Segundo pesquisadores, indivíduos de 20 a 30 anos tendem a ter mais estresse, ansiedade e depressão que os mais velhos
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h41 - Atualizado às 23h54
Muita gente acredita que envelhecer é ruim, mas um estudo mostra que, na verdade, as pessoas tendem a ser mais felizes conforme ficam mais velhas. De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, a sensação de bem-estar psicológico tende a aumentar de década para década.
O trabalho contou com mais de 1.500 participantes de diferentes idades, selecionados aleatoriamente e submetidos a testes de saúde física e mental. A análise mostrou que, apesar do declínio na memória e no aprendizado, natural do envelhecimento, os mais velhos apresentam níveis de saúde mental significativamente mais altos que os mais jovens.
Já indivíduos com 20 e 30 anos foram os que apresentaram os maiores níveis de estresse, ansiedade e depressão, apesar de muita gente achar que essas são as melhores fases da vida. Aparentemente, a maturidade faz com que as pessoas aprendam a regular melhor suas emoções e a tomar decisões com mais tranquilidade.
Os resultados, publicados no Journal of Clinical Psychiatry, contrariam a noção de que o envelhecimento do cérebro estaria atrelado a uma piora na saúde mental. Eles também servem de alento para quem acha que as coisas só pioram com o tempo.