Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Confira 10 alimentos ricos em proteína

Confira a lista - iStock
Confira a lista - iStock

Redação Publicado em 26/10/2021, às 11h00

Comer alimentos ricos em proteínas tem muitos benefícios. Esse hábito pode, por exemplo, ajudar a emagrecer, já que uma dieta balanceada costuma trazer uma sensação maior de saciedade. Além disso, as proteínas, aliadas a uma boa rotina de treino, também aumentam o ganho da massa muscular.

Por isso, separamos alguns dos melhores alimentos ricos em proteínas para você ir às compras. Confira:

  1. Peito de frango;
  2. Queijos em geral;
  3. Salmão sem pele e fresco;
  4. Atum fresco;
  5. Ovo;
  6. Iogurte;
  7. Tofu;
  8. Feijão;
  9. Grão de bico;
  10. Soja.

Café da manhã rico em proteína pode prevenir fissura por alimentos calóricos

Muita gente alega que não sente a mínima fome ao acordar, mas um estudo mostra que tomar café da manhã ajuda a controlar a fissura por doces ao longo do dia. E, se a refeição for rica em proteínas, dá para driblar a gula por alimentos gordurosos também.

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que começar o dia com uma refeição proteica, com ovos ou leite, por exemplo, ajuda a aumentar os níveis de uma substância química no cérebro associada à sensação de recompensa, a dopamina.

De acordo com Heather Leidy, professora de nutrição e fisiologia do exercício, participantes da pesquisa apresentaram um grande declínio no desejo de comer doce depois que começaram a tomar café da manhã.

O trabalho contou com um grupo de 16 mulheres jovens, com idade média de 19 anos, mas Leidy acredita que os resultados podem ser generalizados para adultos e para ambos os sexos. Os dados foram publicados no Nutrition Journal.

Embora o estudo tenha contado com pouca gente, ele não é o único a mostrar os benefícios do café da manhã. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC)  já alertaram para o fato de que muitos adolescentes americanos saem de casa em jejum e que isso aumenta o risco de comer demais nas refeições seguintes.

Veja também: