Estudo elege um dos vegetais com maior concentração de vitaminas e minerais
Tatiana Pronin Publicado em 02/05/2024, às 18h00
Quando você está navegando pelos corredores do supermercado ou procurando inspiração para as refeições, fazer escolhas saudáveis nem sempre é fácil. Felizmente, pesquisadores têm feito parte do trabalho por nós.
Um estudo feito na Universidade William Paterson, nos EUA, e divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), no país, dá a dica de um superalimento que não está sempre no nosso prato, mas deveria.
Ele tem nada menos do que 17 nutrientes essenciais, o que inclui fibras, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, potássio e proteínas, além de uma porção de antioxidantes que ajudam a purificar nosso organismo.
Você está curioso? Então aqui vai: o superalimento é o agrião. De acordo com a pesquisa divulgada pelo CDC, 100 gramas dessas folhas com sabor levemente amargo e, ao mesmo tempo, picante, fornecem 100% da quantidade recomendada de todos os nutrientes avaliados.
Apesar de seus benefícios para a saúde, o agrião continua subutilizado nas cozinhas. Predominantemente cultivado na Europa, o vegetal está disponível quase o ano todo e é bastante acessível no Brasil.
O agrião é considerado um camaleão culinário. Delicioso cru em saladas ou quiches, também funciona bem com ovos ou como fonte de sabor para praticamente qualquer prato, molho ou smoothie. Além do consumo cru, que é o mais popular, você pode tentar um refogado, ou misturar as folhas numa sopa.
Além de repleto de vitaminas e minerais, o agrião é famoso por suas propriedades desintoxicantes, atua como diurético e antioxidante e tem efeitos purificadores. Uma generosa porção de agrião (cerca de 80 a 100 gramas) é suficiente para contar como uma porção de vegetais, adicionando apenas 21 calorias à sua dieta.
Ao comprar agrião, procure por folhas vibrantes, firmes e não danificadas. Uma cor verde opaca muitas vezes indica que o maço está murcho ou passou do seu ponto ideal.
O vegetal tem curta duração, por isso compre somente o necessário. Segundo a Embrapa, o agrião só sobrevive por um dia se colocado em local fresco. Na geladeira, pode ser conservado por até três dias, se embalado em saco plástico para alimento ou em uma embalagem tampada. Os talos inteiros, se lavados e armazenados, secos, em pano ou papel absorvente, duram mais tempo que as folhas.
Não se esqueça de higienizar tudo com produtos adequados, como solução de hipoclorito de sódio, e enxaguar bastante depois.
Então, da próxima vez que estiver planejando refeições ou procurando por aquele impulso nutricional extra, considere o agrião. Pode ser a maneira mais fácil de elevar tanto o sabor quanto o conteúdo nutricional de suas refeições.
Com seu sabor levemente picante e ligeiramente amargo, reminiscente de mostarda, o agrião pode transformar um prato comum em algo extraordinariamente saudável. E fica ótimo em saladas sofisticadas, com nozes e maçãs picadas.
Fontes: CDC, Embrapa
Mirtilo: pequena e poderosa, fruta faz bem para pele e cabelo
Brócolis é famoso pelos vários benefícios à saúde; confira alguns!
10 benefícios para a saúde das folhas de manjericão
Espinafre: bom para a pressão arterial e saúde do cérebro