Redação Publicado em 08/11/2022, às 12h00
Crocante, doce e ótima para gerar saciedade, a granola é uma combinação popular em vários lugares do mundo, e é ideal para o café da manhã ou lanche diário. Tem um gosto bom – e é boa para você. Há muitas maneiras de apreciá-la. É uma boa opção de alimentação saudável, que acompanha a rotina de pessoas.
Com a combinação perfeita de frutas desidratadas, flocos de aveia, gergelim, flocos de milho e castanha-de-caju, entre outros ingredientes que variam de uma receita para outra, esse mix de grãos e cereais oferece os nutrientes necessários para quem tem uma vida ativa. Além disso, ela pode compor algumas refeições, sendo prato principal ou até mesmo um complemento em sobremesas. Rica em proteínas e fibras, também promove saciedade por ter ingredientes que ajudam nesse controle de apetite.
Os benefícios para a saúde variam de acordo com os ingredientes, mas este amado café da manhã é um lanche saudável e delicioso.
Aqui está uma amostra de informações nutricionais para uma porção de 2/3 de xícara de granola com baixo teor de gordura com passas:
Calorias: 213
Gordura: 3 gramas
Colesterol: 1 miligrama
Açúcar: 14 gramas
Fibra: 5 gramas
Proteína: 5 gramas
Carboidratos: 44 gramas
Vitamina A: 0 miligramas
Vitamina C: 0 miligramas
Cálcio: 400 miligramas
Ferro: 1,6 miligramas
Esses ingredientes são cheios de fibras e gorduras boas, tornando a granola um alimento rico em nutrientes. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais comer granola pode beneficiar sua saúde:
Alimentos ricos em fibras, como a aveia e os grãos integrais encontrados na granola, satisfazem e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Estudos dietéticos descobriram que comer uma dieta rica em fibras pode ajudá-lo a perder peso. Mas é importante saber escolher a granola certa, pois algumas contém grande quantidade de açúcar e, ao invés de auxiliar no processo de emagrecimento, só irão atrapalhar.
Frutas secas e nozes também contêm antioxidantes, como a vitamina E, que pode diminuir a inflamação no corpo. Os antioxidantes previnem danos celulares que podem causar doenças graves como o câncer.
Certos alimentos, como sementes de linhaça, frutas e grãos integrais, demonstraram reduzir a hipertensão (pressão alta). Fazer mudanças na dieta e no estilo de vida, como manter uma dieta rica em grãos integrais e vegetais, pode reduzir a quantidade de medicamentos que você precisa tomar.
A aveia contém um composto chamado betaglucano, que demonstrou reduzir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) ou colesterol “ruim”. O colesterol LDL obstrui os vasos sanguíneos e pode levar a doenças cardíacas ou outros problemas de saúde. Outros grãos integrais encontrados em alguns tipos de granola, como quinoa ou teff (grão ancestral altamente nutritivo, de sabor levemente adocicado, repleto de propriedades excelentes e livre de glúten), contêm importantes aminoácidos e proteínas. Os ingredientes presentes na granola, além de desacelerar a absorção da glicose, também diminuem a taxa de absorção das gorduras e, ainda, favorecem a sua eliminação.
Grãos integrais e frutas secas contêm fibras. Comer mais fibras diminui a taxa na qual seu corpo digere açúcar e carboidratos, evitando um aumento nos níveis de açúcar no sangue.
Certos grãos na granola contêm fibras prebióticas, que podem aumentar os níveis de bactérias intestinais saudáveis em comparação com cereais feitos com grãos refinados. As fibras também estimulam o trânsito intestinal e a eliminação dos resíduos tóxicos. Além disso, as frutas desidratadas, flocos de aveia, gergelim, tapioca, flocos de milho e castanha-de-caju, ingredientes comuns em muitos desses mixes, são responsáveis por esse trabalho intestinal. Consuma a granola com algum líquido (iogurte, leite, etc), pois isso ajuda a prevenir e a combater a prisão de ventre.
Por ser criada a partir de alimentos naturais, a granola oferece minerais como ferro, vitaminas, como B1, B2, B3, B6, B7, bem como magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio. Esses nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo. Por isso, o consumo constante do mix promove mais energia e disposição no seu dia. O ferro, por exemplo, atua na produção de hemoglobina, a célula sanguínea que carrega o oxigênio pelo sangue, sendo que esse é um elemento indispensável no processo de transformar os alimentos em energia.
Consumindo-a regularmente, você reduz o risco de desenvolver vários tipos de câncer, como de mama, estômago, pâncreas, intestino e próstata, entre outros. As vitaminas do complexo B, a vitamina E, o manganês e o ômega 3, presentes na granola, ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres. As fibras, por sua vez, ajudam na prevenção do câncer de intestino, pois inibem a multiplicação das bactérias ruins que produzem substâncias tóxicas e potencialmente cancerígenas.
Doenças como hipertensão, diabetes e obesidade estão entre as principais causas de morte no mundo todo e a granola pode ajudar a combater os fatores de risco das doenças do coração e infarto devido à presença de ingredientes ricos em fibras provenientes dos cereais e farelos que compõem a sua receita. Outras substâncias antioxidantes, como o ômega 3 presente nas castanhas, também ajudam nesse processo.
Mais uma vez as fibras se destacam: elas contribuem para a redução do risco do desenvolvimento do diabetes. Elas atuam na redução da velocidade de absorção do açúcar proveniente dos alimentos, o que evita que as taxas de glicose no sangue fiquem muito elevadas depois de uma refeição. Mas se você tem diabetes deve evitar granolas com açúcar, mel ou frutas secas.
Em nosso sistema nervoso existe uma membrana (chamada bainha de mielina) que protege os neurônios e permite a transmissão das mensagens entre eles. A vitamina E e o ômega 3 protegem essa membrana e ajudam a prevenir doenças degenerativas, como alzheimer, parkison e Esclerose Lateral Amiotrófica, e esses nutrientes estão presentes na granola.
A crocância da granola possibilita "enganar" o cérebro para substituir a vontade de comer snacks industrializados, que normalmente são carregados de sódio e lipídios. Sabe aquela vontade de comer um salgadinho? A dica é comer uma porçãozinha de granola, que pode ser combinada com outro alimento crocante.
A granola é um alimento superversátil que permite diversas combinações. Entretanto, deve-se ter cuidado e atenção para não consumi-la com açúcar ou excesso de sódio, pois, dessa forma, invalidará todos os benefícios citados anteriormente. A granola pode ser consumida de diversas formas e quando você quiser, sendo uma excelente opção para café da manhã e lanches. Uma dica é consumir antes dos treinos, pois fornece energia para dar ainda mais disposição durante suas atividades. Aposte também em um café da manhã saudável unindo granola, frutas e iogurte para um equilíbrio perfeito.
A granola contém frutas secas, ricas em açúcar, e nozes com alto teor de gordura, como amêndoas ou nozes. Se comer demais, você pode desenvolver problemas de saúde ou ingerir muitas calorias. Leia o rótulo antes de comprar e verifique o total de calorias, açúcar total e teor de gordura. Procure marcas com mais grãos, aveia, sementes e frutas secas e evite granola com adição de adoçantes ou mel.
Alternativamente, você pode fazer sua própria granola. O controle das porções também é importante para evitar o consumo excessivo de calorias. Pode ser útil medir uma ou duas porções primeiro, para que você não coma demais.
Granola é fácil de preparar. Estas são algumas maneiras: despeje a granola em uma tigela ou recipiente. Adicione leite lácteo, leite de nozes ou água quente para desfrutar quente ou frio. Polvilhe em cima do iogurte. Você também pode fazer sua própria granola, que é uma boa maneira de evitar o excesso de gorduras e açúcares que pode encontrar em marcas compradas em lojas.
Se você fizer sua própria granola, poderá usar vários ingredientes diferentes, como:
-Aveia
-Amêndoas
-Nozes
-Sementes de chia
-Sementes de linhaça
-Baunilha
-Tapioca
-Flocos de coco
-Frutas secas
-Sementes de girassol
No entanto, algumas granolas que você encontra no mercado trazem muito açúcar e gordura, o que acaba comprometendo a qualidade do alimento, além de conservantes e aromatizantes. Para garantir que você consuma um alimento realmente saudável, sempre confira o rótulo do produto e priorize as que são adoçadas de forma mais natural ou opções de granola sem açúcar.
Fontes: WebMD e Thaise Costa - nutricionista da Tia Sônia Alimentos há mais de 15 anos, especializada em Nutrição Esportiva e Saúde Pública com ênfase em Vigilância Sanitária. Participa do desenvolvimento de produtos e cuida do setor da qualidade.
Veja também: