Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Desempenho sexual: conheça alimentos que podem ajudar a melhorar o seu

Morangos são ricos em vitamina C, que pode ajudar a acelerar o desejo sexual - iStock
Morangos são ricos em vitamina C, que pode ajudar a acelerar o desejo sexual - iStock

Redação Publicado em 18/09/2021, às 16h00

Quando falamos em alimentos afrodisíacos, há muita lenda urbana. Porém, em alguns casos, há um fundo de verdade. Isso porque muitos alimentos podem, sim, melhorar algumas funções do organismo e dar aquela forcinha no desempenho sexual. Alguns, além de ajudar, dão um ar romântico à situação, como a famosa dupla morango e chocolate.

Abaixo você pode conferir alguns deles e, no fim do texto, assistir ao vídeo com a médica nutróloga Marcella Garcez, que também dá algumas dicas.

Ostras

Elas são carregadas de zinco, o que ajuda seu corpo a fazer testosterona. É um hormônio que desempenha um grande papel no seu humor e desejo sexual. Zinco também pode ajudar os homens a fazer mais esperma. Também pode ajudar os espermatozoides a se moverem melhor. Não é fã de mariscos? Carregue em outros alimentos ricos em zinco, como carne bovina ou suína, cereal fortificado, sementes de abóbora, caju e iogurte.

Romãs

Ao longo da história, essa fruta tem sido conhecida como um símbolo de fertilidade e um potencializador sexual. Acontece que há alguma verdade nisso. Especialistas dizem que beber suco de romã pode melhorar seu humor, incrementar seu fluxo sanguíneo e aumentar seus níveis de testosterona. E essas são algumas das coisas que podem aumentar o calor no quarto.

Chocolate

Não é à toa que chocolate e romance andam de mãos dadas. Esse doce está ligado à liberação da serotonina, um hormônio que incentiva sentimentos de felicidade e bem-estar. O aumento de humor que o chocolate traz pode fazer crescer seu desejo sexual, também. Essa indulgência também tem muita feniletilamina, um produto químico cerebral associado à luxúria e ao amor. Hummm...

Espinafre

Geralmente não seria considerado como um “vegetal sexy”. Mas pode aumentar seu desejo sexual de mais de uma maneira. Esse verde frondoso é rico em magnésio, um mineral que pode aumentar sua testosterona. Também tem ferro, que pode ajudar o desejo, excitação, orgasmo e satisfação sexual, particularmente nas mulheres.

Melancia

Essa fruta suculenta possui um aminoácido chamado citrulina. Seu corpo o transforma em arginina, outro aminoácido que ajuda a relaxar seus vasos sanguíneos. Isso pode fazer com que o sangue bombeie em seus órgãos sexuais da mesma forma que os facilitadores de ereção agem para tratar a disfunção erétil.

Abacate

Essa fruta verde cremosa é embalada com gorduras saudáveis para o coração e fibras que podem fornecer energia duradoura no quarto. O abacate também tem vitamina B6, que especialistas dizem que pode desempenhar um papel para aliviar sintomas de TPM como fadiga, inchaço e irritação. Tudo isso pode ajudar a tornar mais fácil para as mulheres entrarem em um clima romântico.

Morangos

Quer sejam mergulhados em chocolate ou cobertos com chantili, morangos são os favoritos dos românticos. Eles são ricos em vitamina C, o que pode ajudar a acelerar o desejo sexual, aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar estresse e ansiedade. Também ajuda seu corpo a liberar mais algo chamado ocitocina, conhecido como “hormônio do amor” por causa de sua ligação com excitação sexual e orgasmo.

Café ou chá

Essas bebidas fornecem uma dose de cafeína, o que anima seu sistema nervoso. Isso pode ajudar os homens a ter melhor desempenho na cama. Cafeína também pode diminuir suas chances de disfunção erétil. Café e chá também lhe dão antioxidantes que podem ajudá-lo a se manter saudável. Mas não os tome perto da hora de dormir. Pode mexer com seu sono.

Maca

Nativa das montanhas peruanas, a planta de maca tem sido usada há séculos para aumentar a fertilidade. Hoje, pesquisas sugerem que sua raiz pode melhorar o desejo sexual. Os  fitonutrientes presentes na planta podem aumentar a contagem de espermatozoides e a função sexual. A raiz de maca é frequentemente vendida como pó. Tem um sabor terroso de nozes. Você pode adicioná-lo a iogurte, smoothies, saladas, sopas ou assados.

Peixes gordurosos

Peixes como salmão, sardinha e cavala têm muitos ômega-3. Essas gorduras saudáveis aliviam a inflamação em seu corpo. Isso pode ajudar sua saúde sexual. Se você não é fã de frutos do mar, também pode obter ômega-3 em linhaça, sementes de chia e nozes.

Evite

Ingestão pesada de álcool

Uma bebida adulta pode até ajudá-lo a relaxar e ficar mais desinibido e alegrinho em um primeiro momento. Mas, se você se exceder, pode criar um problema em sua vida sexual. Isso porque o álcool reduz a testosterona e amortece seu sistema nervoso, o que afeta a circulação e a sensibilidade nervosa. Então, pode ser mais difícil para você ficar excitado. Beber demais também pode te desidratar. Isso pode levar à fadiga, dores de cabeça e secura vaginal.

Gorduras saturadas

Alimentos ricos nesses ingredientes, como carne gordurosa e manteiga, podem prejudicar sua circulação ao longo do tempo. Isso pode diminuir o fluxo sanguíneo para seus órgãos sexuais. Em curto prazo, uma dieta contendo carne em excesso pode ser brochante. Aliás, consumir muita carne, por longos períodos, também pode levar a um odor corporal desagradável.

Fonte:WebMd

Veja também: