Doutor Jairo
Leia » Atividade física

Atividade física vs. exercício físico: tem diferença?

A atividade física libera endorfina no corpo, o que causa a sensação de prazer e de bem-estar - iStock
A atividade física libera endorfina no corpo, o que causa a sensação de prazer e de bem-estar - iStock

Redação Publicado em 04/08/2021, às 17h00 - Atualizado às 18h00

Muitas pessoas podem pensar que os termos “atividade física” e “exercício físico” são sinônimos, mas não é bem assim. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.

Exercício físico consiste em um atividade física planejada, estruturada e repetitiva, que tem como principal objetivo melhorar ou manter a capacidade física, a saúde e o peso.

Já a atividade física é um comportamento que envolve movimentos corporais com gastos de energias superiores aos de nível de repouso, gerando interações sociais e com o ambiente. Essa prática pode ser realizada tanto ao ar livre, como durante o deslocamento, no trabalho, nos estudos e, até mesmo, nas tarefas domésticas.

A atividade física traz inúmeros benefícios, como: melhora da qualidade de vida, do humor, da disposição, controle do peso, interação social entre outros pontos positivos.  

O que são capacidades físicas?

As capacidades físicas são qualidades e competências utilizadas para realizar os mais diversos movimentos . Existem cinco tipos e cada um tem a sua importância, ajudando a manter os músculos fortes e o coração saudável, controlar o peso, prevenir doenças e melhorar o desempenho nas atividades cotidianas:

[Colocar ALT]
Confira, aqui, algumas dicas para manter mente e corpo ativos
  • Aptidão cardiorrespiratória: é a capacidade de se descolar ou fazer atividades do dia a dia sem se cansar;
  • Força: capacidade que ajuda uma pessoa a, por exemplo, carregar as sacolas do mercado ou objetos diversos; 
  • Flexibilidade: é útil ao se vestir ou agachar para pegar algo no chão sem grandes dificuldades;
  • Equilíbrio: ajuda na manutenção da postura e na sustentação do próprio corpo; 
  • Velocidade: a capacidade de realizar atividades em um curto espaço de tempo. 

Confira:

Os quatro domínios 

A atividade física pode – e deve – ser praticada em quatro domínios da vida. São eles: 

  • Tempo livre: realizada no período disponível ou durante o lazer e isso inclui caminhar, correr, empinar pipa, dançar, fazer musculação, yoga, participar de brincadeiras e jogos, pular corda, jogar futebol, vôlei ou basquete etc. 
  • Deslocamento: a atividade física é feita durante o deslocamento para ir de um lugar a outro. A pessoa pode caminhar, pedalar, patinar, andar de skate ou manejar uma cadeira de rodas, por exemplo. 
  • Trabalho ou estudo: feita para desempenhar funções de trabalho ou estudo. Entre os exemplos estão plantar, colher, varrer, carregar objetos, brincar no recreio ou participar de aulas de educação física. 
  • Tarefas domésticas: o cuidado do lar e da família também é considerado uma atividade física. Nesse caso, a pessoa pode fazer compras, dar banho em uma criança ou idoso, cuidar de um animal de estimação, fazer faxina, cortar a grama, entre diversas outras tarefas. 

Fonte: Ministério da Saúde e Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Veja também: