A melancia possui alto teor de água e fornece nutrientes como licopeno, citrulina e vitaminas A e C
Redação Publicado em 12/11/2021, às 13h00
Acredita-se que a melancia tenha sido cultivada pela primeira vez há mais de 4.000 anos no nordeste da África. Ela é doce e suculenta, o que a torna perfeita para matar a sede durante o calor do verão. Esse fruto grande e redondo, que tem casca verde e polpa vermelha brilhante, também está repleto de nutrientes, incluindo antioxidantes e vitaminas A e C. Aqui estão 9 dos principais benefícios da melancia para a saúde:
Manter-se hidratado é importante para o bom funcionamento do corpo. A regulação da temperatura corporal, a função normal dos órgãos, a entrega de nutrientes às células e o estado de alerta são apenas alguns dos processos corporais que dependem de hidratação adequada. Ingerir alimentos com alto teor de água pode ajudar a dar ao corpo o líquido de que ele precisa para funcionar adequadamente.
A melancia contém 92% de água, o que a torna uma ótima escolha para a ingestão diária de líquido. Além disso, devido ao alto teor de água, apresenta baixa densidade calórica – ou seja, muito poucas calorias para seu peso total. Consumir alimentos com baixa densidade calórica, como melancia, pode ajudar no controle de peso, mantendo você se sentindo satisfeito por mais tempo.
A melancia contém uma variedade de nutrientes, incluindo potássio, magnésio e vitaminas A e C. Também é relativamente baixa em calorias, contendo apenas 46 por xícara (152 gramas). Aqui estão os nutrientes em 1 xícara (152 gramas) de melancia crua em cubos:
A melancia também é uma fonte rica em citrulina, um aminoácido que pode melhorar o desempenho nos exercícios. Além disso, possui antioxidantes, incluindo vitamina C, carotenoides, licopeno e cucurbitacina. Esses compostos ajudam a combater os radicais livres, que são moléculas instáveis, que podem danificar as células e se acumular no corpo. Com o tempo, esse dano pode levar a doenças, como diabetes, doenças cardíacas e câncer.
Vários compostos vegetais encontrados na melancia, incluindo licopeno e cucurbitacina E, têm possíveis efeitos anticâncer. Embora os resultados do estudo sejam mistos, a ingestão de licopeno pode estar associada a um menor risco de alguns tipos de câncer, como os de próstata e colorretal.
Acredita-se que o licopeno atue reduzindo os níveis sanguíneos do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF), um hormônio que promove a divisão celular. Notavelmente, o câncer se forma quando a divisão celular se torna incontrolável. Além disso, a cucurbitacina E pode inibir o crescimento do tumor, promovendo a autofagia das células cancerosas. Autofagia é o processo pelo qual seu corpo remove células danificadas. Ao mesmo tempo, mais pesquisas humanas são necessárias.
Vários nutrientes da melancia podem ajudar na saúde do coração. As doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo. É importante notar que fatores de estilo de vida, como dieta, podem diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame, reduzindo a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Estudos sugerem que o licopeno pode ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial. Também pode ajudar a prevenir o dano oxidativo causado por níveis elevados de colesterol. A melancia também contém citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico em seu corpo. O óxido nítrico ajuda a expandir os vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial. Outras vitaminas e minerais saudáveis para o coração na melancia incluem magnésio, potássio e vitaminas A, B6 e C.
A inflamação é um dos principais impulsionadores de muitas doenças crônicas. A combinação de antioxidantes, licopeno e vitamina C na melancia pode ajudar a diminuir a inflamação e o dano oxidativo. Em um estudo, ratos alimentados com melancia em pó para suplementar uma dieta pouco saudável desenvolveram menos estresse oxidativo e níveis mais baixos do marcador inflamatório proteína C-reativa do que aqueles no grupo de controle.
Além disso, um estudo de 8 semanas deu a 31 pessoas com obesidade e altos marcadores inflamatórios 500 mg de vitamina C duas vezes ao dia. Eles mostraram uma diminuição significativa nos marcadores inflamatórios em comparação com o grupo de controle. Como antioxidante, o licopeno também pode atrasar o início e a progressão da doença de Alzheimer. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
O licopeno também pode ser benéfico para os olhos. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é um problema ocular comum, que pode causar cegueira em adultos mais velhos. O papel do licopeno como um composto antioxidante e anti-inflamatório pode ajudar a prevenir e inibir a DMRI, embora a pesquisa seja limitada. Um estudo em tubo de ensaio que tratou células oculares com licopeno descobriu que ele diminuiu a capacidade de os marcadores inflamatórios danificarem as células. Lembre-se de que a pesquisa em humanos é necessária.
A citrulina, um aminoácido encontrado na melancia, pode melhorar o desempenho do exercício e reduzir a dor muscular. Também está disponível como suplemento. Uma revisão descobriu que a ingestão regular de citrulina por pelo menos sete dias melhorou o desempenho aeróbio, aumentando a produção de óxido nítrico pelo corpo.
Esse composto ajuda a expandir os vasos sanguíneos para que o coração não precise trabalhar tanto para bombear o sangue pelo corpo. Além do mais, algumas evidências sugerem que a própria melancia – não apenas a citrulina – pode ajudar seu corpo após o exercício. Um estudo mais antigo deu aos atletas suco de melancia puro, suco de melancia misturado com citrulina ou uma bebida de controle. Ambas as bebidas de melancia levaram a menos dores musculares e recuperação mais rápida da frequência cardíaca do que a bebida controle.
As vitaminas A e C, encontradas na melancia, são importantes para a saúde da pele. A vitamina C – quando ingerida ou aplicada topicamente – ajuda seu corpo a produzir colágeno, uma proteína que mantém a pele flexível e o cabelo forte. Uma revisão descobriu que uma maior ingestão de vitamina C proveniente de alimentos e/ou suplementos pode diminuir suas chances de desenvolver rugas e pele seca.
A vitamina A também é importante para uma pele saudável, pois ajuda a criar e reparar as células da pele. Em uma revisão, os animais com deficiência de vitamina A tiveram cicatrização de feridas mais pobre do que aqueles alimentados com uma dieta nutricionalmente completa. Lembre-se de que mais estudos em humanos especificamente sobre a melancia são necessários.
A melancia contém muita água e uma pequena quantidade de fibras, ambas necessárias para uma digestão saudável. As fibras ajudam a manter seus intestinos regulares, enquanto a água move os resíduos por meio de seu trato digestivo de forma mais eficiente. Uma pesquisa com 4.561 adultos descobriu que aqueles com baixo consumo de líquidos e fibras eram mais propensos a ter prisão de ventre. No entanto, outros fatores podem ter desempenhado um papel para o problema surgir.
Fonte: Healthline
Veja também:
Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta
Alimentos que são bons para quem quer emagrecer, mas não parecem
Confira 10 alimentos que ajudam a aliviar o inchaço corporal
11 alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele