Confira 3 benefícios do figo à saúde

Além de saciar o desejo por doces, a fruta é uma excelente fonte de nutrientes importantes

Tatiana Pronin Publicado em 10/07/2023, às 18h00

Os figos são uma ótima alternativa ao açúcar refinado em receitas doces - iStock

Mais fáceis de achar no inverno, os figos têm sido associados à saúde e prosperidade desde os tempos antigos. Os frutos da figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, chegaram ao Brasil no século XVI, na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses.

Antes de o açúcar se tornar popular, os figos eram comumente usados para adoçar sobremesas, assim como as tâmaras. Hoje, à medida que as pessoas começam a se afastar dos açúcares refinados, muitos estão voltando aos figos para fornecer uma alternativa mais saudável.

Eles são uma excelente fonte de:
-Vitamina A
-Vitamina C
-Cálcio
-Ferro
-Potássio
-Magnésio

Nutrientes por porção

Um figo médio contém:
Calorias: 37
Gordura: 0 gramas
Colesterol: 0 miligramas
Sódio: 1 miligrama
Carboidratos: 10 gramas
Fibra: 1 grama
Açúcar: 8 gramas
Proteína: 0 gramas

Os figos satisfazem o desejo por doce, além de fornecer muitos benefícios importantes para a saúde. Veja, a seguir, alguns deles:

1. Ajudam a reduzir a pressão

A pressão alta, também conhecida como hipertensão, pode levar a complicações como doenças cardíacas e derrames. Um fator que leva à pressão alta é um desequilíbrio de potássio causado pela ingestão de muito sódio e pouco potássio. Figos são ricos em potássio e podem ajudar a corrigir esse desequilíbrio. Enquanto isso, os altos níveis de fibra podem ajudar a eliminar o excesso de sódio do sistema.

2. Melhoram a digestão

Problemas digestivos variam de constipação a diarreia. Em ambas as extremidades do espectro, aumentar a ingestão de fibras pode ajudar. Além de seu alto teor de fibras, no entanto, os figos ajudam na digestão de outra maneira. Eles são uma excelente fonte de prebióticos, que melhoram a saúde geral do intestino.

3. Favorecem os ossos

Figos são uma boa fonte de cálcio e potássio. Esses minerais podem trabalhar juntos para melhorar a densidade óssea, o que pode, por sua vez, prevenir doenças como a osteoporose. Estudos sugerem que uma dieta rica em potássio, em particular, pode melhorar a saúde óssea. Enquanto isso, o cálcio é um componente estrutural chave dos ossos, e o aumento da ingestão de cálcio demonstrou melhorar a estrutura mineral óssea em crianças e adolescentes.

Como preparar figos

Os figos podem ser facilmente consumidos frescos como um lanche, ou cortados ao meio e colocados em uma salada ou sanduíche para adicionar crocância e sabor. No entanto, também existem várias maneiras saborosas de assar usando figos como adoçante.
Uma opção é cortar os pequenos e misturá-los na massa da mesma forma como misturaria com passas.

Preparados assim, os figos ficam ótimos em pães, biscoitos e muffins. Já as barras de figo podem ser feitas cozinhando a fruta picada em fogo médio até os pedaços ficarem macios e úmidos. Então, podem ser pressionados em uma panela com outros ingredientes. Outra opção é cortá-los no sentido do comprimento, temperar com mel e canela e assá-los no forno por 40 minutos para fazer uma sobremesa doce ou um acompanhamento delicioso.

Veja também: 

alimentação benefícios figo

Leia também

Melão: confira 10 surpreendentes benefícios da fruta para a saúde


Salada de frutas: aprenda a fazer as melhores combinações


Kiwi: conheça 4 benefícios nutricionais desta fruta exótica


Tangerina é excelente fonte de vitamina C e minerais; aprenda receitas