Redação Publicado em 13/06/2022, às 10h00
A couve está em alta na alimentação há tempos. Uma busca no Instagram, por exemplo, rende mais de 3,6 milhões de acessos. Junto com um fluxo interminável de smoothies e sucos verdes, você encontrará entusiastas da saúde vestindo camisetas e bonés exibindo orgulhosamente frases fofas sobre ela.
Esta hortaliça é da família das Brassica oleracea L., da mesma linhagem do repolho, do brócolis, da couve-flor e da couve-de-bruxelas. Segundo a Embrapa, a couve é originária da Europa, mais especificamente da região da Jônia, na Grécia. Usada como alimento pelos gregos, que descobriram seus poderes medicinais, ela se espalhou pelo mundo pelas mãos dos romanos na época greco-romana.
Mas a couve realmente faz jus ao seu status de superalimento? A resposta é: sim, pode apostar! Aqui estão sete de seus benefícios impressionantes e algumas maneiras fáceis de incorporar a hortaliça à sua dieta.
A couve é um dos alimentos mais ricos em nutrientes do planeta, o que significa que contém um poderoso valor nutricional por porção típica. Uma xícara dela fornece mais de 100% da meta diária mínima de vitamina C de suporte imunológico e mais de 200% de vitamina A. Este último nutriente também melhora a imunidade, bem como a saúde da pele e do cérebro. Além disso, contém quantidades menores de minerais essenciais, incluindo potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, cobre e fósforo. Também fornece vitaminas do complexo B de suporte de energia e alguns ácidos graxos ômega-3 à base de plantas e proteínas vegetais.
A couve é uma das principais fontes de vitamina K: uma xícara oferece quase 700% da meta diária. Além de ajudar o sangue a coagular, esse nutriente essencial protege os ossos. A vitamina K é necessária para a formação óssea, e vários estudos mostraram que uma deficiência está ligada ao aumento do risco de fratura e osteoporose.
A couve é uma potente fonte de antioxidantes conhecidos por reduzir a inflamação, um gatilho de envelhecimento prematuro, e doenças. Os antioxidantes também combatem o estresse oxidativo, que ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do corpo de combater seus efeitos nocivos. Por essas razões, acredita-se que a couve seja um dos principais alimentos que combatem doenças.
Demonstrou-se que a couve reduz o colesterol aumentando sua excreção e impedindo que seja reabsorvido do trato digestivo para a corrente sanguínea. Em um estudo em homens com colesterol alto, o consumo de suco de couve diariamente, por 12 semanas, aumentou o colesterol HDL “bom” em quase 30% e diminuiu o LDL “ruim” em 10%, melhorando o status antioxidante. A couve também ajuda a evitar danos nas paredes das artérias, especialmente nas dobras e curvas mais vulneráveis à inflamação e ao acúmulo de placa endurecida.
Como membro da família dos vegetais crucíferos (que também inclui brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho), a couve contém compostos naturais que ajudam a combater o câncer. Isso inclui a capacidade de proteger as células contra danos e mutações no DNA, inativar compostos causadores de câncer, retardar o crescimento e a disseminação da doença e até mesmo desencadear a morte de células cancerígenas.
Os antioxidantes zeaxantina e luteína, presentes na couve, protegem a retina e o cristalino. Eles também demonstraram reduzir o risco de degeneração macular e catarata, dois distúrbios oculares comuns.
Uma xícara de couve fornece cerca de 10 a 30 calorias, dependendo de como ela é preparada. Seu conteúdo de água e fibra a torna saciante - para que você possa reduzir os alimentos mais calóricos. Por exemplo, trocar uma xícara de arroz integral cozido por uma xícara de couve picada e meia xícara de arroz aumenta o volume total de alimentos, economizando cerca de 85 calorias e 20 gramas de carboidratos.
-Você pode servi-la com ovos em uma salada ou adicioná-la a uma omelete, mexido ou fritada. Pode povilhá-la finamente picada sobre aveia ou misturar um punhado dela em qualquer tipo de smoothie ou suco detox.
-Asse a couve no forno para um lanche crocante ou uma cobertura para praticamente qualquer prato. Massageie suavemente as folhas com azeite extravirgem ou óleo de abacate como base para uma salada ou misture com grãos integrais. Você pode adicioná-la às sopas; guisados; pimentões recheados; humus ou outros molhos; e caçarolas. Salpique as folhas desfiadas em pizzas e tacos.
-Bata as folhas verdes junto dos ingredientes líquidos ao fazer panquecas ou outros produtos assados. Você também pode misturar a couve finamente picada com nozes ou sementes e frutas secas.
Via: Health
Veja também: