Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Fruta 100% brasileira, jabuticaba é excelente para nossa saúde

A fruta pode ser consumida crua ou usada para fazer geleias, compotas, sucos, vinhos e farinha - iStock
A fruta pode ser consumida crua ou usada para fazer geleias, compotas, sucos, vinhos e farinha - iStock

Conhecida há mais de 400 anos, a jabuticaba é uma fruta nativa da Mata Atlântica Brasileira, e graças a beleza de sua árvore, foi levada a outras regiões do Brasil e até para outros países. De origem indígena, foi batizada pelos tupis de “iapoti kaba” que significa frutas em botão. Da família das mirtáceas, seu fruto possui elevado valor nutritivo, sendo uma fonte considerável de fibras alimentares e minerais, além de ter diferentes compostos fenólicos que lhe conferem uma elevada capacidade antioxidante.

Em 2023, a TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional, fez um ranking que elegeu a jabuticaba como a segunda melhor fruta do mundo; ela ficou atrás apenas do mangostão, que tem origem asiática e praticamente é desconhecido por aqui.

Superalimento

A jabuticaba é rica em vitaminas, como C, E e complexo B, e minerais, como ferro, selênio e potássio. A presença desses elementos torna a fruta uma excelente opção para fortalecer a imunidade, além de contribuir para a saúde e beleza da pele, unha e cabelos. Sua polpa é rica em zinco, manganês, magnésio e potássio. A semente e a farinha são ricas em fibras alimentares, além de serem fontes de proteína. A casca, que também é rica em manganês, contém compostos antioxidantes. A fruta pode ser consumida crua ou usada para fazer geleias, compotas, sucos, vinhos e farinha. A planta pode ser cultivada a partir de sementes ou por enxertia (união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies).

A farinha de cascas de jabuticaba desidratadas e moídas pode ser adicionada a diversos alimentos. Ela foi desenvolvida e melhorada em projetos de pesquisa liderados por Ronoel Godoy, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na época, que visavam obter corante natural a partir da casca da fruta. Trata-se de um produto em pó, em forma de farinha de granulometria fina, obtido a partir da casca da jabuticaba desidratada, com concentração elevada de antocianinas, apresentando propriedades tecnológicas (granulometria, homogeneidade e solubilidade) melhoradas.

A Embrapa, em conjunto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), realizou estudo in vitro de aplicação da farinha para avaliar sua ação de inibição do crescimento das células cancerígenas, no Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição da Universidade.

A pesquisadora Karina Santos, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria de Alimentos, estudou os efeitos da farinha de casca de jabuticaba e explica que o seu consumo regular pode contribuir para a saúde intestinal. O alto teor de fibras alimentares e compostos fenólicos estimula seletivamente o aumento de bactérias benéficas que habitam o cólon intestinal. Segundo os pesquisadores, ao mesmo tempo que são estimulados os grupos benéficos, não são estimulados outros grupos bacterianos não benéficos que também habitam o intestino. Além disso, a atividade metabólica das bactérias benéficas também é favorecida, promovendo a saúde intestinal. Dessa forma, é possível afirmar que o consumo da farinha da casca da jabuticaba, desde que dentro de uma dieta saudável, pode promover a saúde dos consumidores.

9 benefícios para a saúde

1-Eficiente contra anomalias respiratórias: jabuticaba tem impacto positivo nas funções respiratórias e atenua os sintomas associados à asma. Ajuda a limpar brônquios obstruídos, vias aéreas e passagens nasais e congestão torácica e abre os brônquios, combatendo assim a asma. A ingestão regular desta fruta pode melhorar notavelmente a qualidade de vida de uma pessoa que sofre de asma.

2-Tem potentes efeitos anti-inflamatórios: acredita-se que a jabuticaba tenha fortes características antiinflamatórias e antioxidantes que reduzem a inflamação e mantêm as infecções sob controle. Repleta de antocianinas e outros nutrientes essenciais, ajuda a evitar o risco de várias doenças inflamatórias como asma, hepatite, doença inflamatória intestinal, artrite, glomerulonefrite e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

3-Beneficia a saúde da pele: fonte de antioxidantes, o extrato da fruta é benéfico para retardar os primeiros sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. A fruta auxilia no rejuvenescimento e hidratação das células da pele, ajuda na síntese de colágeno que auxilia no aumento da elasticidade da pele e a torna macia e nutrida. As propriedades desintoxicantes e antimicrobianas são eficazes no tratamento da acne. Os extratos de jabuticaba são utilizados no preparo de produtos essenciais para a pele. Além disso, a polpa de jabuticaba misturada com aveia e mel é um excelente esfoliante facial que deixa a pele radiante e tonificada.

4-Promove o crescimento do cabelo: o extrato de jabuticaba é um remédio natural para queda de cabelo. Imbuído de grandes quantidades de nutrientes e compostos vegetais benéficos para o cabelo, fortalece os folículos capilares, evita a queda de cabelo e promove o crescimento de fios brilhantes e volumosos. Os extratos de frutas são amplamente utilizados em diversos produtos para os cabelos.

5-Previne o câncer: a fruta é valorizada por sua poderosa atividade antioxidante e anticancerígena. Graças aos benefícios dos compostos fenólicos, as antocianinas e outros fitonutrientes ajudam no combate aos radicais livres, evitam danos celulares e mutações no DNA. Essas características eliminam os radicais livres e reduzem o risco de câncer de cólon e de alguns outros tipos de câncer.

6-Aumenta a saúde do coração: repleta de antocianinas e polifenóis, reduz o risco de doenças cardiovasculares. Os compostos vegetais ativos presentes nos frutos da jabuticaba auxiliam no controle do perfil lipídico, diminuem os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL ruim no organismo e aumentam o colesterol HDL bom.

7-Eficaz em casos de diarreia: as propriedades adstringentes naturais dos extratos de jabuticaba são vitais no combate à diarreia. A fruta jabuticaba possui vitaminas e minerais essenciais que apoiam o microbioma intestinal, regulariza os movimentos intestinais e previne a desidratação.

8-Boa para o intestino: os benefícios das fibras alimentares da jabuticaba ajudam a regular a flora intestinal e estimulam o processo de digestão. Também impedem toxinas prejudiciais do intestino e evitam danos gástricos. A adição regular desta fruta melhora a saúde digestiva e trata outros problemas gastrointestinais.

9-Fortifica os ossos: carregada de cálcio, potássio e magnésio, a jabuticaba é altamente valiosa para fortalecer os ossos e manter a saúde bucal. Esses minerais essenciais promovem a densidade mineral óssea, sustentam o tecido conjuntivo e evitam que se tornem quebradiços e reduzem o risco de fraturas e osteoporose.

Pesquisa nacional

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o consumo diário de pelo menos 15 gramas da casca da jabuticaba melhorou, ao longo de cinco semanas, os níveis de inflamação e de glicose no sangue de indivíduos com síndrome metabólica e obesidade. Isso ocorre, segundo os pesquisadores, porque os compostos fenólicos e as fibras presentes na casca da jabuticaba têm o poder de modular o metabolismo da glicose. Esse efeito já havia sido observado em estudos anteriores. Neste trabalho, no entanto, avaliaram o consumo prolongado e descobrimos que esse efeito na glicose se dá inclusive no período posterior à refeição, ou seja, na glicemia pós-prandial.

O trabalho, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ) por meio de três projetos, envolveu 49 participantes com síndrome metabólica e obesidade. Parte recebeu um suplemento diário com 15 gramas de casca de jabuticaba por cinco semanas, e os demais, apenas placebo. Todos foram submetidos a exames de sangue para monitoramento da glicemia. Também foram avaliadas as medidas antropométricas, como peso corporal e circunferência abdominal, além de pressão arterial e parâmetros inflamatórios, como a proteína interleucina-6, considerada um marcador de inflamação relacionada à obesidade.

Os pesquisadores, no entanto, fizeram questão de ressaltar que a casca da jabuticaba não faz milagre, ela é apenas uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia. Isso quer dizer que a estratégia precisa vir acompanhada de outras medidas, como boa alimentação e exercício físico.

Efeitos colaterais

A jabuticaba é provavelmente segura para todos os adultos saudáveis quando ingerida em quantidades moderadas. A ingestão excessiva de extratos de frutas levaria ao acúmulo de tanino no corpo, que é cancerígeno quando ingerido por um longo período de tempo. A casca da fruta pode causar prisão de ventre quando consumida em grandes quantidades.

Fontes: Embrapa / Fapesp / NetMeds

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua