O sono é um dos pilares essenciais para ter boa saúde, bem-estar e qualidade de vida
Milena Alvarez Publicado em 11/11/2022, às 16h00
Não é segredo que o sono é uma das atividades mais importantes para termos uma boa saúde. Ele é um estado fundamental para o corpo humano, sendo responsável pelas funções de armazenamento de informações (memória), crescimento de ossos e músculos, por filtrar toxinas e pelo sistema de defesa.
O sono é dividido em estágios que ocorrem em ciclos de duração de 90 a 120 minutos. Quatro a cinco ciclos acontecem durante uma noite típica de sono. Para entender melhor como todo esse processo funciona, conheça quais são os estágios e suas principais características:
Segundo um artigo da Healthline, o sono pode ser segmentado em dois grupos: o sono não REM e o sono REM. O primeiro inclui três sub-estágios (N1, N2 e N3), sendo o último deles quando dormimos profundamente, em que é bem difícil conseguir despertar.
Esta fase do sono não REM é a transição típica da vigília para o sono e geralmente dura apenas alguns minutos. É o estágio mais leve do sono e pessoas despertadas a partir dele geralmente não percebem que estavam realmente dormindo. Durante esta etapa, os movimentos dos olhos são tipicamente lentos, batimentos cardíacos e respiração lentos e os músculos começam a relaxar.
Confira:
Esta próxima etapa do sono não REM compreende a maior porcentagem do tempo total de sono e ainda é considerada um estágio de sono leve da qual podemos despertar facilmente. Durante esta etapa, temos batimentos cardíacos e respiração mais lentos, sem movimentos oculares, bem como a queda da temperatura do corpo.
Esta fase final do sono não REM é o estágio de sono mais profundo, nele o corpo realiza uma variedade de tarefas importantes de promoção da saúde. Nesta etapa, o corpo está totalmente relaxado, o sistema imunológico é fortalecido, ocorre a reparação de tecidos, regeneração celular, entre outros fenômenos.
Após essas três etapas, chegamos ao chamado sono REM, que acontece cerca de uma hora a uma hora e meia depois de dormirmos. É nesse momento que há uma tendência maior de ter sonhos vívidos. Essa fase dura cerca de 10 minutos na primeira vez, aumentando a cada ciclo REM – o último ciclo desse estágio pode durar, aproximadamente, entre 30 a 60 minutos.
Durante essa etapa, a respiração e frequência cardíaca aumentam e se tornam mais variáveis e a atividade cerebral cresce. Vale lembrar que, quando dormimos, atravessamos todas essas etapas do sono várias vezes – aproximadamente a cada 90 minutos ou mais.
Veja também:
Gosta de cochilar? Veja 4 benefícios desse hábito para a saúde
8 maneiras naturais de adormecer mais rápido à noite
“Sono da beleza”: por que dormir faz bem para a pele?
Cobertor pesado ajuda a liberar melatonina e melhorar sono, diz estudo