Se quer perder peso, invista naquelas com menos frutose ou consuma com parcimônia
Redação Publicado em 14/02/2022, às 10h00
Frutas são excelentes escolhas alimentares. Além de saborosas, elas têm fibras e outros nutrientes que todos nós precisamos. Mas elas também têm açúcar natural, a frutose, e algumas mais que outras. Assim, se está querendo perder peso, vale a pena investir nas menos açucaradas, ou, claro, consumi-las com parcimônia. Afinal, qualquer coisa, em excesso, não faz bem.
Confira uma lista com as frutas que têm mais e as que têm menos açúcar.
Elas são deliciosas. Porém, uma manga, por exemplo, tem 46 gramas de açúcar. Portanto, não é sua melhor escolha se está tentando controlar o peso ou quanto açúcar você come. Talvez seja melhor degustar algumas fatias e guardar o resto para mais tarde.
Uma xícara delas tem cerca de 23 gramas de açúcar. Isso é muito para algo que é tão fácil de colocar na boca. Você pode comê-las mais devagar se cortá-las ao meio e congelá-las. Elas estarão esperando por você como um deleite refrescante de verão que demora um pouco mais para ser devorado.
Elas são doces e têm açúcar para mostrar: uma xícara delas tem 18 gramas. Se você encher uma tigela grande com essas delícias vermelhinhas pode perder a noção de quantas você vai comer. Melhor separar uma quantidade ideal para o lanche com antecedência para saber exatamente quanto açúcar vai consumir. E não cair em tentação.
Uma pera média tem 17 gramas de açúcar. Se você está tentando emagrecer, não coma tudo – apenas coloque algumas fatias em um iogurte desnatado ou em cima de uma salada. Ambas as opções ficam deliciosas.
Uma fatia média desse deleite de verão tem 17 gramas de açúcar. Ela é repleta de água e possui minerais especiais chamados eletrólitos, que são exatamente o que seu corpo precisa para se recarregar depois de algum tempo ao sol. Basta manter o foco e se deliciar com uma fatia ou duas.
Dois de tamanho médio têm 16 gramas. Se você está tentando ficar de olho no seu açúcar, talvez corte dois figos pela metade e espalhe um pouco de queijo de cabra sobre eles para um deleite rico em proteínas, ou use um pouco em um molho para adicionar um pouco de energia a carnes magras como frango sem pele.
Uma banana média tem 14 gramas de açúcar. Se isso parecer mais do que você esperava, corte metade dela e coloque em seu cereal matinal ou esmague um pequeno pedaço no meio de um sanduíche de manteiga de amendoim.
Nem todas as frutas possuem muito açúcar. Um abacate inteiro tem apenas 1,33 gramas de açúcar. Coloque-o em uma salada, espalhe-o em torradas ou faça um pouco de guacamole. Mas enquanto eles são baixos em açúcar, eles são ricos em calorias, então pode não ser uma boa ideia torná-los um hábito diário.
Cada uma tem 5 gramas de açúcar e cerca de 3 gramas de fibra também – mais do que você obteria de uma porção de arroz integral ou uma fatia de pão integral. Você obterá ainda mais se adicionar goiabas com a pele aos seus smoothies.
Elas contêm uma grande quantidade de fibra com 8 gramas por xícara – e apenas 5 gramas de açúcar. A fibra é boa para a digestão e pode ajudá-lo a se sentir mais saciado com menos calorias. Framboesas são do tamanho perfeito para saborear uma de cada vez, e também não são nada ruins em uma colher com um pouco de chantilly fresco.
É incrível que o sabor e a satisfação embalados em uma única fatia média possam vir de apenas 5 gramas de açúcar – e apenas 23 calorias. Experimente com um pouco de queijo cottage e uma pitada de sal.
Aqui está uma boa sugestão para adicionar à sua lista de compras: metade de um pequeno tem 6 gramas de açúcar. Porém, mesmo um mamão pequeno pode ser grande, então metade é bastante para comer de uma só vez. Você pode adicionar um pouco de limão e uma pitada de sal marinho – ou um montão de frozen iogurte para um deleite tropical.
Eles são ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Como parte de uma dieta nutritiva, podem ajudar a prevenir várias doenças. E o melhor, uma xícara de morangos inteiros tem apenas 7 gramas. Adicione-os a uma salada para obter uma cor vibrante e um toque de verão ao prato.
Fonte: WebMD
Veja também:
Existem formas mais ou menos saudáveis de consumir frutas?
Romã, a fruta da prosperidade, traz muitos benefícios à saúde
Confira 7 benefícios do pêssego para a saúde
Alimentos roxos: conheça os benefícios que eles trazem à saúde