Doutor Jairo
Leia » Genética

A genética influencia nossa personalidade?

O DNA de uma pessoa afeta vários processos biológicos que podem influenciar sua personalidade - iStock
O DNA de uma pessoa afeta vários processos biológicos que podem influenciar sua personalidade - iStock

Redação Publicado em 04/12/2024, às 10h00

A genética de um indivíduo e seu ambiente moldam sua personalidade. No entanto, as opiniões diferem sobre o grau em que cada um desses fatores influencia a personalidade e como eles contribuem para traços de personalidade específicos. A genética e os fatores ambientais, e como os dois interagem, podem influenciar aspectos da personalidade de um indivíduo. Os aspectos ou características da personalidade são chamados de traços.

As personalidades consistem em vários traços, que constituem padrões relativamente consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Os traços de personalidade de uma pessoa refletem as maneiras como ela tende a reagir em certas circunstâncias.

As pessoas podem herdar certos traços, ou sua genética pode influenciar certos traços em certos graus. No entanto, uma interação complexa entre genética e fatores ambientais provavelmente influencia os traços de personalidade de maneiras variadas e diferenciadas.

A genética da personalidade

A genética desempenha um papel complexo no desenvolvimento da personalidade. Pesquisadores sugerem que as pessoas herdam de 30% a 60% de sua personalidade. No entanto, os cientistas não identificaram muitas das variantes genéticas que se acredita estarem envolvidas no desenvolvimento da personalidade e não entendem completamente como a genética pode influenciar cada característica.

Mais de 700 genes podem interagir entre si em várias combinações complexas para influenciar a herdabilidade e o desenvolvimento da personalidade. Isso significa que, em vez de genes individuais moldarem certos traços de personalidade, há muitas maneiras possíveis de os genes se combinarem e se comportarem juntos para afetar a personalidade.

O que é "personalidade"?

A personalidade de um indivíduo consiste em diferentes características, chamadas traços de personalidade. Estes incluem padrões estáveis ​​de pensamentos, sentimentos e comportamentos, que diferem de uma pessoa para outra. No passado, os pesquisadores propuseram mais de 4.000 possíveis traços de personalidade.

Teorias mais recentes categorizam os traços em domínios menores e amplos. Onde uma pessoa se enquadra na escala de cada domínio mais amplo pode informar sua personalidade geral. Por exemplo, uma pessoa pode ser altamente agradável, que é um dos domínios mais amplos da personalidade. Isso pode informar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, o que pode influenciar como ela interage com o mundo.

Parte da personalidade de uma pessoa altamente agradável pode incluir características que se encaixam na categoria maior, como ser cooperativo e disposto a se comprometer. Pessoas menos agradáveis ​​podem ter pensamentos, sentimentos e comportamentos diferentes como parte de sua personalidade, como teimosia.

Natureza versus criação

O debate natureza versus criação se refere aos esforços para tentar entender o quanto da personalidade de um indivíduo é ditada por sua  e o quanto por seu ambiente. Pesquisadores passaram muitos anos estudando a personalidade em gêmeos, famílias biológicas e crianças adotadas, para ampliar sua compreensão dos papéis de ambos os fatores.

Estudos com gêmeos são especialmente benéficos, pois os cientistas podem comparar as personalidades de gêmeos idênticos que compartilham os mesmos genes. Estudos com gêmeos sugerem que fatores ambientais influenciam cerca de metade da variação de traços de personalidade. De acordo com outras pesquisas, a genética pode ser responsável por 30% a 60% da personalidade de um indivíduo. É provável que tanto a genética quanto os fatores ambientais interajam e se combinem em muitas variações complexas para informar a personalidade.

Influências genéticas

Variáveis ​​genéticas desempenham um papel importante no crescimento, desenvolvimento e maturação de uma pessoa. O DNA de uma pessoa afeta vários processos biológicos que podem influenciar sua personalidade. Isso inclui atributos físicos, predisposições a certas doenças e temperamento. O temperamento se refere à tendência natural e herdada de uma pessoa de sentir certas emoções e reagir de maneiras particulares. O temperamento de alguém pode condicionar alguns elementos de sua personalidade.

Pesquisadores acreditam que a genética determina de 20% a 60% do temperamento e identificaram genes específicos que se correlacionam com traços temperamentais. Isso inclui:

  • Variantes do gene KATNAL2, que podem contribuir para o cuidado e a autodisciplina.
  • Variantes do gene MAOA, que podem contribuir para a introversão.
  • Genes PCDH15 e WSCD2, que podem contribuir para a sociabilidade.
  • Variantes em vários genes, que podem contribuir para a depressão e a ansiedade.

Outra maneira pela qual a genética pode influenciar a personalidade é por meio de distúrbios hereditários. Eles incluem:

  • Transtornos de ansiedade: pesquisas sugerem que a genética é um fator em 30% a 50% das pessoas com ansiedade.
  • Depressão: estudos com gêmeos encontraram taxas de herança de 37% para depressão.
  • Esquizofrenia: estudos com gêmeos sugerem taxas de herança de até 79% para esquizofrenia.
  • Dependência: pesquisadores encontraram correlações entre variações genéticas específicas e dependência.

Influências ambientais

O ambiente de uma pessoa pode influenciar sua personalidade de várias maneiras. Mesmo antes do nascimento, o ambiente de uma pessoa pode afetar fatores que podem influenciar a personalidade mais tarde. Por exemplo, uma pessoa pode estar em maior risco de dificuldades de desenvolvimento e comportamento se for exposta ao álcool ou outras substâncias nocivas no útero.

Ao longo da vida de uma pessoa, vários fatores influentes podem contribuir para o desenvolvimento da personalidade. Isso inclui:

  • seu ambiente de vida;
  • sua dinâmica familiar;
  • instituições educacionais;
  • relacionamentos com colegas e amigos;
  • ambientes ocupacionais;
  • eventos e experiências de vida.

Tipos de traços de personalidade

Pesquisadores categorizam e definem traços de personalidade de diferentes maneiras. Um modelo popular de compreensão é o modelo de personalidade de cinco fatores ou "cinco grandes". Este modelo categoriza traços de personalidade em cinco categorias amplas ou domínios. Cada domínio apresenta uma escala de baixo a alto. O lugar onde um indivíduo se encaixa em cada escala representa seus pensamentos, comportamentos e sentimentos, que descrevem sua personalidade. 

Os cinco domínios amplos de traços de personalidade são:

1-Amabilidade: refere-se à disposição de uma pessoa de se comprometer e cooperar. Pessoas altamente agradáveis ​​podem ser confiantes e altruístas, enquanto pessoas com baixa amabilidade podem ser teimosas ou menos empáticas.

2-Conscienciosidade: pessoas altamente conscienciosas podem ser orientadas a objetivos, atenciosas e organizadas. Pessoas menos conscienciosas podem não gostar de agendar ou procrastinar.

3-Extroversão: pessoas altamente extrovertidas podem ser sociáveis ​​e fazer amigos facilmente. Pessoas introvertidas podem preferir a solidão e não gostar de atenção social excessiva.

4-Neuroticismo: refere-se à baixa estabilidade emocional e à tendência de experimentar pensamentos e emoções negativas. Pessoas altamente neuróticas podem experimentar mau humor e ansiedade. Pessoas que experimentam baixo neuroticismo podem ser mais estáveis ​​emocionalmente e administrar o estresse de forma eficaz.

5-Abertura: pessoas altamente abertas podem ser mais receptivas a novas experiências e ter uma ampla gama de interesses. Pessoas que são menos abertas podem não gostar de mudanças e ser resistentes a novas ideias.

Dúvidas frequentes

Nós nascemos com nossas personalidades?

Uma pessoa pode apresentar temperamentos específicos desde a infância, o que pode influenciar a personalidade. As personalidades se desenvolvem ao longo do tempo, geralmente se estabilizando ao longo da fase adulta e se tornando mais fixas quando as pessoas chegam à idade adulta. No entanto, também pode haver pequenas mudanças nos traços de personalidade ao longo da vida de uma pessoa, o que implica que a personalidade não é totalmente fixa.

Sua personalidade pode mudar?

Pesquisas sugerem que os traços de personalidade podem mudar, especialmente à medida que as pessoas amadurecem durante a fase adulta. Eventos da vida, como começar ou terminar um relacionamento romântico ou começar um novo emprego, podem levar a mudanças de personalidade em qualquer fase da vida.

A personalidade vem da mãe ou do pai?

Ambos os pais podem afetar a personalidade de seus filhos por meio de genes compartilhados e influenciando fatores ambientais.

Fonte: Medical News Today