomas graves e debilitantes, algumas não apresentam nenhum. Se você estiver enfrentando os sinais abaixo, marque uma consulta com um especialista.
Cólicas que não desaparecem depois de tomar analgésicos comuns são um dos sinais característicos da endometriose. As dores abdominais podem começar alguns dias antes da menstruação e durar além dos primeiros dias do seu fluxo. A dor pode ser tão debilitante que afasta a mulher das atividades diárias.
Com a endometriose, a dor implacável não é a única coisa que seu ciclo menstrual traz. O sangramento excessivo é outro sintoma comum. Você pode ter de trocar o absorvente interno ou absorvente comum a cada uma ou duas horas durante o período menstrual e pode ver coágulos de sangue.
Sua menstruação não deve ser superior a seis dias, mas, com endometriose, os períodos menstruais podem durar mais de uma semana.
Quando o tecido endometrial viaja para fora do útero, ele pode grudar em diferentes órgãos e "se congelar" naquele lugar. A falta de flexibilidade pode tornar o sexo muito doloroso. Em casos mais graves, o incômodo pode durar a relação toda.
O tecido endometrial pode aderir aos intestinos, tornando algo tão simples quanto ir ao banheiro uma experiência indutora de retraimento. Os sintomas da endometriose intestinal podem variar de paciente para paciente e podem incluir constipação, diarreia, cólicas intestinais, náuseas, dor retal e sangramento retal.
Imagine a sua pior crise de TPM de todos os tempos – é provável que você já teve alguns dias se sentindo excepcionalmente cansada, um pouco dolorida e, talvez, até um pouco enjoada. Agora, amplie isso várias vezes e você terá uma ideia melhor de como é lidar com os sintomas da endometriose durante a menstruação.
Aproximadamente 30% a 40% das mulheres com endometriose apresentam problemas de fertilidade, de acordo com a Fundação de Endometriose da América. Na verdade, muitas mulheres nem percebem que têm endometriose até procurarem tratamento de fertilidade.
Fonte: Health
Dormir menos de 5 horas por noite eleva risco de derrame
Cólica menstrual intensa pode ser sintoma de endometriose; veja outros
Março Amarelo: sentir dor durante o sexo não é normal!
5 posições de yoga que podem ajudar contra a endometriose