Redação Publicado em 21/12/2021, às 11h00
A sensação desconfortável de estar com gases afeta quase todos em algum momento. E, embora a passagem de gases e os arrotos sejam maneiras naturais de o corpo se livrar do excesso de ar que fica preso no intestino, o excesso de gases às vezes pode ser embaraçoso e doloroso. Por isso, separamos uma lista com alguns alimentos que mais causam gases para você evitar – ou consumi-los com consciência. Veja:
O feijão e algumas outras leguminosas, como ervilhas e lentilhas, têm a reputação de causar gases.
O feijão, por exemplo, contém grandes quantidades de um açúcar complexo chamado rafinose, que o corpo tem dificuldade em decompor. Os feijões também são ricos em fibras, e uma alta ingestão de fibras pode aumentar a formação de gases.
Assim como o feijão e as leguminosas, o brócolis e outros vegetais crucíferos contêm grandes quantidades de rafinose e fibra.
Outros vegetais crucíferos que contêm rafinose e têm um alto teor de fibra incluem:
Alguns desses alimentos, como os aspargos, podem causar gases com odor particularmente forte.
A cebola é um alimento comum em muitos tipos diferentes de culinária e costumam ser ingeridas cruas ou cozidas. No entanto, vale lembrar que elas contêm frutose, substância que o intestino decompõe durante a digestão, e é justamente essa quebra do açúcar que provoca a formação de gás.
Confira:
O alho é outro alimento que as pessoas em todo o mundo usam em uma ampla variedade de pratos e também pode causar excesso de gases. Em casos raros, uma pessoa pode ter alergia ou intolerância ao alho, que causa inchaço e gases.
Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte, costumam ser excelentes fontes de proteína e cálcio.
No entanto, de acordo com um estudo de 2013, até 75% da população mundial perderá a capacidade de digerir a lactose, o açúcar dos laticínios, à medida que envelhecem.
Uma pessoa que perde a capacidade de digerir a lactose sofrerá vários sintomas potenciais, incluindo gases malcheirosos, se consumir laticínios.
Uma pessoa pode reduzir os gases adotando certas medidas, muitas das quais relacionadas à dieta alimentar, como:
Manter-se ativo e praticar exercícios regularmente também pode ajudar os gases a passarem pelo intestino mais rapidamente, o que pode reduzir o inchaço e a flatulência.
Via: Medical News Today
Assista também: