Alguns têm má reputação, mas podem ajudar a perder peso porque proporcionam saciedade
Redação Publicado em 05/10/2021, às 12h00
Comer macarrão para emagrecer? Fazer pipoca para matar a fome? Leite integral no café da manhã para perder peso? Sim, pode até parecer estranho, mas alguns alimentos que dão a ideia que são engordativos podem agir de modo oposto, ajudando na difícil batalha de eliminar aqueles quilinhos que tanto incomodam. Simplesmente porque alguns deles conseguem deixar você tão satisfeito, que não vai sentir vontade de comer mais. Confira alguns deles:
Batatas pontuam bem no topo do índice de saciedade, uma escala para medir a capacidade de dos alimentos de satisfazer a fome. Mas a forma como você os cozinha é importante: o cozido fará com que você se sinta satisfeito por mais tempo. Mas assada, com uma cobertura saudável, como brócolis salteado, é outra opção saborosa. Batatas têm uma má reputação, mas não têm glúten, oferecem mais potássio do que uma banana e são boas fontes de vitamina B6 e vitamina C.
Estudos com pessoas que consomem dietas de baixo índice glicêmico (alimentos que demoram mais para aumentar o açúcar no sangue) mostram que uma quantidade moderada de massa não é prejudicial. Na verdade, os participantes ainda conseguiam perder peso enquanto comiam macarrão. Resumindo: opte pela massa de trigo integral – quanto mais al dente, menos o açúcar aumenta no sangue.
Elas podem ser ricas em gorduras e calorias, mas você não precisa evitá-las para perder quilos. Na verdade, estudos dizem que mulheres que comem uma porção de nozes duas ou mais vezes por semana têm quase 25% menos probabilidades de serem obesas e ganhar menos quilos do que aquelas que as evitam.
Se você está contando calorias, não conte as do queijo ainda. Um estudo sugere que incluir produtos lácteos com baixo teor de gordura e ricos em cálcio, em suas refeições com baixo teor calórico, pode realmente ajudar a perder um pouco de peso, ao mesmo tempo que protege a saúde óssea.
Uma xícara diária sozinha não vai atrapalhar seus esforços para perder peso. Na verdade, os pesquisadores acreditam que a cafeína presente no café pode fazer você sentir menos fome e queimar mais calorias. Mas adicionar açúcar e creme pode torná-lo menos saudável. Com o tempo, você pode até aumentar a quantidade.
Uma dieta que inclui grãos inteiros, como os do arroz integral, pode realmente ajudar a manter um peso corporal mais saudável. Além de fibras, que nos mantêm satisfeitos, você também receberá vitaminas B1 e B6, magnésio, selênio, fósforo e manganês. E embora o arroz branco não tenha esses benefícios, com porções limitadas e razoáveis, você ainda pode apreciá-lo sem se preocupar com o ganho de peso.
A chave para comer chocolate é escolher o amargo e manter as porções pequenas. O chocolate amargo é rico em antioxidantes e estudos relatam que ajuda a insulina a funcionar melhor no corpo, ao mesmo tempo que controla a sensação de fome. Isso o torna um doce ideal para finalizar uma refeição saudável.
Vá em frente e diga sim à pipoca – mas segure o sal e a manteiga. Pipoca é uma ótima fonte de fibra e satisfaz sua fome rapidamente, portanto, é menos provável que você coma demais. Não vale para a de micro-ondas.
Beber leite gordo para emagrecer? Parece estranho, mas os especialistas acham que é possível, sim. Estudos mostram que um copo de leite integral de vez em quando não aumenta o ganho de peso, e pode até ajudar você a perdê-lo. Embora os cientistas ainda não tenham certeza de como isso funciona, pode ser porque o alto teor de leite satisfaz rapidamente e impede você de exagerar ingerindo outros alimentos.
Fonte: WebMD
Veja também:
Conheça alguns alimentos que ajudam a perder peso
Quer perder peso? Confira algumas dicas
Microbioma intestinal pode facilitar perda de peso em algumas pessoas
5 mitos sobre perda de peso que ainda perduram