A prática ajuda na melhora do bem-estar e na prevenção de doenças
Redação Publicado em 13/10/2021, às 17h00
São comuns as orientações médicas com indicação de fazer caminhadas para melhorar a saúde e o bem-estar, afinal, o simples ato de andar é uma forte ferramenta quando o assunto é controle e prevenção de doenças. Veja, a seguir, cinco benefícios da caminhada.
Pesquisadores de Harvard analisaram 32 genes relacionados à obesidade em mais de 12.000 pessoas para determinar o quanto eles realmente contribuem para o peso corporal. As descobertas revelaram que, entre os participantes do estudo que caminhavam em um ritmo mais forte por cerca de uma hora por dia, os efeitos desses genes foram cortados pela metade.
Estudos da Universidade de Exeter (Inglaterra) descobriram que uma caminhada de 15 minutos já é capaz de conter os desejos por chocolate ou, até mesmo, reduzir a quantidade que uma pessoa come em situações estressantes. Além disso, outro estudo mostrou que caminhar pode diminuir os desejos e a própria ingestão de uma variedade de lanches açucarados.
Outros estudos já mostraram que qualquer tipo de atividade física pode ajudar a diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama. Porém, uma pesquisa da American Cancer Society descobriu que mulheres que caminhavam sete ou mais horas por semana tinham um risco 14% menor de apresentar o problema em comparação com as que caminhavam semanalmente três ou menos horas.
Confira:
Além disso, de acordo com os dados, a caminhada proporcionou essa proteção até mesmo para as mulheres com fatores de risco para o câncer de mama, como estar acima do peso.
Diversas pesquisas sobre caminhadas já revelaram que essa atividade reduz a dor relacionada à artrite e que caminhar de 5 km a 10 km por semana pode até impedir a formação do problema. A caminhada protege as articulações, especialmente os joelhos e quadris, que são mais suscetíveis à osteoartrite, porque lubrifica e fortalece os músculos que os sustentam.
Caminhar cria uma proteção durante a temporada em que os casos de gripe e resfriado crescem. Um estudo realizado com mais de 1.000 pessoas descobriu que as que caminhavam por, pelo menos, 20 minutos por dia em cinco dias na semana tinham 43% menos dias de doença em comparação às que se exercitavam uma vez por semana ou menos. E se elas adoeceram, foi por uma duração mais curta e seus sintomas eram mais leves.
Fonte: Harvard Health Publishing
Veja também:
HIIT: 6 exercícios para fazer o treino intervalado em qualquer lugar
Dia Mundial do Idoso: veja os benefícios da atividade física nessa fase
Mindful Walking: como praticar a caminhada atenta?
Caminhadas em grupo no parque combatem o estresse, diz estudo