Redação Publicado em 10/12/2021, às 13h00
A maçã é uma fruta popular e querida por muita gente. Por ser fácil de ser carregada e ter um gosto bom, ela é uma das primeiras opções quando se trata de um lanchinho rápido. Mas, além da praticidade, você sabia que ela ainda tem uma série de benefícios para a saúde? Confira 5 deles:
As maçãs são ricas em fibras e água, duas qualidades que ajudam as pessoas a se sentirem mais saciadas.
Em um estudo, pessoas que comeram fatias de maçã antes de uma refeição se sentiram mais satisfeitas do que aquelas que consumiram compota de maçã, suco de maçã ou nenhum produto de maçã.
Confira:
Em outro estudo, realizado durante 10 semanas, foram analisadas 50 mulheres com sobrepeso, e as que comeram maçãs perderam em média 1 kg e ingeriram menos calorias em geral, em comparação com aquelas que comeram biscoitos de aveia com teor calórico e de fibra semelhantes.
Os pesquisadores acham que as maçãs saciam mais porque são menos ricas em energia, mas ainda fornecem fibra e volume.
Vários estudos relacionaram comer maçãs a um risco menor de diabetes tipo 2.
Em um grande estudo, foi analisado que comer uma maçã por dia foi associado a um risco 28% menor de diabetes tipo 2, em comparação com não comer nenhuma maçã. Mesmo comer apenas algumas maçãs por semana teve um efeito protetor semelhante.
Estudos em tubos de ensaio mostraram uma ligação entre compostos de plantas em maçãs e um menor risco de câncer. Além disso, um estudo com mulheres relatou que comer maçãs estava relacionado a taxas mais baixas de morte por câncer.
Os cientistas acreditam que seus efeitos antioxidantes e antiinflamatórios podem ser responsáveis por seus potenciais efeitos preventivos do câncer.
Comer frutas está relacionado a uma maior densidade óssea, que é um marcador da saúde óssea.
Os pesquisadores acreditam que os compostos antioxidantes e antiinflamatórios das frutas podem ajudar a promover a densidade e a força óssea.
Alguns estudos mostram que as maçãs, especificamente, podem afetar positivamente a saúde óssea.
A maioria das pesquisas concentra-se na casca e na polpa da maçã. No entanto, o suco de maçã pode ter benefícios para o declínio mental relacionado à idade.
Em estudos com animais, o suco concentrado reduziu as espécies reativas de oxigênio (ROS) prejudiciais no tecido cerebral e minimizou o declínio mental.
O suco de maçã também pode ajudar a preservar a acetilcolina, um neurotransmissor que pode diminuir com a idade. Baixos níveis de acetilcolina estão associados à doença de Alzheimer.
Via: Healthline
Assista também: