Conheça os benefícios do chá de camomila

Pesquisas sobre a potência do chá de camomila têm se mostrado promissoras

Redação Publicado em 27/08/2021, às 12h00

O chá de camomila deve ser usado como um suplemento e nunca como um substituto de medicação usual - iStock

O chá de camomila é usado há muito tempo, como um remédio popular tradicional, para uma ampla gama de problemas de saúde. Hoje em dia, os pesquisadores estão explorando cada vez mais sua eficácia no controle de doenças, incluindo câncer e diabetes. Até agora, as pesquisas sobre a potência do chá de camomila têm se mostrado promissoras. No entanto, os estudos variam, com algumas pesquisas comprovando benefícios claros em comparação com remédios alternativos, e outros apenas apontando para alguns possíveis.

Para a maioria das pessoas, o chá de camomila é seguro para ser experimentado como um suplemento a outros tratamentos, mas não deve substituir os tratamentos médicos convencionais quando as pessoas têm doenças graves. A potência de vários chás de camomila varia, com alguns contendo significativamente mais camomila do que outros.

Os chás mais potentes também têm maior probabilidade de causar efeitos colaterais em pessoas vulneráveis a eles. Consequentemente, é mais seguro começar com uma dosagem baixa e ir aumentando lentamente para doses maiores. A camomila contém produtos químicos chamados flavonoides, um tipo de nutriente presente em muitas plantas, que desempenham um papel significativo nos efeitos medicinais dela. Os pesquisadores ainda não têm certeza de quais outros produtos químicos estão presentes na camomila especificamente e são responsáveis por seus benefícios.

Benefícios do chá de camomila

Os benefícios potenciais do chá de camomila, para os quais há mais evidências, incluem:

• Reduz a dor menstrual

Vários estudos relacionaram o chá de camomila à redução da gravidade das cólicas menstruais. Um estudo de 2010, por exemplo, descobriu que consumir chá de camomila por um mês pode reduzir a dor das cólicas menstruais. As mulheres no estudo também relataram menos ansiedade e angústia associadas à dor menstrual.

• Trata diabetes e reduz o açúcar no sangue

Novamente, alguns estudos descobriram que o chá de camomila pode reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. A pesquisa não mostra que a camomila seja um substituto viável para os medicamentos para diabetes, mas pode ser um suplemento útil para os tratamentos existentes. Da mesma forma, um estudo de 2008 com ratos descobriu que o consumo consistente de chá de camomila pode impedir o aumento do açúcar no sangue. Esse efeito reduz o risco de longo prazo de complicações do diabetes, sugerindo que a camomila pode melhorar os resultados do tratamento.

• Retarda e previne a osteoporose

A osteoporose é a perda progressiva da densidade óssea. Essa perda aumenta o risco de ossos quebrados e postura curvada. Embora qualquer pessoa possa desenvolver osteoporose, ela é mais comum entre mulheres na pós-menopausa. Essa tendência pode ser devido aos efeitos do estrogênio. Um estudo de 2004 descobriu que o chá de camomila pode ter efeitos antiestrogênicos. Também ajudou a promover a densidade óssea, mas os autores do estudo alertam que mais pesquisas são necessárias para provar esse aparente benefício.

• Reduz a inflamação

A inflamação é uma reação do sistema imunológico para combater a infecção ou quando há alguma lesão por calor, radiação ou trauma. O chá de camomila contém compostos químicos que podem reduzir a inflamação. No entanto, a inflamação de longo prazo está associada a uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo hemorroidas, dores gastrointestinais, artrite, doenças autoimunes e até depressão.

• Pode prevenir o câncer

Alguns estudos sugerem que o chá de camomila pode ter como alvo as células cancerosas ou até mesmo impedir que essas células se desenvolvam. No entanto, a pesquisa até agora é inconclusiva e os cientistas dizem que mais trabalho é necessário para provar as alegações anticâncer da camomila. Além disso, a maioria das pesquisas analisou modelos clínicos em animais, não em humanos. Um estudo de 2012 comparou os poderes de combate ao câncer dos chás de calêndula e camomila. Ambos foram capazes de atingir tumores cancerígenos seletivamente, mas os efeitos do chá de calêndula foram mais potentes.

• Ajuda no sono e no relaxamento

Acredita-se que o chá de camomila ajuda as pessoas a relaxarem e adormecer. Poucos ensaios clínicos testaram isso, no entanto. Em uma revisão das evidências atuais, dez de 12 pacientes cardiovasculares são citados como tendo adormecido logo após consumir chá de camomila. Vários outros estudos que analisaram modelos clínicos também sugerem que o chá de camomila pode ajudar as pessoas a relaxarem. Em um estudo com ratos, o extrato de camomila ajudou aqueles com distúrbios do sono a adormecerem. Muitos pesquisadores acreditam que o chá de camomila pode funcionar como um benzodiazepínico, medicamento prescrito que pode reduzir a ansiedade e induzir o sono. Alguns estudos sugerem que a camomila se liga aos receptores de benzodiazepina. Uma revisão olhando para a capacidade do chá de camomila para reduzir a ansiedade é inconclusivo. Algumas pesquisas mostram um benefício modesto para os ansiolíticos, mas outros não.

• Trata sintomas de resfriado

Provas circunstanciais e alguns estudos sugerem que inalar o vapor com extrato de camomila pode aliviar alguns dos sintomas do resfriado comum. Mas esse benefício ainda não foi comprovado.

• Trata problemas leves da pele

Um pequeno estudo descobriu a aplicação de extrato de camomila diretamente na cicatrização assistida em feridas. Da mesma forma, outros estudos descobriram que pomadas de camomila podem ajudar a tratar eczema e doenças inflamatórias leves da pele, embora não sejam tão eficazes quanto o creme de hidrocortisona.

Quem deve evitar o chá de camomila?

Essas pessoas devem evitar a camomila, a menos que seja aconselhado de outra forma por um médico:

Pessoas com histórico de alergias graves, especialmente a pólens: a camomila pode estar contaminada com pólen de outras plantas, podendo causar uma reação alérgica. Pessoas que já tiveram uma reação alérgica, mesmo leve, a produtos de camomila devem evitar a camomila, pois as reações alérgicas podem piorar com o tempo.

Bebês e crianças muito pequenas: chá de camomila, assim como o mel e alguns outros produtos naturais, pode estar contaminado com esporos de botulismo. A maioria dos adultos saudáveis pode lutar contra a infecção, mas os bebês, não. Muitos médicos recomendam que bebês e crianças pequenas evitem o mel, e também devem evitar produtos de camomila. Também não é seguro usar a camomila como substituto de tratamentos médicos comprovados. Se alguém estiver tomando algum medicamento, deve perguntar ao médico sobre as possíveis interações com o chá de camomila.

Resumo

O chá de camomila tem sido usado na medicina popular há milhares de anos, muitas vezes com resultados encorajadores. Por enquanto, porém, continua sendo um suplemento e não um medicamento. Pessoas interessadas em experimentar o chá de camomila devem usá-lo como um suplemento e nunca como um substituto de medicação usual. Em doses regulares, como uma a duas xícaras por dia, é possível ver melhorias incrementais na saúde. 

Fonte: WebMd - Revisado clinicamente por Debra Sullivan, professora do Departamento de Nutrição Clínica Dietética e Nutrição da Universidade do Kansas (Estados Unidos)

Veja também

 

saúde alimentação

Leia também

Está com sequelas da Covid? Alimentação e suplementação podem ajudar


Confira alguns alimentos que podem ajudar na saúde mental


Chá de kannjim funciona como estimulante sexual?


Boletim UOL: chá de limão contra covid-19 é fake news