Como gostar de malhar?

Apesar de os exercícios físicos serem importantes, nem todo mundo gosta

Redação Publicado em 24/03/2022, às 13h00

Veja algumas dicas que podem funcionar para você - iStock

A gente já sabe que exercícios físicos são fundamentais para a saúde, mas isso não significa que todo mundo goste de fazê-los. A falta de tempo, atrelada à pressão social para se encaixar em determinados grupos, pode fazer com que um dia na academia, por exemplo, seja um grande pesadelo.

No entanto, é cientificamente comprovado que se exercitar ajuda as pessoas a liberarem  endorfina e a terem um aumento da dopamina, bem como da serotonina, hormônios que acompanham o exercício e são responsáveis pela sensação de bem-estar. 

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa começar a malhar e para que sinta prazer nisso.

Confira:

Como começar?

Não existe uma única maneira de se exercitar e algumas dicas podem te ajudar a descobrir o que funciona para você: 

1. Faça o que você gosta

Algumas pessoas precisam da academia porque ela oferece um treino definido, mas o componente essencial do exercício é elevar a frequência cardíaca e, para isso, as opções são muitas.

Uma boa opção é pensar no que você gostava de fazer no passado, mesmo quando criança. Isso pode ajudar a perceber que as possibilidades estão mais próximas do que imagina: dançar, jogar futebol ou caminhar com os amigos, por exemplo. A academia não é a única forma de gastar calorias!

2. Comece aos poucos 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana, e isso pode ser tempo demais para quem tem uma rotina atribulada. 

Se você ainda não tem o costume de se exercitar, é recomendável começar aos poucos, durante alguns minutos por dia e, com o tempo, aumentar gradativamente essa quantidade. O objetivo é sentar-se menos e mover-se mais, e algum exercício é melhor do que nada.

3. Tenha uma companhia 

Exercitar-se com outras pessoas é fundamental porque somos seres sociais. Quando você faz parte de um grupo ou mesmo tem a companhia de uma outra pessoa, existe um “contrato de compromisso” e um acaba incentivando o outro. Logo, arrume um amigo para te acompanhar ou se inscreva em aulas com mais pessoas para ter essa troca de experiências.

Veja também:

atividade física exercício físico malhar

Leia também

5 formas como os exercícios ajudam a combater a ansiedade


Como o exercício aeróbico protege o cérebro?


Calistenia: 7 exercícios para manter o corpo ativo nas férias


Como treinar costas em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia