Redação Publicado em 17/01/2022, às 13h00
Escolher a bebida certa pode melhorar seu nível de energia, reduzir a confusão mental e ajudar a se concentrar. E seu cérebro vai agradecer. Veja o que pesquisas dizem sobre essas bebidas que você pode experimentar ao longo do dia.
Se você não consegue passar a manhã sem uma “turbinada”, você não está sozinho. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor. Em 2020, cada brasileiro consumiu 826 xícaras, cerca de 2 xícaras por dia, segundo a Euromonitor International. A cafeína no café realmente deixa você mais alerta. Uma xícara também pode ajudá-lo a se concentrar e melhorar seu humor quando você está deprimido na segunda-feira. Além disso, os bebedores de café ao longo da vida podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer.
Esses grandes fungos brancos recebem o nome por causa da aparência que lembra a exuberante juba de um leão. Uma amostra da culinária e da medicina asiática, eles são menos populares em outros países. Essa é uma oportunidade perdida, porque pesquisas mostraram que eles protegem as células cerebrais e melhoram o comprometimento cognitivo leve – um declínio nas habilidades mentais que precede a demência.
Essa especiaria amarela é o ingrediente principal do curry e adiciona um sabor terroso ao chá. A cúrcuma faz parte da medicina chinesa e indiana há séculos. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma é útil para problemas de pele, articulações e digestivos. Os pesquisadores agora estão analisando seus efeitos protetores no cérebro e se isso pode melhorar a memória e retardar a progressão da doença de Alzheimer.
Essa raiz tem sido importante para a medicina tradicional chinesa há séculos. Pode ajudar a aumentar a resistência e a concentração, bem como a melhorar a memória. Os pesquisadores estão estudando se ele também pode proteger contra a depressão, Parkinson e doença de Alzheimer. O ginseng asiático pode causar efeitos colaterais, incluindo problemas para dormir. Como pode diminuir o açúcar no sangue, consulte seu médico antes de usá-lo se tiver diabetes.
Se você não toma café, essa bebida com sabor de nozes é outra maneira de obter sua cafeína diária. Assim como o café, o chá pode fazer você se sentir mais alerta. Também pode ajudar a eliminar distrações, como o colega de trabalho barulhento ao lado. Também há evidências de que essas folhas verdes melhoram a memória e a atenção. Os especialistas não conseguem apontar um componente que as torne tão saudáveis para o cérebro. Provavelmente é uma mistura de componentes químicos vegetais saudáveis.
O cacau é rico em flavonoides, substâncias encontradas em vegetais que ajudam a melhorar a atenção, a velocidade de processamento e a memória. Uma xícara dessa bebida rica também pode proteger contra o declínio mental, especialmente em pessoas com maior risco de demência. Atenha-se ao chocolate amargo, que tem mais flavonoides do que ao leite ou branco. E não exagere. O chocolate é rico em gordura, calorias e açúcar.
Os fãs dessa bebida fermentada efervescente afirmam que ela ajuda em tudo, desde pressão alta até câncer. Kombucha é uma mistura de chá preto, açúcar, bactérias e fermento. Os rótulos dizem que esses germes saudáveis aumentam a imunidade e reduzem a inflamação, embora não haja muitas evidências para apoiar as alegações.
O kombucha também traz benefícios para diabéticos. Apesar de existir uma pequena quantidade de açúcar residual nessa bebida, ela reduz a vontade de consumir doces, o que ajuda a balancear o consumo total. Mas cuidado: se você não preparar bem este chá azedo e guardá-lo na geladeira, poderá beber alguns germes ruins junto com os bons.
Todo o seu corpo precisa de água – incluindo o seu cérebro. Quando você está desidratado, sua função mental sofre. A água compõe 75% do volume do seu cérebro e atua como um amortecedor natural. Adicione um pouco de limão ao seu copo de água para dar sabor e nutrição. O limão tem nutrientes vegetais que protegem suas células contra danos. Além disso, algumas pessoas acham que o cheiro melhora o humor.
Apenas uma porção de verduras por dia pode ajudar a retardar o declínio mental à medida que você envelhece, segundo pesquisas. Espinafre, couve e repolho verde são ricos em nutrientes amigáveis ao cérebro, como folato e luteína. Mas você não precisa comê-los em forma de salada, ou mesmo em um prato, para colher seus benefícios. Misture 56 gramas de verduras com frutas vermelhas, uma banana e gelo para um deleite rico e nutritivo que também virá carregado com vitaminas A e C.
A beterraba é um vegetal de raiz. Seu suco é rico em antioxidantes que protegem contra substâncias prejudiciais ao corpo chamadas radicais livres. Também possui nitratos que relaxam os vasos sanguíneos e podem ajudar a reduzir a pressão alta – um risco de acidente vascular cerebral e demência. Além disso, esse suco doce e terroso ajuda a combater a fadiga.
Jogue alguns mirtilos, framboesas, amoras e morangos em uma centrífuga ou misture-os em seu smoothie favorito. Seja como você consuma essas frutas, elas são alimento para o cérebro. São ricas em antioxidantes que protegem as células contra danos. As pequenas frutas também são uma boa fonte de flavonoides, como antocianinas, que colaboram para manter a memória saudável. Apenas tome cuidado com os sucos comprados em lojas. Eles podem ser ricos em açúcar.
Aqui, uma bebida que pode gerar polêmica. Algumas pesquisas apontam que uma dose de vinho tinto pode ajudar a relaxar e faz bem ao coração. Outras, dizem que não existe um nível “seguro” de consumo de álcool. O vinho tinto é rico em componentes químicos naturais que combatem a inflamação e protegem as células do cérebro contra danos. Algumas pesquisas mostram que o consumo moderado dessa bebida pode ajudar a prevenir os coágulos sanguíneos que podem levar ao derrame e reduzir o risco de demência. Enquanto não se chega a uma resposta final, observe o quanto você bebe. Mais de uma dose por dia para mulheres e duas para homens pode piorar as alterações cerebrais e aumentar o risco de demência e de outras doenças.
Fonte: WebMD
Veja também: