Como lidar com um amor não correspondido

Em algum momento da vida, você provavelmente teve pelo menos um interesse romântico que não sentia o mesmo

Redação Publicado em 31/08/2024, às 10h00

Conversar sobre como se sente pode parecer assustador, mas geralmente é a melhor maneira de abordar a situação - iStock

Já teve uma queda por uma celebridade que não tinha ideia de que você existia? Sentimentos persistentes por um ex após o término? Ou talvez tenha se apaixonado profundamente por um amigo próximo, mas manteve seus sentimentos em segredo. Essas experiências descrevem amor não correspondido ou que não é mútuo. Se seus sentimentos não se aprofundarem muito além de uma paixão séria, você pode não se sentir tão angustiado por eles. Mas a dor do amor unilateral pode persistir quando você realmente ama alguém.

Em algum momento da vida, você provavelmente teve pelo menos um interesse romântico que não sentia o mesmo. Infelizmente, essa é uma experiência bem universal. Mas não é a única maneira de experimentar o amor não correspondido, que pode aparecer de várias maneiras.

Alguns tipos comuns:
-desejo por alguém indisponível;
-ansiar por uma pessoa que não tem sentimentos semelhantes;
-sentimentos mútuos entre pessoas envolvidas em outros relacionamentos;
-sentimentos persistentes por um ex após um término.

O amor não correspondido também pode acontecer em encontros casuais se seus sentimentos se tornarem sérios, mas o interesse da outra pessoa nunca se aprofundar.

Quais são os sinais?

O amor não correspondido pode parecer diferente em diveros cenários. Psicólogos descrevem um sinal-chave como "desejo intenso que abrange um período de tempo significativo e envolve pouca ou nenhuma reciprocidade do seu interesse amoroso".

Aqui estão algumas coisas mais específicas que podem sugerir que o amor não é mútuo

-Seu interesse amoroso não parece interessado em progredir no relacionamento: você quer explorar uma conexão mais profunda, então começa a convidá-lo para passar mais tempo junto. Mas ele mantém distância enquanto você tenta se aproximar. Talvez ele chame o que você vê como um encontro de "sair" ou convide outros amigos para participar da noite íntima que você planejou. A falta de interesse dele também pode aparecer em sua conexão emocional. Quando você tenta fazer perguntas sobre suas crenças e valores, por exemplo, ele pode não oferecer muito em suas respostas nem fazer perguntas semelhantes em troca.

-Ele demora para responder a convites, mensagens de texto e chamadas: sente que você está fazendo a maior parte do trabalho para sair? Talvez ele demore uma eternidade para responder às mensagens. Ou quando você o convida para sair, ele diz: "Talvez! Eu te aviso" e não confirma até o último minuto. Se esse padrão persistir e ele não oferecer nenhuma razão, como uma obrigação anterior, pode haver outra explicação para o comportamento deles.

-Negando sinais de que a pessoa não está interessada: não importa como você olhe, o amor não correspondido dói. Para lidar com a dor, não é incomum passar por uma fase de negação. Talvez ignore os sinais mais sutis que está recebendo e escolha se concentrar em quantas vezes a pessoa abraça ou toca você casualmente; te elogia; confia em você ou pede sua opinião. Mas algumas pessoas são apenas afetuosas e abertas, o que pode ser confuso quando está tentando avaliar o interesse delas em você.

Honesto consigo mesmo

Identificar um amor não correspondido requer a capacidade de ser honesto consigo mesmo sobre o que está acontecendo. Isso envolve prestar atenção aos sinais da outra pessoa, mesmo que aceitar como ela se sente possa ser difícil.

-Usar o que você sabe sobre a pessoa para se aproximar: você pode se pegar pensando em maneiras de se tornar mais atraente para a outra pessoa. Talvez jogar basquete seja o hobby favorito dela, então você de repente começa a praticá-lo — apesar de odiar tanto o suor quanto os esportes.

-Experimentar muitas emoções desagradáveis:  amor não correspondido geralmente envolve um ciclo de emoções. Esse padrão geralmente começa com esperança, à medida que você forma estratégias voltadas para acender um relacionamento romântico. Mas quando essas tentativas falham, você pode ficar com sentimentos de rejeição e emoções que os acompanham, incluindo tristeza, raiva, ressentimento, ansiedade e vergonha.

Lutando para tirar a pessoa do pensamento

O amor não correspondido geralmente é acompanhado de um sentimento de desejo que pode começar a tomar conta de suas emoções e contaminar a realidade. Seus sentimentos pela pessoa podem surgir ao longo do seu dia, em diferentes áreas da sua vida.

Por exemplo, você pode:
-verificar seus perfis nas redes sociais para ver se ela curtiu sua postagem (ou compartilhou algo que você pode comentar);
-escrever mensagens (que você não envia) para confessar seus sentimentos;
-fazer compras no bairro dela na esperança de vê-la;
-falar sobre ela com frequência;
-imaginar cenários em que você diz a ela como se sente;

Existe alguma maneira de lidar com isso?

Dói quando seus sentimentos não são correspondidos. Na verdade, um pequeno estudo de 2011 sugere que a rejeição ativa as mesmas áreas do cérebro que a dor física. Essas dicas podem ajudar você a lidar com a dor até que ela diminua.

Fale sobre isso…

Uma conversa com a outra pessoa sobre como se sente pode parecer assustadora, mas geralmente é a melhor maneira de abordar a situação. Se perceber alguns sinais confusos, como comportamento de flerte ou gestos afetuosos, da pessoa em quem está interessado, falar sobre essas coisas pode ajudar. Nem sempre é fácil interpretar o comportamento de alguém, então você pode não saber exatamente como ela se sente, a menos que ela lhe diga. Sente-se sobrecarregado? Também é perfeitamente normal conversar com um amigo de confiança sobre o que está passando. Às vezes, apenas desabafar esses sentimentos pode oferecer alívio.

...mas não demore

Você confessa seu amor pela pessoas, mas ela o rejeita. Você está magoado, mas quer continuar amigo. A melhor maneira de fazer isso é se concentrar em sua amizade. Se ela deixar claro que não está interessada ​​em nenhum envolvimento romântico, abandone o assunto. Continuar a perseguir ou esperar que ela mude de ideia pode eventualmente trazer frustração, prejudicar a amizade e causar mais dor. Mas não sinta que precisa forçar sua amizade agora também. É completamente normal precisar de espaço e tempo para se curar.

Sinta seus sentimentos…

O amor não correspondido geralmente envolve muitas emoções, nem todas negativas. Você pode se sentir animado ao ver a pessoa que ama, no topo do mundo quando passa um tempo com ela, e profundamente triste ao perceber que nunca terá mais do que a amizade dela. Tente praticar a aceitação consciente de todos esses sentimentos. Aceite-os conforme eles surgem, sem julgá-los. Apenas observe-os e deixe-os passar. Escrever um diário sobre eles conforme você os observa (mesmo os que machucam) também pode ajudar.

...e então se distraia

Todos os seus sentimentos são válidos, e notá-los e aceitá-los pode ajudá-lo a seguir em frente. Mas tente manter algum equilíbrio, pois muito tempo se lamentando pode acabar deixando você mais infeliz. Durante o dia, pode ajudar deixar os sentimentos de lado até que você tenha tempo e espaço para lidar com eles.

Mude seu comportamento

Aqui estão algumas maneiras de mudar de comportamento:
-Tente reservar um tempo extra para seus hobbies, amigos e outras atividades agradáveis.
-Cuide de si mesmo fazendo refeições regulares e mantendo-se ativo.
-Presenteie-se com algo pequeno, seja flores frescas, uma boa refeição fora ou um novo livro ou filme.
-Considere namorar casualmente, quando estiver pronto, para encontrar um parceiro que retribua seus sentimentos.

Encontre significado na experiência

Não é tanto sobre o que acontece conosco na vida, é mais sobre como respondemos à situação em questão. Você amou alguém e queria ser amado em troca. Talvez não tenha obtido o resultado que esperava, mas isso não significa que seu amor não tenha sentido. Você aprendeu algo sobre si mesmo? Cresceu de alguma forma? Desenvolveu uma amizade mais forte com a pessoa? A rejeição certamente pode causar dor, mas o amor também pode permanecer e se transformar em um amor diferente que é mais parecido com amizade. Pode não parecer muito reconfortante agora, mas algum dia você pode valorizar essa amizade ainda mais.

Pergunte a si mesmo o que você realmente quer

Seus sentimentos estão sempre se comunicando com você. À medida que presta atenção à verdade de sua experiência, seus sentimentos podem ajudar a apontar a direção certa. Talvez sua experiência tenha lhe ensinado mais sobre o tipo de pessoa pela qual se sente atraído, por exemplo. Se continua vivenciando um amor não correspondido, pode ajudar a considerar se esse padrão diz algo sobre suas necessidades. Apaixonar-se por pessoas que não retribuem seus sentimentos pode sugerir que sente que deveria estar apaixonado por alguém quando está realmente mais feliz sozinho. Talvez você realmente não queira um relacionamento — não há nada de errado nisso.

Quando obter ajuda

Lidar com um amor não correspondido é um motivo absolutamente válido para procurar a ajuda de um terapeuta qualificado. A terapia pode ser especialmente útil se:

Se você se sente deprimido, sem esperança ou tem pensamentos suicidas, é melhor falar com um profissional treinado imediatamente.

 

E se você for quem não sente o mesmo?

 

Rejeitar alguém gentilmente nem sempre é fácil, especialmente se realmente se importa com a pessoa. Você pode até considerar tentar sair com ela para ver o que acontece. Mas se tem certeza de que não tem nenhum interesse romântico, isso pode complicar as coisas para vocês dois. A seguir estão algumas dicas para navegar nessa situação graciosamente

-Evitar geralmente não ajuda: você pode querer evitar a pessoa até que os sentimentos dela desapareçam, mas isso pode machucar vocês dois, especialmente se forem bons amigos. Em vez disso, tente falar sobre a situação. Isso pode ser um pouco desconfortável, mas uma discussão honesta pode ajudar os dois a seguirem em frente. Tome cuidado com a forma como você expressa sua falta de interesse. Seja honesto, mas gentil. Mencione coisas que você valoriza sobre a pessoa antes de explicar por que não os vê como um casal.

-Ofereça compaixão: provavelmente, você teve sentimentos por alguém que não os correspondeu em algum momento. Pense em como isso fez você se sentir. O que teria te ajudado na época? Mesmo que não tenha experimentado um amor não correspondido, oferecer gentileza até que a dor da rejeição desapareça pode ajudar a outra pessoa a se confortar com sua amizade existente.

-Deixe sua rejeição clara: é importante dizer claramente que não está interessado. Você pode não querer ferir os sentimentos com um direto "Eu não sinto isso por você". Mas recusas vagas ou ambíguas podem encorajar a outra pessoa a continuar tentando.

Ser direto agora pode ajudar a evitar dor e frustração posteriores para vocês dois. Tente:  "Você é importante para mim e eu valorizo ​​o tempo que passamos juntos, mas eu só vejo você como um amigo" ou "Eu não estou interessado em você romanticamente, mas quero que sejamos bons amigos. Como podemos fazer isso funcionar?"

Evite dizer coisas como "Você encontrará alguém que seja certo para você" ou, "Eu não sou bom para você". Isso pode parecer desdenhoso. Essas frases também podem inspirar reações como, "Bem, como você sabe a menos que tentemos?"

Fonte: Healthline

 

comportamento saúde mental relacionamento amor não correspondido

Leia também

Situationship: o que significa e 7 sinais de que você está em uma


Sentindo-se sozinho e triste? Psiquiatra dá 10 dicas para mudar isso


Existe receita para deixar de gostar de alguém? Especialistas respondem


Me apaixonei por meu melhor amigo; será que devo “chegar junto”?