"Estou com insônia mesmo tomando remédio para dormir; o que eu faço?"

Muita gente passou a ter mais dificuldade para pegar no sono nesta pandemia por causa do estresse

Jairo Bouer Publicado em 10/01/2021, às 10h00

Discutir a questão com o médico e cuidar da higiene do sono podem ajudar a aliviar a insônia - iStock

“Jairo, nunca tive dificuldades pra dormir. Mas estou com insônia na pandemia. Fui ao psiquiatra e ele passou um antidepressivo (citalopram) e um indutor do sono (zolpidem). Não está adiantando. O que eu faço?”

Como você, muita gente passou a ter dificuldades para dormir nesta pandemia. Estamos mais submetidos ao estresse, passando mais tempo em casa, com mais preocupações e, em muitos casos, com sintomas depressivos. Tudo isso pode interferir na qualidade do sono.

Você diz que foi ao médico e ele prescreveu um antidepressivo e um indutor de sono. Este último, é bom lembrar, deve ser prescrito apenas por tempo limitado. Também o antidepressivo só deve ser interrompido com orientação do médico.

Se o tratamento não está surtindo o efeito desejado, você deve conversar com o médico para ver se há alguma alteração que pode ser feita, na dosagem, no horário de tomada ou mesmo no medicamento utilizado.

Higiene do sono

Segundo ponto importante é cuidar da higiene do sono. O que temos visto é que as pessoas estão cada vez mais conectadas, e acabam levando os eletrônicos para o quarto. Além da luz emitida pelas telas, que pode provocar uma dificuldade maior para dormir, ficar ligado o tempo todo também causa excitação emocional. A recomendação é se desligar das telas pelo menos meia hora antes de ir para a cama.

Fazer uma atividade física regular, que te deixe mais cansado, também ajuda a liberar algumas substâncias que promovem bem-estar e podem ajudar no sono. Ter uma dieta fracionada, para evitar refeições pesadas durante à noite, também é útil.

Por último, vale a pena criar um ambiente mais tranquilo no seu quarto – sem luz, nem ruídos, e temperatura agradável, para que ele fique o mais aconchegante possível.

sono insônia pandemia

Leia também

Pandemia piorou humor, sono e concentração dos adolescentes brasileiros


Falta de sono torna adolescentes mais propensos à depressão


“Meu sono está uma catástrofe; o que eu faço?


Sono é pior para quem faz Home Office na pandemia, sugere estudo