Abacate: um por semana pode diminuir o risco de doenças cardíacas

Estudo sugere que consumir a fruta com frequência pode trazer benefícios para a saúde do coração

Redação Publicado em 11/04/2022, às 17h00

Um abacate inteiro fornece 30% do valor diário de folato, 36% de vitamina K e 20% de vitamina C - iStock

O abacate é um alimento presente na alimentação de muitos brasileiros e que está cheio de nutrientes diretamente ligados à saúde do coração. Um estudo descobriu que comer duas porções da fruta por semana está ligado a um menor risco de doenças cardiovasculares. Segundo os pesquisadores, os achados se somam às evidências sobre os benefícios de fontes saudáveis de gordura para a saúde cardíaca. 

16% menos chances

A pesquisa incluiu mais de 110 mil pessoas, sendo a maioria branca, com idades entre 30 e 75 anos e que não tinham sido diagnosticadas com doenças cardíacas ou com câncer no início da análise. 

A equipe avaliou as dietas dos participantes por meio de questionários dados no começo do estudo e, em seguida, a cada quatro anos. Uma das perguntas era quanto comiam de abacate e com que frequência, sendo uma porção considerada meio abacate ou meia xícara em cubos.

Confira:

De acordo com os resultados, durante um acompanhamento de 30 anos, os pesquisadores documentaram 9.185 ataques cardíacos e 5.290 acidentes vasculares cerebrais (AVC) entre os participantes. 

Em comparação com pessoas que nunca ou raramente comiam abacates, aqueles que consumiam, pelo menos, duas porções por semana da fruta tinham um risco 16% menor de doença cardiovascular e 21% menos chances de sofrer um ataque cardíaco ou problema relacionado à doença arterial coronariana.

O que faz dos abacates uma boa escolha?

O abacate é considerado um alimento poderoso. Essa fruta é repleta de gorduras boas, carregadas de antioxidantes antienvelhecimento e quase 20 vitaminas e minerais diferentes.

Basta dar uma olhada no perfil nutricional: um abacate inteiro – sem casca e caroço – fornece 227 calorias, com 20 gramas de gordura saudável, quase 3 gramas de proteína e cerca de 12 gramas de carboidratos com 9 gramas de fibra (3 gramas de carboidratos líquidos). Isso é mais de 30% da meta de fibra diária.

Além disso, essa mesma quantidade também fornece 30% do valor diário de folato, vitamina B necessária para formar novas células saudáveis; 36% de vitamina K, necessária para a coagulação do sangue e saúde óssea; 20% de vitamina C; 13% de vitamina E, um antioxidante que também auxilia a função imunológica; 20% de potássio, necessário para a função cardíaca, muscular e nervosa e para a regulação da pressão arterial; 10% de magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações no corpo, incluindo batimento cardíaco, saúde óssea, regulação do açúcar no sangue e função nervosa e muscular.

Existem diversas maneiras deliciosas de adicionar o abacate às refeições: nas torradas no café da manhã, nas saladas, nas vitaminas, além do tradicional guacamole. 

Veja também:

alimentação coração doenças cardiovasculares abacate

Leia também

Ter uma boa hidratação pode reduzir riscos de insuficiência cardíaca


Problemas de sono triplicam o risco de doenças cardíacas na meia-idade


6 maneiras de deixar o coração saudável, segundo especialistas


Comer com uma companhia pode ser melhor para o coração, diz estudo