Confira alguns alimentos que podem ajudar na saúde mental

Banana, aveia e até chocolate amargo estão na lista do que consumir para melhorar o bem-estar

Redação Publicado em 19/03/2021, às 11h27

Outras formas de cuidar da saúde mental são exercitar-se e ter um sono regulado - Freepik

Diversos estudos já mostraram que a pandemia e o isolamento social afetaram a saúde mental das pessoas, principalmente dos jovens. Agora, no Brasil, momento em que encaramos a pior fase do coronavírus, com recordes de morte diariamente, pode ser que precisemos reforçar ainda mais o cuidado com nossa mente.

Por isso, Luanna Caramalac Munaro, especialista em adequação nutricional e comportamental, deu a dica de alguns alimentos que podem ajudar nesse momento. Ela ressalta que é necessário tratar a saúde como um todo. “Para melhorar o bem-estar mental, é necessário consumir alimentos que induzem a produção de triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio neurotransmissor do prazer, que regula o sono, humor, apetite)”.

Entre os alimentos que Luanna lista, estão:

Outras dicas para manter a saúde mental

A revista Jama Pediatrics, da Associação Médica Americana, divulgou um guia para ajudar adolescentes a manter a saúde física, emocional e mental. As informações vêm em boa hora, já que muitos pais têm se preocupado com os impactos do isolamento social (e o consequente uso excessivo da tecnologia) sobre os filhos. Veja, abaixo, as dicas elaboradas por especialistas das universidades da Flórida e de Minnesota:

Mexa-se

Ser ativo ajuda você a se sentir bem e também a dormir melhor. Tente praticar 60 minutos de atividade física por dia. O ideal é que, na maior parte desse tempo, a atividade faça você respirar com mais força e sua frequência cardíaca aumente. Isso inclui caminhar, andar de bicicleta, dançar, nadar, praticar esporte e fazer musculação. O importante é encontrar algo que você goste de fazer e que você faça com regularidade.

Durma direito

Sono suficiente e de boa qualidade é essencial para se manter saudável. Tente dormir de 8 a 10 horas toda noite. Deixe a TV, o computador e o smartphone fora do quarto, ou desligue esses eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

Relaxe

Você pode controlar seu estresse com exercícios, dieta saudável e sono de qualidade. Técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, bem como terapias que ajudam a reduzir o autodiálogo negativo, são muito úteis. Fazer uma boa leitura, ligar para um amigo, ouvir música, escrever ou passar tempo com seu animal de estimação também são outras formas de gerenciar o estresse. Não deixe de fazer algo que você ama todos os dias.

Defina metas

Aprender a estabelecer e cumprir metas é uma habilidade importante para a vida. Primeiro, identifique um objetivo viável e importante para você. Liste as coisas que precisam ser concluídas para alcançar a meta e comece a trabalhar nas tarefas que o ajudarão a chegar lá. Quando seu objetivo for atingido, se dê de presente uma recompensa que não seja comida.

saúde mental alimentação alimentos bons

Leia também

Olho seco também pode afetar a saúde física e mental, sugere estudo


Covid-19: solidão faz brasileiros passarem mais tempo nas telas


Dietas ricas em frutose podem prejudicar o sistema imunológico


Influenciadores podem deixar seu filho obeso, sugere estudo