Manter o bom funcionamento do nosso sistema circulatório é extremamente importante. Isso porque o sangue circula pelo corpo transportando oxigênio e nutrientes para vários órgãos e tecidos. E o nosso coração é o responsável por bombear sangue para várias partes do corpo, portanto quanto mais saudável ele estiver, melhor para nosso organismo como um todo.
Além de exercícios físicos, uma outra forma de garantir o bom funcionamento do sistema circulatório é pela alimentação. Para incrementar a circulação sanguínea e a saúde do coração, é importante investir no consumo de frutas, verduras, cereais, grãos e carnes magras, por exemplo. No caso de frutas, sempre as prefira in natura. Porém, você também pode optar por sucos e misturá-las entre si e com outros alimentos poderosos.
“Os sucos funcionais, para oferecerem todos os benefícios esperados, devem ser preparados com ingredientes naturais, liquidificados, não coados, para consumo imediato e não adoçados”, lembra a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
Além disso, Marcella lembra que, antes de mais nada, é importante esclarecer que os alimentos funcionais não são destinados a tratar doenças, nem são substitutos para medicamentos: “Porém, o consumo frequente de alimentos funcionais pode reduzir a prevalência de doenças, prevenir fatores de risco e complementar o tratamento de patologias instaladas, particularmente as doenças crônicas”.
A seguir, Marcella ensina a preparar um suco para ativar a circulação que também pode agir como protetor cardiovascular. Veja como preparar a seguir:
Ingredientes:
2 beterrabas
200 ml de suco de laranja
10 mirtilos
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de chá de chia
Modo de preparo:
Lavar e descascar as beterrabas. Em seguida, pique e as coloque no liquidificador junto com os demais ingredientes. Bater tudo, não coar e não adoçar. Consuma assim que ficar pronto.
Benefícios nutricionais:
Marcella conta que a beterraba é rica em antioxidantes, como carotenoides; minerais, como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo; vitaminas (C e B6), ácido fólico, fibras solúveis e outras moléculas como o nitrato, que no organismo se transforma em óxido nítrico, que melhora perfusão sanguínea e a absorção de nutrientes e a oxigenação dos tecidos, além de ajudar na eliminação de toxinas.
“A laranja é uma fruta rica em vitamina C, vitamina A, fibras alimentares, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, protegendo de doenças cardiovasculares e fortalecendo o sistema imune”, diz a médica.
O mirtilo é uma frutinha azul e rica em antioxidantes como taninos, ácidos fenólicos e antocianinas, que ajudam na saúde dos olhos, coração e na proteção vascular dos portadores de diabetes. Já o gengibre, além de promover funções digestivas e metabólicas, atua como antioxidante, prevenindo disfunções vasculares e inflamatórias.
E, por último, a chia: “Entre os principais benefícios da chia está a prevenção de doenças cardiovasculares pela presença do ômega 3, que ajuda a equilibrar os níveis de pressão arterial e colesterol no sangue”, encerra Marcela.
Fonte: Marcella Garcez é médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da entidade.
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua