Redação Publicado em 23/12/2021, às 10h00 - Atualizado às 21h52
O alho, além de ser um dos temperos favoritos na culinária, ainda tem uma série de propriedades que trazem benefícios para a saúde. Confira algumas delas:
Você provavelmente já ouviu alguém falar que alho ajuda a se curar de resfriados e, bom… isso é verdade!
Um grande estudo de 12 semanas descobriu que um suplemento diário de alho reduziu o número de resfriados em 63%, em comparação com um placebo. Além disso, a duração média dos sintomas de resfriado também foi reduzida em 70%, de 5 dias no grupo do placebo para apenas 1,5 dia no grupo do alho.
Outro estudo descobriu que uma alta dose de extrato de alho envelhecido (2,56 gramas por dia) reduziu o número de dias com resfriado ou gripe em 61%.
As doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, são as maiores assassinas do mundo. A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é um dos fatores mais importantes dessas doenças.
Felizmente, estudos em humanos descobriram que os suplementos de alho têm um impacto significativo na redução da pressão arterial em pessoas com pressão alta.
Confira:
De acordo com uma pesquisa, 600-1.500 mg de extrato de alho envelhecido foi tão eficaz quanto um determinado medicamento na redução da pressão arterial em um período de 24 semanas.
Porém, é válido destacar que as doses de suplemento devem ser bastante altas para surtir os efeitos desejados. A quantidade necessária equivale a cerca de quatro dentes de alho por dia.
O alho contém antioxidantes que ajudam os mecanismos de proteção do corpo contra danos oxidativos.
Foi demonstrado que altas doses de suplementos de alho aumentam as enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzem significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta.
Os efeitos combinados na redução do colesterol e da pressão arterial, bem como as propriedades antioxidantes, podem reduzir o risco de doenças cerebrais comuns, como doença de Alzheimer e demência.
O alho foi uma das primeiras substâncias usadas para melhorar o desempenho dos atletas. Tradicionalmente, ele era usado em culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho dos trabalhadores.
Agora, nos tempos modernos, estudos com roedores mostraram que o alho ajuda no desempenho nos exercícios, mas poucos estudos em humanos foram feitos.
No entanto, pessoas com doenças cardíacas que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução de 12% na frequência cardíaca máxima e melhor capacidade de exercício.
Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.
Nenhum estudo em humanos mediu os efeitos do alho na perda óssea.
No entanto, estudos com roedores mostraram que ele pode minimizar a perda óssea aumentando o estrogênio em mulheres.
Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária de extrato de alho seco (igual a 2 gramas de alho cru) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênio.
Isso sugere que esse suplemento pode ter efeitos benéficos na saúde óssea das mulheres.
Via: Healthline
Assista também: