Além de comer mais fibras, veja o que os especialistas recomendam para soltar o intestino
Redação Publicado em 29/12/2021, às 13h00 - Atualizado às 22h02
Você sabia que o cocô pode ser um grande indicador da saúde geral? Um intestino saudável não apenas contribui para o bem-estar do seu corpo, mas também pode contribuir para o seu estado mental. A constipação e outros distúrbios intestinais podem afetar até o humor, por isso é importante ficar de olho na atividade intestinal e alertar o médico se notar algo anormal.
E, embora alguns distúrbios intestinais possam ser mais graves do que outros e requeiram tratamentos médicos extensivos, existem várias atividades que podem ajudar a aliviar o desconforto intestinal e a constipação ocasional.
Amanda Morelli, médica naturopata em Toronto, Ontário, e Elena A. Ivanina, Diretora de Neurogastroenterologia e Motilidade do Hospital Lenox Hill em Nova York, conversaram com a Health para explicar sobre a regularidade intestinal e as melhores atividades para ajudar a fazer cocô.
Segundo Morelli, a evacuação normal depende do indivíduo. A frequência normal pode ser de três vezes ao dia a três vezes por semana. No entanto, é importante destacar que a evacuação regular deve ser fácil e as fezes devem ser macias e bem formadas. Não deve haver esforço ou dor associada à evacuação. Morelli também afirma que a constipação é definida como tendo menos de três evacuações por semana.
Ivanina sugere que a causa primária da constipação está frequentemente associada ao trânsito lento do intestino, síndrome do intestino irritável ou defecação dissinérgica. A defecação dissinérgica é uma condição que afeta os músculos do assoalho pélvico, localizados na parte inferior do abdômen e que permitem que os movimentos intestinais ocorram normalmente. Em alguns casos, os músculos do assoalho pélvico são incapazes de funcionar corretamente, o que pode causar prisão de ventre.
Confira:
Ivanina diz que outras causas de constipação também podem incluir distúrbios endócrinos ou metabólicos, distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson e derrame, distúrbios musculares, efeitos colaterais de medicamentos, dieta ou estilo de vida.
A prática de atividade física regular pode facilitar a eliminação das fezes e promover a regularidade. Morelli sugere focar em exercícios aeróbicos, como caminhar, andar de bicicleta e nadar. Além deles, Morelli recomenda a prática de atividades como yoga, respiração profunda e meditação para ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático.
Quando nossos corpos estão em um estado parassimpático, eles têm a capacidade de relaxar e se concentrar na digestão dos alimentos. Isso pode ajudar a promover movimentos intestinais regulares."
A dieta tem um papel importante em ajudar a promover a regularidade intestinal. Morelli sugere consumir alimentos ricos em fibras, como aveia, sementes de chia, abacate, maçã, kiwi, amêndoa, feijão, linhaça, lentilha, brócolis e ameixa. Lembre-se de que ao comer mais fibras, você precisará beber mais água, caso contrário, corre o risco de ter mais constipação.
De toda forma, também é importante conversar com um médico e fazer os exames de rotina para ter certeza de que está saudável!
Via: Health
Assista também:
Confira 5 benefícios do orégano para a saúde
Confira 5 benefícios do alho para a saúde
Confira 7 benefícios do pêssego para a saúde
Cérebro e exercícios físicos: conheça 8 benefícios