Redação Publicado em 20/06/2022, às 13h00
Um dia ou uma semana de más escolhas alimentares não causará muito dano ao seu organismo. Mas quando uma dieta pobre deixa seu corpo com poucos nutrientes de que precisa por um longo tempo, isso envia um sinal. Você pode reverter a maioria desses problemas com alimentos ricos em nutrientes ausentes, suplementos ou ambos. Porém, sempre converse com seu médico primeiro. Abaixo, alguns sinais de que você precisa rever sua alimentação:
É normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Mas se você notar grandes chumaços no travesseiro ou no chuveiro, pode estar com pouco ferro. Calma, você não está sozinho. Essa é a deficiência de nutrientes mais comum no mundo. Seu médico pode fazer um exame de sangue rápido para ver se seus níveis não estão bem. Coma mais alimentos ricos em ferro, como carne magra, aves, espinafre, feijões e castanha-de-caju.
Quando sono, estresse e doença não explicam por que você se sente esgotado, é hora de verificar sua vitamina D. Seu corpo faz isso quando sua pele é exposta ao sol, mas não aparece naturalmente em muitos alimentos. Se você não toma sol com frequência, coloque um D maiúsculo em sua dieta com: atum, salmão, alimentos fortificados como leite, suco de laranja e cereais. Ou converse com seu médico sobre um suplemento.
O nome diz tudo. Essa condição pode fazer com que suas gengivas, lábios, o interior da bochecha e o céu da boca pareçam estar queimando. Ou sua boca pode estar seca ou dormente. Uma das coisas que causa isso é a falta de vitaminas do complexo B, como folato, tiamina e B6. Para aumentar a B6 em sua dieta, coma mais feijões, banana, espinafre e cereais fortificados.
Um dos muitos trabalhos da vitamina A é crescer e manter os tecidos que cobrem todas as superfícies do seu corpo, por dentro e por fora. Quando você está com pouca vitamina A, pode ter a pele seca e escamosa, incluindo os lábios. Para obter mais desse nutriente, coma vegetais verdes folhosos como espinafre e couve, legumes alaranjados como batata-doce e cenoura, e frutas alaranjadas como melão e damasco.
Quando seu corpo precisa de mais ferro, suas unhas podem ficar macias e se afastar do dedo nas bordas, criando uma forma de colher. Isso também pode ser um sinal de hemocromatose, uma condição que faz com que seu corpo absorva muito ferro. As unhas dos bebês podem ficar assim no início, mas isso desaparece à medida que crescem. Se isso acontecer com você, consulte seu médico para um exame de sangue para descobrir a causa.
O problema começa como pele seca ou irritada em um ou ambos os cantos da boca e pode se transformar em feridas dolorosas e sangrentas. Muitas coisas podem causar essa condição, que também é chamada de quelite angular. Se não desaparecer quando você usar protetor labial, pode ser um sinal de que você está com baixo teor de ferro ou vitaminas do complexo B, como riboflavina. Alimentos ricos em riboflavina incluem ovos, carnes magras, leite e vegetais verdes como aspargos e brócolis.
Sua língua pode dizer quando algo está acontecendo. Essa condição também é chamada de glossite, pela aparência suave e brilhante que sua língua tem quando está inchada. Pode ser um sinal de que você está com baixo teor de ferro ou vitaminas do complexo B, como ácido fólico, niacina, riboflavina e B12. Se for esse o caso, sua língua também pode doer. Para obter mais B12, consuma peixe, carne, leite, ovos e cereais fortificados.
A falta de nutrientes pode afetar sua mente e seu corpo. O folato da vitamina B, também chamado de ácido fólico, ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e a criar produtos químicos que regulam os padrões de sono e o humor. Quando você não recebe nutrientes suficientes, pode se sentir esquecido, fraco e apático (o que significa que lhe falta energia e entusiasmo). Melhore seus números de folato consumindo cereal fortificado, grão-de-bico, aspargos e espinafre.
Seu corpo tem mais colágeno do que qualquer outra proteína. E ele mantém tudo junto, incluindo as células da pele. Se você notar mais hematomas do que o normal, pode estar com baixo teor de vitamina C – elemento-chave no colágeno. Você está em risco se tem um transtorno alimentar, comer pouco devido à doença, ter uma condição digestiva grave e ser fumante. Concentre-se em frutas e vegetais, especialmente pimentões, frutas cítricas, tomates e brócolis.
Via: WebMD
Veja também: