Essa forma de açúcar está presente em em alimentos industrializados
Redação Publicado em 02/03/2021, às 10h54
Em qualquer dieta comum, o recomendado pelos médicos é que se coma um número mínimo de frutas para manter uma vida saudável. E, nesse tipo de alimento, encontramos um açúcar chamado “frutose”.
Porém, o que um novo estudo descobriu é que uma dieta rica em frutose pode impedir o sistema imunológico de funcionar corretamente. Mas não é da frutose obtida pela ingestão de frutas de que se está falando, e sim da forma concentrada desse açúcar, como o xarope de milho, por exemplo, largamente utilizado na indústria alimentícia e de bebidas.
Publicado na Nature Communications, em fevereiro, o estudo analisou como as células humanas e de camundongo responderam à exposição à frutose. O resultado indicou que uma dieta rica em frutose concentrada pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.
Os pesquisadores descobriram que a frutose causa inflamação no sistema imunológico. Por conta disso, há uma maior produção de moléculas mais reativas, que estão associadas à inflamação.
O problema é que, com esse tipo de inflamação, pode haver danificação de células e tecidos, além de contribuir para que órgãos e sistemas não funcionem bem e desencadeiem doenças.
“Nosso estudo é empolgante porque nos leva um passo adiante no sentido de compreender por que algumas dietas podem levar a problemas de saúde”, explica Emma Vincent, autora do estudo e pesquisadora da Bristol Medical School.
“A pesquisa sobre os diferentes componentes de nossa dieta pode nos ajudar a entender o que pode contribuir para a inflamação e a doença e o que pode ser melhor aproveitado para melhorar a saúde e o bem-estar”, conclui Nick Jones, um dos autores do estudo e imunologista em Swansea Faculdade de Medicina.
Não! Comer frutas, bem como outros legumes e verduras, é essencial à saúde. No entanto, é preciso cautela com o consumo de produtos que contenham formas concentradas de frutose, presentes em confeitos, bebidas doces e uma variedade de comida processada.
Dieta com proteína vegetal diminui risco de morte prematura de mulheres
Dieta radical: é possível emagrecer muito rápido e manter?
Estudo mostra que hábitos alimentares da infância podem afetar vida adulta
Mulheres abandonaram a dieta na pandemia, mostra estudo